Meu relacionamento

superação de uma traiçãoAo contrário do que se possa imaginar, esse tipo de problema atinge não somente os casamentos mais recentes, como também os que já superaram algumas dezenas de anos.

Os casos de traição são sempre tratados pelos filmes e novelas de maneira romântica, na tentativa de se viver um amor verdadeiro. Os protagonistas, nesses episódios, se envolvem quase sempre num jogo de sedução, no qual as justificativas para a infidelidade são muitas, como a agressividade do parceiro, o desgaste da relação, a falta de atenção do cônjuge, entre outros argumentos. Esse tema, quando tratado nas novelas, além de garantir a essas atrações televisivas muitos ponto de audiência,  poluem, com fantasias, a mente dos telespectadores, os quais, muitas vezes, se revestem das razões apresentadas pela ficção. Entretanto, na vida real, os relacionamentos extraconjugais provocam sequelas muito mais profundas do que vemos nas telas, pois sempre são apresentados de modo glamoroso e fantasioso pela cinematografia.

Um relacionamento progride na cumplicidade e na confiança mútua, ainda assim, crises e diferenças de atitudes e de comportamentos, muitas vezes, geram desavenças, críticas e murmurações entre os casais. Infelizmente, como consequência dessas divergências surge o afastamento gradativo, quando estas não são trabalhadas para a superação. Em pouco tempo, aquilo que o casal tinha como objetivo comum, motivo pelo qual assumiram a vida a dois, será ofuscado, originando o esfriamento e a indiferença entre eles. Com isso, passa-se a sentir a ausência de atenção e de carinho do outro. Essa carência pode despertar outros sentimentos e abrir precedentes ao encantamento, para que um deles venha a viver outras sensações. Isso pode favorecer  um relacionamento extraconjugal, que rompe os laços de confiança para com o cônjuge, firmados anteriormente.

A traição num relacionamento, muitas vezes, é sinal de um fraco entrosamento entre os cônjuges. Ao contrário do que se possa imaginar, esse tipo de problema atinge não somente os casamentos mais recentes, como também os que já superaram algumas dezenas de anos. Os amantes, a cada encontro, não passam de um instrumento de prazer mútuo, assegurados pelo sigilo e pela discrição. Mas o que faz alguém que mantém uma relação duradoura buscar numa outra pessoa uma nova experiência?

frases e reflexoesAlguém que mantém um relacionamento extraconjugal vive na superficialidade de uma relação. A pessoa insatisfeita por algum motivo, dentro da vida conjugal, alimenta fantasias, acreditando no romantismo de uma aventura, ainda que esta seja  passageira. Na tentativa de saciar essa ausência, a pessoa mantém o amante nas órbitas de seu casamento, em vez de resgatar o enamoramento e sanar as crises com o próprio cônjuge.

A pessoa que se sujeita a viver anos a fio como amante de alguém casado alimenta ilusões e acredita que um dia poderá tê-lo (a) consigo. Iludida por promessas ou vantagens, ela vive seus dias à espera de uma atitude de quem diz – como desculpa – já não ter nenhuma vida íntima com a (o) cônjuge e que mantém o casamento por causa dos filhos. Contudo, quem aceita essa condição, mesmo que um dia venha a viver um vínculo maior com a pessoa com a qual se relaciona, poderá viver, no futuro, a mesma sorte da pessoa traída, que hoje vive as dores da infidelidade.

Seja por uma carência de atenção, seja por alimentar uma fantasia de aventura casual com um (a) antigo(a) namorado (a), a pessoa que  envereda por esses caminhos se expõe a ferimentos que não apenas atingem a si própria, como também deixam marcas nas famílias envolvidas. Contudo, a traição conjugal somente surgirá quando as indiferenças e os desajustes se tornarem frequentes na vida a dois, motivos pelos quais muitos casais passam a acreditar que o amor deixou de existir. Diante dessa tormenta, será um momento propício para recobrarem as lembranças do tempo de namoro, as  quais nutriram o sentimento arraigado no amor, a ponto de assumirem um compromisso de vida. Este somente poderá morrer se não for alimentado pelo casal.

Resgatar um relacionamento, abalado por tal situação, exigirá uma retomada de pequenos gestos de ambas as partes. Antes de condenar este ou aquele pelo ato falho ou pagar com a mesma moeda, reconhecer a falta de atenção e as razões que levaram a relação conjugal a entrar em crise pode ser o primeiro passo para iniciar a reestruturação do casamento. (conf. O perigo dos descuidos na vida conjugal )

Somente com a dedicação de ambos, o estreitamento dos laços entre o casal que poderá vencer os transtornos provocados pela traição. Com dedicação, tanto marido quanto mulher poderão, com o mesmo afinco, superar essa situação, a ponto de se tornarem novamente dignos de confiança.

Um abraço!

Dado Moura

Compartilhe com seus amigos!

89 Comentários

  1. Leiliane de Camgo

    Boa tarde,
    Sou casada a sete anos, tenho uma filha de cinco anos e estou em uma fase dificil. Em meados de setembro do ano passado uma moça que nunca vi na vida veio me alertar sobre possiveis traiçoes do meu marido. Fiquei sem chão e a partir dai passei a sofrer e descobrir a sequencia de traições q sofri. Não foi uma, duas , tres foram várias ele levava vida de solteiro nas minhas costas, enquanto eu estava na faculdade. Me sinto envergonhada com tudo isso, pois ele tentava dar investidas até em pessoas conhecidas como vizinhas, amigas e tudo mais. Minha vida está horrível, gosto muito dele e não consigo perdoar…O fato dele não respeitar nem as pessoas que ele sabia que eu conhecia me deixou em uma situação muito constrangedora, sinto vergonha, e me pergunto pq nunca ninguém me disse isso antes, tds sabiam e nunca ninguém me alertou. As feridas de uma traição machucam muito e eu estou muito mal, tento me separar mas ele não sai de casa, me jura amor e diz que tudo é mentira, q tds estão inventando (PS: TODO MUNDO É MENTIROSO, MENOS ELE). Peço somente a Deus para me dar sabedoria, pois não sei mais o que fazer!!!

  2. sou casada a 8 anos e descobri uma traição a uns 11 meses desde então minha vida é só tristeza e sofrimento não sei como seguir a minha vida eu não tenho uma ferida no coração tenho uma ulcera imensa é muito difícil segui meu DEUS como é… o pior de tudo é que todos ao seu redor sabe e vc não pessoas que sempre conversa com vc nunca te fala nada e vc descobre da pior maneira é uma dor que so quem passa sabe hoje minha vida é so tristeza não sei como supera isso tudo anda de mal… nunca fomos um casal perfeito mais nos combinamos bem era bom eu sempre acreditei nas palavras nos carinhos eu acreditava em tudo eu dava minha vida por nosso casamento…porem um dia descubro que ele levo mulheres pra nossa casa meu DEUS como doeu eu me sinti um lixo foi a pior sensação do mundo minha vida virou um vazio hoje eu não confio nele não relato os meus problemas a ele se ele diz que me ama eu nunca mais vo acredita por que quem ama não trai, quem ama não mente, quem ama não feri o outro…. enfim ta horrível a situação quase todas as noites eu choro porque elem disso descobri garotas de programa e que ele pediu ate pra sai com minha irmã e amigas eu to sofrendo tudo que se pode imagina eu não tenho amigas não tenho mãe não tenho ninguém só me restou JESUS CRISTO que é meu melhor amigo nao sei como supera isso se devo larga ou se ainda resta tenta mais uma vez… eu pensava que eu era forte o bastante pra supera isso mais nao acho que to no meu limite acho que nao da mais… :( se caso alguem quiser conversa meu email é ferreira02dias@gmail.com

  3. Gicelle souza

    Sou evangélica desde meus 7 anos aos 15 me apaixonei por um rapaz 6 anos mais velho que eu e ai começamos a namorar na porta de casa estudavamos e só íamos a igreja nos fins de semana e quase 4 anos de namoro antecipamos as nupcias o pastor descobriu e fomos disciplinados e tínhamos que casar organizamos tudo para casar ,mas com este compromisso serio ele passou a não ir mas na minha casa e nem ligava mas para mim e passei a esta sempre só e quando ele vinha para namorar só brigavamos por tudo ,tudo era motivo de brigas ,vivíamos com os jovem da igreja e um rapaz mais novo que eu uns 3 anos passou a me elogiar e um dia ele me deu um selinho na boca e uma colega nossa viu e contou a meu noivo .Lembro-ne que faltava só 5 dias para o nosso casamento no civil e nosso casamento não aconteceu e eu fiquei mal falada no interior e eu o amava muito e por causa da situação,todos me tratava como se eu tivesse uma doença contagiosa e me desprezava ,me sentia triste infeliz sentia raiva do meu ex noivo por não ter me entendido e ainda jogou meu nome na lama,dai me mudei para outra igreja que me recebeu me acolheu de braços aberto ,onde me senti amada e depois de 4meses separados descobri que estava grávida de 5 meses outra vez meu mundo caiu sofri mais ainda quando fui fizer ao pai do BB que eu estava gravida e que era dele e ele negou e disse que so iria dar alguma coisa quando nascesse iria pedi o DNA para saber se ela dele mesmo.Confesso que meu mundo caiu e agora o que fazer , e nuca disse e nem pedia nada e no dia em que completei 8meses de gravidez tive eclâmpsia e entrei em coma por 10 dias tive o BB e depois de Quinze dias ele foi ver o BB ficou maravilhado com o que viu era a cara do pai e registrou e começou a mirar uma moça do mundo e nas uma vez ele fere meu coração e decide-se casar com ela e com um tempo um senhor que tem a idade de ser a idade de ser meu pai me conquista e nos juntamos até hoje j tenho já 11 anos juntos e um ótimo esposo ele mira hoje distante de min por trabalhar em outro país. temos mais dois filhos e vivemos bem .
    Eu percebi que precisava perdoar meu ex e eu sempre pedia para o senhor Jesus curar a ferida do ódio e um dia isto aconteceu e descobri que o amo e ele não tem um bom casamento ele hoje é Pastor nas ele me disse que nunca me esqueceu e que na obra quembera para estar como esposa era eu pois assim como ele trabalho na obra com cadai crianças e jovem sou formada em pedsgogia e na verdade eu o quero muito, transamos umas duas vezes e percebemos que estamos nos amando e eu fiquei com o peso na consciência e não quis mais se encontrar com ele pedi perdão a Deus e hoje tenho paz ,mas meu coração dispara e o dele também quando nos vemo o que fazer ? Sera que um dia poderemos casar se e trabalhas pata Deus .
    A palavra que sempre recebo é restituição sempre. Me ajuda pastor?

  4. Suely kely

    Pior que ser traída é descobrir um dia após seu casamento que seu cônjuge viveu 7 anos lhe traindo e levando uma vida aparentemente normal com vc. ..esse foi meu presente de casamento(não consigo superar). Não encontro saída, vivo amargurada, desiludida e depressiva.

  5. E triste ser traída!

  6. Eu também fui traído depois de 25 anos de casado
    Esse foi meu presente de Bodas de Prata
    Em outubro agora vai fazer um ano que descobri tudo
    Confiava nela plenamente, ela pra mim era tudo…
    As vezes acho que vou superar, mas do nada aparecem esses fantasmas…
    Nao tem como nao ficar imaginando o que ocorreu entre eles, detalhes…
    Pior que o trauma é tão grande que nem consigo me interessar por outra pessoa
    Só sei que nada sei…
    Tudo me leva a crer que o sonho acabou, envelhecer juntos, ir até o fim com ela…
    Ao mesmo tempo, penso..
    Recomeçar com outra pessoa?
    Correr esse mesmo risco de novo?
    Muito complicado..
    Perdi o interesse em fazer as coisas que mais gostava (hobbies)
    Já nem sinto mais o medo da morte…
    Hoje sou totalmente infeliz e amargurado e nada mais me faz sorrir
    Envelheci muito rapido visivelmente, sendo que muitos notaram isso
    Na verdade nao sei se consigo mais viver assim..talvez seja melhor mesmo morrer…
    Acho que e uma coisa quase impossivel de se superar
    So posso desejar forca a todos nessa situacao
    Se alguem quiser conversar sobre o assunto, email-me: thiagooliveirasantos2016@gmail.com

  7. Nossa como e dificil viu
    Lendo aqui os comentarios
    Vejo o quanto e dificil superar uma traicao aida mais quando vc pensa q fez um casamento super perfeito e isso ai vi aqui aprender como lidar com a situacao e dificiu
    Q deus de o dicernimento a cada um ….

  8. Nossa!estou passando por uma tempestade não sei como vai acabar.Descobri q meu marido tem uma amante, estou muito triste e sem força. Éramos um casal perfeito,havia união tudo que íamos era combinado tudo que era dele era meu .Jamais pensei que um dia ia passar por isso.O homem mudou da noite pro dia ,comportamento estranho ,frieza e pouco diálogo. Comecei a perguntar o q estava acontecendo só que ele não fala nd . nos últimos meses está assim cinco dia em cs cinco fora.Achei uma declaração de amor na carteira dele e planos para o futuro com essa mulher . Não tenho mais o q fazer só sofrer a dor da traição.

  9. Estou passando por isso há sete meses.Meu marido arrumou uma amante,nós vivíamos muito bem parecia tudo parecia perfeito, havia diálogo, éramos muito ligado um ao outro . Achei que estava tudo bem. Plena confiança, jamais pensei que ele fosse me traí um dia.Comecei a percebi ele estranho e escondendo o celular ausente sempre dando desculpa para dormir fora, ele ainda não confessou, mas saiu de casa.Estou arrasada, revoltada,humilhada.Tentei conversar mas ele só me despreza encontrei nas coisas dele um bilhete com declaração de amor e planos para viverem juntos estou desesperada só Deus para mudar a minha vida.

  10. Tenho 40 anos e estou tentando superar uma traição cometida pelo meu marido com uma “massagista”. Somos casados há 12 anos e temos um filho de 11.Nosso relacionamento sempre foi bom, com muito amor, diálogo e cumplicidade. Quando fiquei doente e mais ausente na questão sexual, ele teve “curiosidade” em saber como era uma massagem tântrica. Ficou 3 meses com a moça e só parou porque eu fui alertada pela família de que ele andava muito indiferente comigo e resolvi investigar. Dito e feito! Pra eu não desconfiar, saia com ela durante o expediente de trabalho. Peguei recados, emails, conversas no celular falando sobre os encontros. Ele sempre negava quando eu perguntava e precisei colocá-lo contra a parede e dizer ter provas pra que eu pudesse – enfim – ouvir sua confissão. Quis me divorciar, mas ele interpelou e jurou arrependimento. Disse que seria um “novo homem” e que não sabia o quanto me amava até ouvir meu pedido de separação. Voltamos…ele realmente está bem melhor, me trata com um carinho antes visto.Me elogia, fazemos programas românticos (que ele sempre negava com a desculpa de “não gastar”), enfim, aos olhos dos outros parecemos almas gêmeas (confesso que até saber da traição, também pensava assim). A tal massagista transformou a minha vida num inferno. Utilizou meu número para fazer anúncios fakes de que eu seria uma prostituta, usou perfil fake nas redes sociais para promover conversas entre ela e meu fake, ou seja, percebi o quanto ela é doente e estava disposta a fazer qualquer coisa pra que nos divorciássemos. O problema todo é: como seguir em frente sem olhar pra trás? Como confiar? Como lidar com essa frustração sem que eu morra por dentro? Passei a conversar mais com Deus e pedir a intervenção Dele em minha vida. Meu desejo é que essa ferida um dia cicatrize. E que eu possa olhar pro meu marido sem sentir mágoa.

    • Ja passei por isso amiga e estou vivendo as mesmas coisas. Achava tambem que o meu casamento era perfeito. Meu marido esteve se encontrando com outra por muito tempo e quando eu descobri ele queria a separação pra morar com a outra. Conversamos e buscamos ajuda e nessa conversa descobri o quanto eu estava falhando como esposa. Continuamos juntos, ele nao tem encontrado com a outra mas o nosso casamento mudou em muito e a sombra da outra mulher me assombra.

  11. Ola meu marido me traiu muitas vezes so que como eu amava muito ele me fazia de cega .
    Entao ele resolveu me abandonar,e eu fuquei bem sem ele,fui viver a minha vida.
    Ate que um dia ele me procurou ele me falou tantas coisas,que queria voltar ,que a vida dele nao fazia mais sentido sem mim . eu besta voltei,entao engravidei .
    E na minha gravidez descobri que ele tinha se encontrado com a ex dele so que ele me jurou que nao tinha acontecido nada ,entao ainda estamos juntos,so que as vezes eu pego ele olhando para outra mulheres e isso ta fazendo com que eu pegue raiva,nojo dle ,e agora existe uma criança o que eu fazo me ajudem por favor.

    • joao bosco

      Ele quis voltar porque agora ele tem casa, comida, não precisa pagar sua pensão e pode ainda continuar com as escapulidas.

  12. olá, tenho 37 anos e dois filhos, meu primeiro relacionamento foi construído sem amor, ficamos juntos apenas pelo filho e pressão de amavas famílias, me separei ainda grávida como era de se esperar,, hoje nós damos muito bem e não temos nenhum problema com a educação do nosso filho que hoje tem 13 anos,
    O segundo casamento veio de uma amizade que tínhamos há mais ou menos 2 anos, começamos a sair e a coisa ficou mais séria, até que eu engravidei. Quando tinha 5 meses de gravidez descobri que ele estava me traindo com a ex mulher dele, mãe dos outros dois filhos dele, ela me ligou e me contou que eles nunca tinham deixado de ficar juntos, lembrando que quando o conheci ele morava sozinho e sempre perguntei sobre a mulher dele, se eles realmente já eram separados, se eles ainda tinham alguma coisa…como ele sempre negou e toda vez que saiamos como amigos ele nunca estava com ninguém resolvi ceder às investidas dele. Após a descoberta, perdi o chão nunca imaginei que ele pudesse fazer tal atitude comigo, mas ele sempre dizia que ia resolver e logo depois ela me ligava dizendo que tinha se encontrado com ele novamente, ele sempre negava, embora muitas situações que ela contava batia, outras não. Após vários perdões resolvi colocar ele na parede e desistir, foi quando ele resolveu vir atrás novamente e propor uma mudança. Hoje estamos vivendo muito bem, ele não fala direito com a ex, e estamos vivendo como um verdadeiro casal muito carinho, planos, e um bom pai…. Mesmo assim ainda fica uma desconfiança de que tudo pode voltar, embora ele realmente demonstre estar de corpo inteiro na relação. O que esperar dessa relação?

  13. Terça feira agora feriado dos Tiradentes passei o fim do meu dia com o meu” ex namorando ” e estávamos bem naqueles últimos momentos. Ele no entanto estava com dores no peito naquela noite e eu já fui traida/trocada varias vezes (não por ele) eu estava desconfiada dele pois ele tinha algo para me contar,Gente eu tive fé que este relacionamento daria certo! Eu tive fé que ele me puxaria da escuridão assim como Deus ! Esse foi o meu erro pois no dia seguinte ele me procurou (nos desencontramos ) e eu fui finamente falar com ele apos sair do trabalho pra piorar pelo Whats! Então ele me respondeu com grosseria e terminou tudo disse que ele nunca tinha visto uma pessoa tao burra como eu pois desde quando me conheceu estava fudendo a ex namorada,ele acabou com a minha coragem de confiar em mais algum homem,ele usou a desculpa de que sua ex havia falado tudo aquilo,e que depois disso tudo à defendeu dos meus insultos pelas mensagens,ele conheceu a minha familia. Eu a dele. Entrou na minha casa comeu da minha comida,zombou de mim ontem mesmo por mensagens e so apenas isso eu liguei e ele não atendeu eu dou graças a Deus por esse covarde não ter roubado minha honra pois sou nova e nunca fui tão traida como ontem eu confiava nesta pessoa eu quase pensei em me suicidar mas eu amo minha familia e ADVINHA?

    ELE NÃO MERECE
    ELE NAO LIGA PRA MIM E VOCÊ POR QUE ELE ME ENGANOU 6 MESES INTEIROS
    POR QUE ELE FEZ ESSA CACHORADA TODA?
    POR QUE ELE SÓ QUERIA ME COMER E EU NAO DEIXEI! ontem por ter sido tão burra como ele mesmo disse,há 4 meses atrás eu conheci uma pessoa que pra mim era boa! Ela me decepcionou,machucou,uma pequena parte do meu coração e ta um buraco aqui no peito que quando eu respiro minha garganta fecha e fico até sem ar,eu so estou comentando por que desejo a vocês que confiem apenas no criador pai e espirito santo para que essas dores consigam dimiinuir . essa dor que eu sinto de ser enganada e não poder acreditar que um ser humano pode fazer isso comigo eu não desejo pra ninguém de coração.
    PS: SEI QUE DEUS TEM ALGO MELHOR PRA MIM E PRA VOCÊ COLOQUE O EM PRIMEIRO LUGAR AGORA. TENHO FÉ NELE E VPU SUPERAR CUSTE O QUE CUSTAR
    BOA NOITE PESSOAL.

  14. Mara Kimie Kikuti

    Namoro há 4 anos e sempre me mantive limpa, cheirosa e bem arrumada para ele. Nunca me preocupei com traições porque sempre achei que ele não era o tipo de homem que teria coragem de fazer isso comigo pelo fato de ser evangélico e dizer sempre que me amava e que traição não fazia parte da realidade dele. Mas, cerca de 4 meses atrás, ele começou a se distanciar, desligava o celular ou então não atendia e eu comecei a desconfiar, fui atrás e descobri coisas que sequer imaginava. Descobri, primeiro, que ele havia saído com uma ex namorada e que eles tiveram uma filha; mas o pior ainda estava por vir: tempos atrás, enquanto discutíamos no quintal da casa dele, ele me abraçou para tentar me acalmar e, nesta hora, uma mulher apareceu, apontou o dedo para mim e perguntou para ele: “quem é essa vagabunda e por quê vc a estava abraçando?” – Gente, confesso que perdi o chão, fiquei parada olhando aquela mulher gritando, ele gritando também, a mãe dele sem saber o que fazer, o irmão dele me puxando, tentando me levar embora e eu dizendo que não, que queria ficar para ouvir tudo até o final, mas em momento algum eu levantei a voz ou falei alguma coisa para eles, nem mesmo para dizer a ela que eu não era uma vagabunda, e, sim, a namorada dele de 4 anos!! Deixei os dois gritando, não falei uma palavra, virei as costas e fui embora, dava para ouvir os gritos estridentes dela da rua. Nem sei como pude ser tão fria, parecia que eu estava embriagada, dopada, sei lá, mas acho que hoje eu me arrependo de não ter quebrado a cara dos dois: a dele por ter me traído e a dela por ter me chamado de vagabunda sendo que, na verdade, ela estava com ele havia pouco mais de 2 meses, então, quem seria a vagabunda da história? Enfim, ele inventou o inventável para mim, disse que ainda me ama e que ela não representa nada para ele, que são apenas negócios e que assim que eles resolverem tudo, ele vai deixá-la para ficar só comigo. Detalhe: esta não é a mãe da filha dele, é outra mulher!! Estou sofrendo muito, todos dizem que sou uma pessoa do bem, que meu coração é de ouro e que sou uma mulher linda, além de ter muitos pretendentes e que ele, além de feio, ainda é chato e dono da verdade, que usa a religião para apontar defeitos dos outros sem ver os dele. Quero muito terminar tudo, acabar com esse sofrimento, tentar ser feliz com outra pessoa, mas cada vez que ele chega perto eu desisto e volto atrás. Sei que sou melhor do que tudo isso, que mereço uma pessoa que me ame de verdade, mas não sei como terminar tudo porque tenho medo de sofrer mais ainda. Enfim, não sei o que fazer…

    • Moça deixa de ser trouxa, eu sou homem, e este cara aí é um babaca totalmente sem caráter, chuta a bunda dele!

      • Marisa Ferreira

        Amei seu comentário! Estou sofrendo muito também e é isso mesmo que resolvi fazer hoje!

  15. Boa noite!
    Namoro há 12 anos (namoramos desde que eu tinha 14 anos e ele 17), fui a única namorada dele, e ele meu.Eu e ele sempre tivemos brigas terríveis, muito ciúme e imaturidade, ele sempre me cobrou sexo e eu na maioria das vezes nao o atendia. No ano de 1014 nosso relacionamento melhorou muito, nos tornamos mais maduros, passamos a nos dar melhor, nossa vida sexual se tornou mais ativa, ele construiu uma casa para nós, e falava em nos casarmos em 2016 (eu nunca cobrei casamento, pois eu ele fizemos faculdade, e eu continuo estudando ate hj, faço doutorado, entao sempre pensamos em nos estabilizar primeiro), ele se da super bem com minha familia e eu com a dele, e ele sempre me ajudou em tudo apesar de nossas brigas, como nao tenho pai, todos meus problemas tinham a ajuda dele.
    Mas recentemente descobri uma traição que ocorreu há 3 anos atrás (durou cerca de 3 semanas, eles se encontraram umas 3 vezes). A moça quis namorar com ele, mas ele não quis. Fiquei sabendo por acaso com im conhevido dela, e quando eu o perguntei, ele confessou, e falou tudo que perguntei, tudo bateu com o que me contaram. Ele ficou muito mal, fez de tudo p me reconquistar. Acredito que ele tenha se arrependido, e sei que ele me trataria como uma princesa, pois nosso relacionamento já estava bem melhor quando descobri. Mas fico triste porque só tive ele como homem, e ele só havia me tido como mulher até então. Imaginar os dois é muito ruim, apesar de eu saber que também tive culpa nessa traição.Já fui à uma festa dei o troco, beijando alguns rapazes, e vi que apesar de ter sido bom, meu sentimento não mudou, continuo tendo muito amor por ele. Mas tenho medo de ficarmos juntos e eu ficar pensando nisso alem de tudo nossos amigos ficaram sabendo, por mim mesmo, e isso acaba dificultando. O que faço? Me ajude com sua opinião.

  16. Boa tarde.Bem, estive entre o céu e o inferno, triste chorei corrí atrás depois que fui traída pela net e ainda o desgraçado me confessou uma traição na vida real, após tanto sofromento não confio mais, conclusão: vivo num inferno interno pois nunca sei o que ele está pensando ou recebendo no celular, então inferno total, agora ele dorme na sala usamos aliança mas ele não faz nada a mais p/ me reconquostar acho que por comodismo de ficar perto do serviço dele e por causa do filho mais novo que é o xodó…mas já deu, não vou pagar advogado sozinha, a hora que ele chegar vou tentar conversar.

  17. ola gente sou tamara tenho 18 anos estava com um menino de 18 tambem ha 2 anos e 3 meses ele me engravidou minha mae cedeu um comodo da casa pra ele vir morar comigo quatro meses depois eu descobri que ele me traiu pelo meu celular e meu chip entao oq eu fiz isso aconteceu numa quinta feira eu liguei no servico dele falando que eu estava passando mal rapidamente ele chegou e eu falei voce acha certo o que voce esta fazendo comigo ele me respondeu o que e eu falei da uma olhada nas mensagens a reacao dele foi pegar algumas pecas de roupas e ir embora pra mae dele nao me pediu desculpa nem nada e foi embora eu assim estou sofrendo de mais ele esta acabando comigo nao me liga nao manda msg só quer saber do bebê e eu amo muito ele demais ja seneti ja conversei se fosse o caso eu perdoava ele estou me humilhando muito nao estou pensando no meu filho nem comendo eu estou ta dificil minha vida nao guento mais ficar longe dele o que eu faco.

  18. Ola, estou passando por uma crise no meu casamento, estou casada a dois anos e meio e a 03 meses descobri uma traição de um ano, eu sempre zelei pelo nosso casamento, nunca deixei virar roti, sempre fiz coisas difente tipo: sair e comer fora, comprar fantasia e usar, dançaar,fiz todo tipo sexo que um homen sonha, e o inacreditavel é que quando eu mais dediquei ao meu marido eu descobri a traição, a moça é mais jovem só que muito feia gorda…ele ja tava ficando com ela na casa dela, não sei se os pais dela sabe…Ele me pediu perdão jura que me ama de mais chorou muito no dia que me pediu perdão. Ele disse que ela não significa nada para ele e que ele quer que eu esqueça e que sejamos felizes. eu não consigo perdoar não esqueço um dia se quer pois acho que ele escolheu me trair. Sabe eu me cuido muito pratico exercicios tenho um corpo maravilhoso cuido dos meus dentes, dos meus cabelos, estou sempre cheirosa e bem vestida, sabe quando passo na rua os homens e ate mulher viram o pescoço para me olhar, e ai eu não entendo ele diz que que sou perfeita para ele, então porque alem de me trair só parou quando eu descobri…

  19. pelo amor de deus preciso de ajuda descobri varias traiçoes do meu esposo isso vai fazer um ano e eu ainda to muito mal quando olho pre ele , me da vontade de acabar com tudo, ele mudou muito depois que nos separamos por uns dias paresce que estamos nos conhecendo de novo como começo de namoro , mas volta e meia esse rescentimento me pega,nao sou levada por sentimentos sou muito racional, mas quando me lembro que por ele maltratar meu filho que estava envolvido com drogas e chegar a desejar a morte dele viro um demonio.hoje ele parou ate de beber pediu perdao p meu filho e se tornaram amigos. paresce uma nova pessoa .meu filho ate saiu das drogas. mas eu to muito mal to pençando em suicidio coisa que pra mim so gente fraca fazia.hoje sei como é.sou decidida demais mas agora paresce que o cheque mate ta longe de chegar.

    • Alessandra

      Já ouviu a frase “há males que vem para o bem?” Seu esposo parou de beber e, principalmente, seu filho saiu das drogas, e vc pensa em suicídio? Agradeça a Deus pela sua descoberta que estava sendo traída, pois, foi isso que trouxe verdadeiros motivos para ser feliz ao lado de sua família. Vá ser feliz, mulher!

  20. meu nome é isadora casada ah uns quinze anos e fui traida e dessa traiçao surgiu um filho nao temos criança e esta sendo dificil cada vez que ele diz me amar sinto mas raiva dele

  21. Olá descobri tenho 28 anos, sou casada há cinco anos e tenho um filho de tres anos descobri hoje uma traição e meus pés ainda não estão no chão. Meu marido me traia com uma garota de 18 anos que conheceu no trabalho a noite e com quem tive a chance de conversar via internet, e ela ironicamente prguntou do meu filho e disse que o conhecia… estou acabada isso doi muito

  22. Olá, tenho um casamento de 18 anos e três filhos, sendo que o de 16 anos viu a mãe beijando um homem num bar próximo de casa. Depois que a questionei sobre o ocorrido negou veementemente e só assumiu, não só o beijo como uma relação, quando soube que um dos filhos a viu. Uma semana antes antes num momento de discussão falei que cada um devia seguir seu caminho e que ela deveria arranjar outra pessoa. Ela estava magoada pois aluguei uma casa onde passei a residir para fins de trabalho e lá levei apenas os filhos para conhecer mas ela não levei o que gerou desconfiança e vontade de se vingar o que fez como acima descrito. Arrependida, disse que foi um ato impensado gerado pela sensação de estar sendo traída, mas que está disposta a tudo para se redimir. Ainda a amo e penso em superar o acontecido, o que levará tempo obviamente. Uma vez que assumiu a traição e arrependeu-se, penso em propor que ela mude sua postura e que tente me reconquistar, com total lealdade de ambos daqui por diante. Agradeceria muito a quem puder me auxiliar neste tema tão complexo. Att.

    • Monica Haab

      Oi welington, tenho 26 anos estou casada a 7 anos, descobri a pouco tempo que meu marido me traia pela terceira vez, e fiquei super abalada, decidi me separar, eu o amo, mas tenho que ter amor próprio, por muitas vezes ele me aborreceu, fiquei insatisfeita com a relação me sentindo sozinha mesmo estando com ele, mais nunca usei a traição para me vingar dele, então se a sua esposa te traiu é porque ela estava insatisfeita com a relação e não poque ela ficou com raiva de você não ter levado ela para conhecer a casa nova, isso não é disculpa.No entanto sendo a primeira vez, ela merece uma segunda chance, o ser humano é falho, e vocês tem filhos, eles precisam dos dois juntos.
      Perdoe-a, aparem as arestas, sei que vai ser difícil esquecer, e algumas vezes terás recaídas quando pensares no assunto, mas o amor supera tudo, menos 3 traições como aconteceu comigo.

  23. renatinha_mae@hotmail.com

    Boa Noite Pessoal,
    Eu me chamo Renata e tenho 24 anos namoro há 5 anos, e recentemente descobri que meu namorado me traia com a minha amiga que é casada e tem dois filhos… há mais de 3 anos, descobri porque ele sempre fugia do assunto sobre casamento, hoje ele se mostra arrependido e quer muito casar… mas eu me sinto muito mau com a situação… vendo as histórias pude perceber que eu tenho escolhas, sou nova e ainda não sou casada e não tenho filhos, mas posso dizer traição deixa sequelas muito grandes e tira do nosso rosto aquele sorriso de uma vida feliz… Ainda tenho sentimento muito forte, mas não quero viver com a desconfiança e com o fato de ter sido enganada tanto tempo.

  24. diferente dos comentarios , quem traiu primeiro foi eu .me envolvi com um colega de trabalho e me apaixonei. dai entao minha familia desmoronou, meu marido se foi e tudo se transformou em brigas;resssentimentos,ofensas [um verdadeiro inferno]. eu so pensava no divorcio e em recomecar minha vida, ate o dia que cai em si e me dei conta de que por tras de tanto sofrimento, havia 2 criancas[de3e11 anos] que sofriam desesperadamente por causa do erro de quem seriam os unicos responsaveis a dar um lar, uma familia ,respeito e amor. hoje quero correr atras do tempo perdido, porque esse amor que tanto almejamos, so encontramos na familia o resto e ilusao.

  25. Fui casado durante 8 anos e tenho um filho de 5 anos, estava construindo a casa para minha familia, sempre fui um homem super dedicado com minha familia, amoroso, fiel, carinhoso, sempre pronto a ajudar, e um belo dia estava eu e meu filho na obra de nossa casa, quando voltei para onde moravamos, peguei a minha ex esposa na nossa cama com outro, eu e meu filho vimos. Hoje tento na justiça o direito pela guarda do meu menino, e pelo amor incondicional que sentimos um pelo outro, mais td isso causou muito problemas na minha vida sabe, além da humilhação que passei.

  26. Após 30 anos de casada descobri que meu marido me traí com porstituttas hás uns 5 anos. Expulsei-o de casa mas ele não saiu, diz não ter pra onde ir. Sou a provedora da casa, ele está doente e desempregado, passa na minha cara que estou sendo egoista. além de ser traída ainda sou orbigada a cuidar dele/

  27. OI sou Rodrigo,tenho 23 gostaria de receber conselhos ou um puxão de orelhas,já trai outras namoradas mais vi que não era bom.Há um mês comecei narar uma menina e achava que eu não gostava dela,pensei em trair ela,mas foi o contrario ela quem me traiu.
    O namoro terminou mas no dia seguinte voltamos,vi que a amo,não perdou traição,mas dela eu perdoei,tenho medo dela se acostumar e continuar me traindo e eu não ter forças pra terminar.
    Me ajude antes que isso venha acontecer.

  28. Descobri uma traição do meu marido,não foi um caso foi apenas ma noite,nós haviamos brigado muito naquela semana ele saiu um dia e so voltou no dia seguinte,contou uma historia pouco criativa e eu resolvi investigar,descobri que foi a uma festa bebeu muito,encontrou uma pessoa que mostrou-se interessada e tudo aconteceu, eles sairam da festa de manha e ficaram em um motel,eu tinha provas e tudo mais.Mesmo assim ele negou tudo,jurou até o fim. Parecia muito arrependido,ficamos separados aguns dias e depois acabei perdoando,mas digo que foi muito dificil e que às vezes ainda me pego pensando como ele me magoou,é inevitavel,as vezes me controlo muito para não jogar na cara dele tudo que ele fez,ele nunca mais tocou no assunto, eu tenho a certeza de que aquela mulher não representou nada.Mas sinceramente traição doi demais,é dificil de recuperar a confiança e o relacionamento fica na corda bamba,mas o tempo esta passando e as coisas estão se ajeitando… perdoar talvez seja a tarefa mais dificil para os er humano.

  29. Boa tarde! estou sendo traida a mais ou menos 2 anos. meu esposo faz faculdade e la conheceu uma moca e se envolveu com ela. descobri tudo sozinha, foi como montar um quebra-cabeca; a desatencao dele comigo, o horario de chegar em casa, os objetos encontrados dentro do nosso carro, as roupas manchadas de batom, etc…
    quando tive a certeza que tudo estava acontecendo, conversei com ele e mostrei tudo que tinha emails, objetos deixado no carro, fotos no orkut deles juntos, mas ele negu tudo e ai continuou com ela ate eu ir la na casa dos pais dela e decobrir ainda mais coisas, ate coisas intimas nssas a mae dela sabia, mas achava que ele tava separado.
    as coisas foram mudando ,mas ele nao a deixou. nao consegui me separar dele, ele nao quer sair de casa e vivemos assim, eu sem confiar nele.
    peco ajuda e oracao para meu prblema.

    • katiúcia, sua história me comoveu muito porque passei por situação identica por alguns meses mas não suportei e mandei meu marido embora. sofri muito mas resolvi partir para outra e estou bem graças a Deus.É muita humilhação e precisamos dar a volta por cima. Eu tenho 55 anos e encontrei alguém que que devolveu a vontade de viver.

  30. oi obrigada pelas palavras de coforto .carla

  31. OIIIIIIII,sou casada a 11 anos e 11 anos de traição,já me separei umas cinco (5) vezes e agora em outubro de 2011 me divorcie,mais com 15 dias apos o divórcio voltamos a morarmos juntos.A, não temos filhos,eu também não me entendo porque eu ainda ensisto em viver com ele , se ele me trai tanto, o pior de tudo é que eu sei alguns detalhes de todas as trações, é o que está deixando -me mais triste a cada dia que passa, não consigo confiar nele,agora mesmo não sei se ele deixou a amante ou não.Outra situação é que quando eu me separo que voltar e quando eu volto ele me trai novamente e eu penso em separação.Preciso muito de ajuda…

  32. ESTOU MUITO TRISTE E MINHA VIDA TEM SIDO UMA ANGUSTIA, NÃO TENHO ME CONCENTRADO EM NADA DIREITO O QUE E RUIM E PODE ATE ME ATRAPALHAR,MAS TEM SIDO ASSIM UMA ANGUSTIA SEM FIM SO TENHO PAZ MESMO NA HORA EM QUE CONSIGO DORMIR O QUE TAMBÉM NÃO É MUITO FÁCIL,DESCOBRI QUE FIQUEI DURANTE MUITO TEMPO VIVENDO UMA MENTIRA E QUANDO DESCOBRI MEU MUNDO DESMORONOU
    E MUITO MENTIRA ATRÁS DE MENTIRA E ISSO E DIFICL SUPORTAR NUNCA SEI QUANDO ESTA FALANDO A VERDADE NUNCA SEI QUANDO ESTA SENDO SINCERO ELE CONSEGUE CONVENCER AS PESSOAS DE SUA SINCERIDADE MESMO QUANDO ELA NÃO EXISTE ELE SE FAZ DE VITIMA E INOCENTE E ME POE COMO LOBO MAL,COMO SE ELE FOSSE UM SANTO E EU A BRUXA MÁ E ACUSADORA ELE CONSEGUE MANIPULAR AS PESSOAS QUE NÃO FEZ NADA,EU DESCOBRI A TRAIÇÃO E MESMO ASSIM ELE NEGA TUDO EU NÃO TO AGÜENTANDO MAIS ESSE FARDO TA DIFÍCIL DE CARREGAR NÃO SEI ATE QUANDO VOU SUPORTAR EU O AMO SEM ELE NÃO SEI COMO SERIA MINHA VIDA MAS TEM OS DOIS LADOS DA MOEDA COM ELE TAMBÉM SOFRO CALADA MESMO SABENDO QUE ELE MENTIU TANTO PRA MIM,PEÇO TANTO A DEUS QUE ME AJUDE QUE ME TIRE DESSE PESADELO
    ME AJUDE ESTOU ATE PASSANDO COM PSICOLOGA

  33. Oi Dado Moura, estou passando tb por um momento difícil de traição no casamento e gostaria muiiito da sua opinião. Li um texto que vc escreveu e tem tudo a ver com o meu caso. Por favor se puder ter contato comigo eu agradeço.

  34. Vivi ao lado de uma pessoa durante 4 anos ele me traia sempre, nunca me levava para sair,me humilhava sempre que podia.Já durmiu fora de cassa varias vezes chegando até bebado. E eu me mantive fiel ate o ultimo momento.No carnaval ele saiu e chegou em casa no outro dia as 7:00hs, ele falava em separar mais nunca ia.Ai eu mesma coloquei as coisas dele para fora.Com 2 dias ja estava transando com outra. Ele agora engravidou uma menina,terminou e esta com outra que era casada,e ela separou e eles estam ficando. Ele me ligava agora não liga eu não ligo para ele mais sofro tanto,por ele não ter um pingo de respeito e sentimrnto por mim.E sinto medo de ve-lo,com outra,me ajudem. Quero ser feliz e ele nunca me deu um pingo de valor.Quero sair dessa e não ter medo de nada.Porque ele é um ser que não esta nem ai para nada e ninguém.Ele até pegou uma doença chamada Herpes,ja faz um tempo e decidiu operar agora,graças a Deus eu não peguei.Porque ele é assim. Me ajudem

  35. estou passando por uma situação muito dificil pois fui traida varias vezes
    e sempre perdoei na verdade continui com ele por que as traiçoes nunca saiu da minha cabeça. tentei por varias vezes e tudo passou do limite estou gravida do 2 filho com ele e to sofrendo muito pois descubrir mais uma traiçao quero sair fora ele viver atras diz que me ama oque eu faço me ajuda por favor quero cair fora desse relacionamento ele diz que nao traiu mai traiu sim to sofrendo me AJUDA

  36. estou passando por um momento muito dificil de minha vida.Tenho um relacionamento de quase 5 anos,uma filha (linda)de quase 4 anos,e me casei a 1 mês,me casei suspeitando que ocorreu uma traição,mas não quis ir a fundo e me casei,depois comecei a receber avisos pela internet dai comecei a montar um quebra cabeça até chegar em um ponto que ela teve que confessar,mas o que mas me decepciona,que mesmo a perdoando ela ainda está indiferente esta nervosa brigou com sua familia e deixa a desejar como mãe,meu maior sonho é criar minha filha e reconstituir minha familia,mas tudo só está sendo maior da minha parte,ela diz que me ama e que quer ficar comigo mas alguma coisa me soa falso tenho 27 anos sou um rapaz novo tenho minha própria casa,meu sitio tenho carro próprio e não devo nada do que tenho,temos um futuro promissor,ela tem 20 anos,não podemos colocar a culpa na idade,confesso que antecedendo de estourar a nossa primeira crise eu não era o marido ideal,mas nunca lhe faltou nada,ai que me deixa chateado.analisando minha situação à esperança mesmo eu querendo lutar até o fim de meus dias queria algumas dicas.
    abraço

    • Enviei pelo seu email alguns comentário. Espero que seja util

    • Ola Marcos,
      Acho que não é a idade fator para trair.
      Tenho 44 anos minha agora ex tem 38.
      De meu ultimo comentario aqui que foi no dia 31/12/2010 até hoje tentei refazer meu casamento.
      Mas infelismente descobri mais traições e cheguei a conclusão que nem todo o ser humano não é monogamico.
      Apesar das mulheres se queixarem dos Homens como ter natureza animal de trair,isto é um argumento ridiculo,pois nunca trai.
      Existem Homems e mulheres que não traem e Homens e Mulheres que traem.
      O problema e saber quem e quem.Mesmo tendo casado ja bem maduro não percebi ,pois sempre a fidelidade era por ela cobrada isto me fez crer que ela tambem era fiel.Eu acho que achar a pessoa certa para tem muito haver com o nosso estado de espirito no momento em que conhecemos alguem.
      Se estamos bem acho que é provavel começar algo mais tranquilo quando não estamos bem acho que não vamos começar algo tranquilo.
      Espero que consiga manter um dialogo e que tenham certeza que não podem usar filho como argumento de manter uma relação.A relação é de homem e mulher e não de Pai e Mãe.
      Se colocar a filha como argumento acho que não teram tranquilidade em refazer o amor.
      Tenham tranquilidade e se aconteceu perdoa,mas de a ela espaço não cobre que isto seja espontaneo de ambas as partes e lembre-se a felicidade não esta na outra pessoa ,esta em você.
      Espero que seja feliz !

  37. Estou passando por isto um momento que é de tanta dor,que não sei se superarei.
    A dois anos minha esposa me traia.A um ano eu descobri evidência por acaso,eu ja notava mudanças em seu comportamento.Ao descobrir tais evidencias ela negou,mas ela confessou que não tinha consumado a traição.Mas foi uma traição.No dia 26/12/2010 ou seja no domingo passado,descobri uma carta de proprio punho e outras impressas ,dela se lamentando com seu amante pelo fim da relação.
    Isto para mim é tão forte que pensei desde suicidio a fazer coisas que nunca pensei.
    Fui no mesmo dia a Paroquia NS de Fátima em Olaria Rio de Janeiro RJ e graças a Deus o Padre João me deu palavras que consigo me sustentar.
    Acabei de chegar de nossa casa,estou neste momento em que escrevo na casa de minha mãe que tem Alzaimer e com minha irmã.Estive com ela e descobri não so esta traição como outras pela internet.
    Atraves de MSN e sites de relacionamento ela após o termino com o amante se refugiou em contatos de forma virtual com bate papo.
    Pergunto a mim como este abandono danificou minha propria cresnça e minha dignidade .Ela como foi dito nesta materia, alegou desgaste na relação e reclamou que não era mais cuidada e amada.
    Amanhã voltarei a Igreja e pesso a NSa que me sustente em seus braços eu perdou minha esposa,mas sei que com este afastamento que estamos dando um a outro é so o tempo para sair o Divorcio.Pois neste momento a dor e muita para agir e pensar.Falamos em talvez reconstruir a relação ,mas não vejo mais nela esta vontade e vejo hoje que mesmo nos momentos de suprema felicidade nunca estivemos em nosso casamento a presença de Deus.
    Pois sem Deus no casamento não tem como ele se sustentar.
    TInhamos vida intima normal,vida social,mas não tinhamos Deus em nosso casamento.
    O Amante de minha esposa por Dois anos é casado e minha esposa na carta lamentava ter sido “trocada” por outra amante….Isto é a queda maior de um ser humano.
    Tenho Fé em Deus em ser feliz e desta vez de forma VERDADEIRA.

    • Gostaria de saber se existe grupos que possam me orientar neste meu sofrimento aqui no Rio.Tenho 44 anos ,abri mão de ter filhos pois ela sempre não colocava que não podia no momento…
      E o que aconteceu é que hoje me sinto perdido e não tenho uma decada de minha vida.Aceito comentarios e ajuda.

      • Ola vitor estou enviando algumas sugestões que podem ser o começo de uma retomada para a situação mencionada.

        Abracos

      • Olá! Encontrei agora esse blog e li seu depoimento, já se passou quase um ano. Gostaria de saber como você está. Eu estou passando por isso agora. Tentei “perdoar”, mas pra mim parece impossível. Dói muito, tenho até dor física, minha cabeça não para de doer, pensar, reviver, imaginar… enfim…

    • Pelo que entendi, ela manteve um contato pelo Chat, mas antes que as coisas se tornem mais cronica, melhor seria anteciparmos em atitudes preventivas.
      Assim, a melhor maneira de retomar um relacionamento seria de você conversar novamente com sua esposa (somente o casal e preferencialmente em casa longe de pai e parentes). Procure identificar o momento em que ela começou a perceber o esfriamento e porque ela não se manifestou, para que juntos pudessem trabalhar no resgate do casamento entre outras coisas que você como esposo conhece melhor.
      Esse deslize da sua esposa pode ser resultado da própria falta de coragem dela em reivindicar mudanças naquilo que ele achava necessário ou talvez da falta de atenção para coisas que para ela se faziam necessárias na relação entre vocês.
      abraços

      • Muito Obrigado pela Ajuda!
        Comprei agora seu livro , obrigado e que Deus te mantenha neste trabalho Fantastico.
        Um Feliz Ano Novo .

    • Vitor, entrei neste site por acaso, pois uma amiga me deu o endereço e infelizmente ela se enganou.
      Então lí algumas histórias e a sua me chamou a atenção. Não sou nenhum especialistas no assunto e
      portanto só vou tecer a minha opinião. Qualquer sociedade, deve-se ter o respeito, a consideração e
      a sinceridade e a fidelidade. Ora, ninguém a obrigou casar, nem tampouco, acredito que Vc a tenha tratado bem. A partir daí, traição meu caro, não é um erro e uma opção. Errar, quando a pessoa erra na maneira de ver as coisas. Agora trair, faltar com a honra e o respeito, isto não é só um erro. Isto é uma
      opção. Pelo que Vc escreveu, ela mesma escreveu o arrependimento por estar deixando o relacionamento paralelo, com um desclassificado, pois ele há tinha uma outra. Então ela não tem nenhuma consideração por Vc, nem o respeita. Está ficando por pura conveniência dela. O melhor é Vc acionar o divórcio e deixá-la ir. Não cais essa de religião de que tudo tem jeito. Pelo comportamento dela é pura falta de caráter. É muito dolorido o que está passando. Mas não foi Vc que é o falso é ela. Viva sozinho e evite tudo que venha dela que com o tempo isto tudo vai amenizar.

  38. Hum ja passei por isso por duas vezes no mesmo casamento, nao e facil, sei la …estamos juntos, mas tem dias que fico lembrando do que ele me fez, da vontade de ir sair dessa, mas ao mesmo tempo acho que so to com ele por que gosto dele, pq duas traicoes e ainda to com ele, ja me perguntei senao e por que sou carente, tenho medo de ficar sozinha , fico pensando que to feia e agora ele tem mas que fica preso a mim ja que me usou, e tanta coisa que me passa na cabeca, queria ser ajudada a ver o que espero da vida sabe, e tao confuso td isso, juro me sinto perdida, acho que nao amaria novamente, juro nao sei que pensar mas isso ja tem 26 anos, e ate hj tamos juntos mesmo com td isso que ja aconteceu, acho que no fundo sou dependente dele, bem aceito comentarios sobre isso se der ok bjs e obrigada, afinal isso e um desabafo.

    • Oi Jaqueline, estou enviando algumas sugestões por meio do seu e-mail. Espero que possam lhe ser uteis

      Abraços

      Dado Moura

      • Obrigada adorei suas palavras espero pode sempre manter contato, vc ja me ajudou muito valeu abracos…

      • Tenho sete anos de casados, vivemos várias crises no nosso casamento, descobri a sete meses que tem uma amante….Todos os dias tem chegado às 05:30 e me disse estar apaixionado.Preciso de ajuda pois quero reconstruir nosso casamento temos um filho de sete anos.

  39. Aos dez anos de casamento fui traída e só´descobri agora um ano e meio depois.

    Gritei esperneei, chorei, ele me confessou outras traições e me pediu perdão. A dor

    da traição é quase insuportável, larguei a faculdade, passei a revistar os bolsos,

    celular etc, um tormento. Fui a um terapeuta que prescreveu-me um calmante

    natural. Hoje,passados 35 dias, sinto-me um pouco melhor, não passo mais o dia

    inteiro pensando nesta traição, visto-me melhor, digo para mim que sou bonita, que

    sou mais eu. estou analisando os prós eo contras em permanecer com ele para ver o

    que é melhor para mim, não quero e não devo tomar decisões preciptadas,a única

    certeza que tenho é que com ele ou sem ele eu preciso perdoar, é o primeiro passo

    para eu conseguir viver. O ódio só nos faz mal. Próxima semana começo a fazer

    natação que é algo que desde a adolescencia eu sonhava em fazer. Felizmente ou

    infelizmente ainda gosto do meu marido e tenho a esperança de ser curada desta

    mágoa.

  40. nossa … ja tai muito um namorado e com ele aprendi a ser fiel. tive recentemente um outro namorado que fui extremamente fiel e digo com toda certeza que valeu a pena. fui ironicamente muito chifrado por este ultimo mas tenho a consciencia que fiz o que era certo. a inconstancia emocional dele e meu excesso de trabalho levaram ao fim de nosso namoro mas com certeza amarei de novo pois vale muito a pena. me sinto vivo qdo estou apaixonado ou vivendo um relacionamento

  41. Eu sou um marido que “aprotou” e agora vivo um remorso imenso que doe demais, ja contei a verdade abri o jogo mas parece que não fez muito efeito, estamos tentando recomeçar e dificil, acho que vamos nos separar.

  42. Dado, neste mundo que estamos vivendo, há tantos casos de traição, que parece que faz parte da vida a dois. Acho que estas novelas que só mostram o lado errado da vida, está contribuindo e muito para a vida real. E são também pais traindo filhos e vice versa. Está difícil! Parabéns pelo artigo. Deus abençõe voce e sua familia. Abraços.

  43. Infelizmente tb estou passando por isso, é por midia mesmo, fazendo axar que tudo é normal e facil.Sou casada há 05 anos e tenho depressão , e sindrome do panico agravada depois de uma briga entre mim e minha sogra por causa da filha dela.Na época estava grávida de 05 meses do meu segundo filho, fui expulsa de casa pelo meu marido e pela minha sogra.Ele foi me buscar depois de 20 dias, voltei com a esperança de tudo mudar, mas a depressão é mto dificil de se curar.Tentei me matar duas vezes e depois de 02 anos em tratamento psiquiatrico meu filho com 1 ano, estou lutando pra superar uma traição.Pior pela internet, eu o flagrei pela web cam….triste triste cena….faz 04 meses isso, estou desolada ,mas graças á Deus minha sogra me perdoou e está me apoiando. Tentei começar o ano renovando meu casamento na espiritualidade, com orações , jejuns e santa missa, mas ele não coopera estou desesperada á beira do divorcio…. Meu Deus não permita eu confio.

  44. Para Poliana de Sra. X

    Oi amiga, ja vivi isso. meu marido tambem dizia que me amava e eu me sentia amada, ate que um dia uma moca deu em cima dele e ele acabou cedendo. Viveu alguns encontros achando que ela era a mulher maravilha, mas os encontros eram so pra ter sexo. Toda amante sabe que ela so é importante na cama. Entao, se voce acha que apesar dessa mancada dele, voces podem recomecar e se ele tambem esta disposto a isso, faça porque ninguem esta salvo dessas quedas. Assuma novas atitudes, como fizemos aki em casa a comecar da retomada dos nossos namoros, na maneira de conversar, o respeito. Assumimos uma nova vida com novos habitos e atitudes.
    Mas tudo isso foi pra nos possivel quando percebemos a necessidade de tambem investir na nossa vida espiritual. para Deus tudo é possivel quando a gente tambem ajuda. Bjao. fica com Deus

  45. eu estou passando por isso tudo doi muito estou sofrendo tenho um filho de 3 anos que mora comigo e ele dizia que me amava isso tem 9 anos que ele dizia que me amava mas tinha 5 anos que estavamos juntos…?

  46. Ao ler esse tema, me vi numa situaçao onde ja tentei por todas as formas superar as traiçoes que passei . Mas é muito dificil apagar tal acontecimentos .Pois estes deixam marcas e cicatrizes que o tema nao apaga. Vivo em busca da felicidade,e quando eu a encontro ,ela ja tem dono e endereço fixo,ai volto para meu mundo de magoas,tentando de uma forma ou de outra sobriver,enfim ate quando aguentarei.Nao quero muito,so quero amor,carinho e valor pelo o que sou nesta vida passageira,cheio de ambiçoes e jogos de interesses,onde quando nao encontra mais suas necessidades ,entao somos descartadas e trocadas por outras.

  47. Pelas minhas memórias a traição foi uma coisa muito forte para mim. Passei anos com a pessoa que achava que amava sem saber que nunca fui amada e que era traída. Eu vivia pensando no futuro em como cuidar da familia e da amada pessoa.
    So que sempre sentia no fundo dos sentimentos que algo não estava boa.
    Me sentia triste. Sentia falta de carinho.
    Não tinha atenção. Não sentia felicidade nas conversar.
    Aos poucos comecei a ficar mal. Chorava todas as noites sem saber por que chorava.
    Um dia minha mãe me pegou para conversar para entender por que eu estava tão ruim.
    Foi nesse momento que a pessoa chegou.
    Pedimos satisfação pra saber porque ele não falava mais comigo.
    Se ainda tinha interece em continuar com a relação.
    Então a resposta que tive:
    “Não. Não sinto nada por você. Na verdade nunca senti nada. Só estive todos esse tempo pra passar o tempo”
    A resposta foi chocante. Ele foi embora.
    Depois desse dia, aí relamente não quis mais falar comigo. Era grosso e frio.
    Os amigos foram os mais traiçoeiros.
    A maioria dizia:
    “Olha eu sou mais amigo dele, por isso naõ quero desapontar ele. Então não quero ter conversa com você”
    outros desligavam o telefone na cara…

    De um lado me sentia aliviada. Porém por outro lado fiquei com depressão… Emagreci 10kg.
    e passei anos e ainda continuo em tratamento com a psicologa.

    Realmente uma relação acaba se quebrando pela falta de comunicação.
    Porém nos momentos mais tristes, acredito que o mais importante é ter apoio de alguém como familia e amigos. As vezes até mesmo colega dfe trabalho ou o vizinho.
    Hoje em dia tem a internet também.

  48. Bom dia!
    Dado Moura!
    É muito bom ler oque as pessoas escreve sobre este assunto terrivel de traição,para cada pessoa a reação é diferente,Eu falo isso porque comigo a vontade é de matar os dois porque eu fui traido por 5 anos direto, ela estava junto comigo e com ele, mentia para mim que ia trabalhar e ia para casa de dele.
    A anos atraz eu trai ela uma vez, mas ela descobriu e depois de +- tres mes ela começou a me trair com esse cara e ficou 5anos com ele.
    quando eu trai ela nos tinhamos 15 anos de casado, ela me contou tudo no dia 04/01/2010 que começou a me trair 3 meses depois que Eu trai ela.
    Hoje ela fica me pedindo perdão falando que me ama, fala que metraiu por causa que estava com raiva de mim.
    Eu não sei o que fazer, a minha vontade é de matar os dois, mas com tudo isso eu não a coloque para fora de casa, mas contei para os meus filhos o que nos fizemos de errado.
    Quando ue errei, eu mudei minha vida compretamente pedi perdão pra ela me entreguei para cristo (converti) com 1ano de convertido fui levantado como obreiro na igreja mas não bastou isto tudo para ela, Ela teve que me trai sera que ela não percebeu que me arrependi do que fiz, hoje não sei oque fazer sei que cristo vai me dar força para superar tudo isso, mas a luta com o principe dessa terra esta muito grande.

  49. as desculpas para a traição são tão vairadas quanto falsas. traição é falta de respeito com alguem que voce fez um compromisso. e fere, machuca. se vc traiu, pense em como reverter a dor que causou. se vc foi traido(a) trasnforme sua dor em atitude. perdoar, mudar, melhorar fisicamente e de comportamento. e se não for possível evitar a separação, não carregue rancor. nos primeiros periodos, a dor será grande, mas cabe a nós confiar em Deus. Buscai em primeiro lugar o reino de Deus e todas as outras coisas lhe serão acressentadas. confiei nessa palavra e Deus me deu as respostas e caminhos a seguir. mas uma coisa de cada vez, um dia apos o outro.

    paz para todos !

  50. edileusa salvino

    Oi Dado acho que este texto da traição foi enviado para mim a 5 anos passei por uma traição muito díficil só o amor de Deus resgatou o meu casamento e cada dia que passa agradeço a Deus por tudo isso esta traição fez com que eu procurase aproximarse mais de Deus e hoje eu tento mudar o meu comportamento sou uma pessoa muito ciumenta o com isso eu perdo muito acredito que teus textos tem mim ajudado muito .Que Deus possa te iluminar e te guiar neste caminho de evangelizaçao.Um abraço Edileusa.

  51. como sempre só temos a refletir e aprender,adorei a ´´inveja que corroi os coracões´´,a inveja é um veneno que alimenta-se e uma imagem negativa ,de falta de amor próprio de quem sente;naõ existe ´´inveja boa´´ e sim admiraçaõ,a inveja naõ é desejar o que é do outro e sim naõ querer que o outro tenha algo,precisamos nos valorizar e ter conciencia da nossa própria capacidade. um abraço e parabéns Dado moura!

  52. Olá, Dado Moura, seu texto surgiu no momento certo em que eu e meu companheiro estamos passando por uma crise que estamos quase nos separando. Só posso te dizer que tudo o que foi colocado fez com que amplia-se mais ainda meus conhecimentos e saber que realmente por mais que nos doa temos tomar decisões sim dolorosas em nossas vidas. Mas não desejo pensar que foram cinco anos perdidos pois não me arrependo de nada que vivemos juntos.
    Obg e um grande abraço.
    Isolda.

  53. Gustavo-RJ

    Oi Dado e Renata, mto inspirados seus comentários sbr a abordagem q o tema tem nas novelas, e tbm sbr as “fantasias de um romantismo de aventura”. No podcast, a Renata comenta com muita propriedade a mania de se buscar quem é culpado e a justificativa do “direito a ser feliz” etc… (ouvi mto isso qdo passei pela experiencia da traição). Como se diz na minha terra: me engana q eu gosto!!!! (rsrsrsrs). Notei q a maioria dos comentários são de mulheres, o q sugere q nós homens estamos em desvantagem nessa ilusão de q, na traição, o tempo cobra seu preço. Ou alguém tem dúvida d q o “Principe deste mundo” ñ faz nada de graça p os filhos de Deus. Penso q as teorias (todas válidas) para orientar as vítimas dessa experiencia dilacerante, só começam a fazer sentido ao coração atingido qdo se vai amadurecendo espiritualmente. Isso implica, primeiramente, na aceitação de que o fato, uma vez acontecido, é uma realidade. Tipo: “não adianta chorar o leite derramado” sabe?. Ao menos, quando se descobre a traição, deixamos de ser “os iludidos” e podemos, com Deus, nos tornar protagonistas da solução. Com Deus podemos MAIS!! O tratamento receitado p o meu caso passou pela consagração das lágrimas a Jesus e a Nss Senhora (as maiores autoridades em sofrimento q se tem noticia), além de uma BOA confissão, eucaristia diaria e oração de cura e libertação para alcançar a graça de conceder o perdão. É duro, leva tempo, ms é possível. Perseverando, Deus renova tds as coisas como profetizado em Ap 21, 1-7 (leiam). Deus abçoe a tds como em Nm 6, 24-27 (leiam),
    AMEM

  54. Dado, que texto lindo e verdadeiro. E como dói uma traição!Mas, hoje em dia, estou observando que muitos homens estão achando o “trair” muito moderno, parece que está na moda, principalmente quando se é mostrado em novelas. Que Deusabençõe sua vida neste ano.Parabéns pelo artigo. Um abraço.

  55. GELCIRLEI PEIXOTO

    EI DADO, PAZ E BEM! UM 2010 ABENÇOADO PRA VC E FAMÍLIA E TODA A FAMÍLIA CANÇÃO NOVA! EU SOU UMA PESSOA MUITO ORGANIZADA E ACREDITO NA ORGANIZAÇÃO EM TUDO E TODAS AS COISAS. UMA PESSOA “BEM ORGANIZADA” EMOCIONALMENTE JAMAIS TRAI, PQ ELA NÃO ADMITE TRAIR-SE, ELA TEM METAS E FOCO, SABE O QUE QUER E NÃO FAZ COM OS OUTROS O QUE NÃO QUER QUE FAÇAM COM ELA. ISSO NÃO QUER DIZER QUE NÃO ACONTEÇAM DÚVIDAS, INCERTEZAS, INSATISFAÇÕES NO CASAMENTO. MAS QUEM DISSE QUE É FÁCIL? QUEM TEM DEUS COMO O CENTRO DE SUA VIDA, SABE LUTAR, PERSISTIR E VENCER COMO VERDADEIRO, AMADO E ÚNICO FILHO DAQUELE QUE É. DEUS É VERDADE E ACREDITO QUE NINGUÉM POSSA SER FELIZ NAS TREVAS DA MENTIRA. A FELICIDADE É CLARA COMO LUZ E SE APARECE ALGUMA SOMBRA(MENTIRAS, TRAIÇÕES) NOSSO CORAÇÃO SENTE, NOSSA ALMA SE ENTRISTECE E SABEMOS QDO ESTAMOS AGINDO CONTRA A VONTADE DE DEUS QUE É A VERDADE. NÃO ACREDITO EM GENTE QUE DIZ: “NÃO DOU CONTA”, “NÃO CONSIGO RESISTIR”, “É MAIS FORTE QUE EU”. SÃO DESCULPAS PRA JUSTIFICAR O DESEQUILÍBRIO E AMENIZAR A PRÓPRIA CULPA. SEJAMOS MAIS FIÉIS E ATENTOS A NOSSA CONSCIÊNCIA, POIS ELA É, DE VERDADE, A ÚNICA QUE PODE NOS APONTAR O CAMINHO RETO E QUE NOS TRAZ A VERDADEIRA FELICIDADE. SAÚDE E PAZ!! ABRAÇO

  56. oi Dado moura tambem ja fui traida, mais com a ajuda de DEUS ,estamos bem. Mais foi com muita dor oraçao e lagrimas e suplica a Deus que hoje somos fiel a Deus e a nos e nossa familia.

  57. Renata de Souza

    Boa Tarde!
    Dado!

    Entrei na internet em busca de respostas e forças para passar por esse momento dificil de minha vida.
    Realmente estou muito perdida, não consigio entender o porque ele fez isso. Já tentei perdoar algumas vezes e voltar a vida como era antes, mas ele não mudou, continua me traindo!
    Mandei ele embora, mas não sei como vou superar, uma vez que não trabalho e terei que sustentar minha casa e meu filho.
    Meu filho!!! Sinto que ele está sofrendo de nos ver brigando, mas é um anjo que entrou na minha vida e sei que sou capaz de superar momentos dificeis graças a ele.
    Vou buscar forças com Deus, o qual estou afastada.
    Obrigado.

    • Renata de Souza. Vc tem direito a exigir dele uma pensão para Vc e seu filho. Isto é Lei.
      Procure sim um emprego, mas a pensão ele tem de pagar. Pois a falha e motivo do rompimento
      do casamento foi dele.
      Ele vai ter o direito de estar com o seu filho. Acerte isso também.
      Felicidades.

  58. Oi, dado.

    Se eu fosse escrever aqui tudo o que causa, o que provoca, o que acontece, o que sentimos, ou não, o que devemos fazer ou não quando somos traídas, teria que escrever um livro.
    Por experiência própria, como vc já sabe, fui traída algumas vezes por meu “hoje” ex e posso afirmar, não foi por falta de amor que nos separamos, pelo contrário. Sei que nos amamos e por isso várias vezes nos perdoamos.
    Ficamos separados mais de 6 anos e reatamos; na doença que tive em 2007 (câncer de intestino) ele voltou para casa, cuidou de mim, do meu corpo, dos nossos filhos e graças a Deus e aos cuidados dele eu estou completamente curada.

    Ele teve outra família no período em que estivemos separados, tem 2 filhos com outra mulher. Mas, o que não nos deixa ficar juntos, é a incapacidade que ele tem de se aproximar de Jesus ou de deixar Jesus se aproximar dele.

    Toda traição é fruto de um descontrole físico e emocional de pessoas que não tem domínio sobre seu corpo (caso dos homens) e nem sobre suas emoções (caso das mulheres) e vc bem sabe, domínio próprio é um dos frutos do Espírito Santo.

    Em Gálatas 5,22-23, São Paulo descreve 9 frutos do Espírito Santo, e afirma ser possível experimentá-los apenas por obra do Espírito Santo. São eles:
    Amor, alegria, paz, longanimidade (que é ser longânimo, mais que paciente), benignidade, bondade, fidelidade, amabilidade e auto-domínio.

    http://wiki.cancaonova.com/index.php/Frutos_do_Esp%C3%ADrito

    Perceba que todos são requisitos básicos necessários para a vida a dois.

    No Dicionário Bíblico Universal (Vozes), pág. 306, na definição do termo “fornicação” (todas as uniões ilícitas) está escrito o seguinte:
    “a pornéia (relação sexual ilicita) se opõe à unidade conjugal. Justificaria ela a ruptura dessa unidade? A tradição católica acha que não pode entendê-la assim.”

    Portanto, pensemos, o que é maior? A traição ou o Sacramento?

  59. Andréa Lilian

    Parabéns!!!

    Como precisamos aprender dia após dia sobre a vida conjugal. Atualmente as pessoas não valorizam mais a fidelidade, tudo é desculpa para trair. Infelizmente não se vê mais o outro como uma pessoa munida de sentimentos, mas como um objeto que pode ser descartado quando não tiver mais utilidade.
    Deus te abençõe Dado. Que Ele continue a te inspirar a nos formar sempre como verdadeiros cristãos.

  60. Alvino paulo

    Apenas digo a melhor e a maior forma de supear a traição é através do perdão, não tem outro caminho e isto os meio de comunicação não mostram, mas vc pode mostrar que é filho(a)de Deus que é diferente não o melhor(a) pois se Cristo perdou seus traidores quem somos para reter o perdão aqueles que nos trairam. traição são marcas doloridas mas o perdão é a agua que cicatriza a ferida.
    Um Abraço, feliz Natal e um Abençoado Ano novo

  61. ANA CLAUDIA

    Dado mais uma vez parabéns, que Deus possa estar do teu lado, esposa e filhos.
    Acredito que mesmo quando há traição se o amor existir tudo é superável,porém a amor é uma plantinha que depois de semeada, se não ouver cultivo e cuidado ele morre, como a raiz de uma planta.Cada planta tem uma maneira de ser regada e cuidada, assim também somos nós, cada um tem um jeitinho e cabe aos casais aprender a se comunicar(dialogar) para que assim consigam se conhecer e fazer um ao outro feliz.

  62. Boa tarde, Dado!

    Tudo bem? Sou produtora de reportagem de Viver a Vida e estamos em busca de histórias de superação que possam dar origem aos depoimentos que vão ao ar no fim de cada capítulo.

    Será que você teria ‘alguéns’ que deram a volta por cima e frequentam aqui o seu blog querendo participar?

    Meus contatos:
    Caroline Gonçalves
    (21)2444-4608
    (21) 2444-5715
    (21) 9136-9249

    caroledsg@gmail.com
    caroline.goncalves_let@tvglobo.com.br

    OBRIGADA! =)

  63. Dado, parabéns pelo artigo ficou ótimo, estou passando por esta situação, recentimento depois de 2 anos de separação, exatamente por causa de traição, agora eu e meu marido resolvemos tentar de novo, e suas palavras estao sendo importante para nós neste momento. Que deus te ebençoe.

  64. Parabens!!!
    Gostei do texto, hoje em dia as pessoas acham que traição é coisa normal e ainda conseguem brincar com esse assunto, mas é um assunto muito sério e precisamos ficar atentos.
    Precisamos levantar essa bandeira sempre!

    Que Deus te abençõe e que o Espirito Santo te inspire cada vez mais a escrever textos bons assim.

    Olivia

  65. Ana Renata

    Parabéns Dado pelo texto, é excelente e fico feliz em poder ter participado com você da gravação do comentário!
    Parabéns!

  66. ANGELA GRAÇAS

    OBRIGADA PELA MESAGEM,O CONTEÚDO DA MENSAGEM É VERDADEIRO.QUE DEUS TE ABENÇOE E CONTINUE LHE CAPACITANDO A ESCREVER ESSAS MESAGENS EDIFICANTE.

  67. Dado, como sempre seus artigos são muito bonitos e verdadeiros . Obrigado pelos textos recebidos durante este ano e que em 2010 tenhamos outros mais lindos ainda. Um abençoado Natal para voce e sua familia.

  68. edileusa salvino

    acho a mensagem belissima foi uma forma de ascender mais a força do meu matirmonio sou casada a 16 anos e passei momentos muito dificil com a traiçaõ mais deus me superou peço a deus por a canção nova em poder ter o canal de evangelização tão bom.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *