Casais separados, na busca da felicidadeSe a nossa felicidade depende de nossas escolhas, após a separação, a pessoa precisará ser muito mais seletiva se pretender viver uma segunda união.

Ninguém deseja iniciar um relacionamento já estabelecendo um tempo de duração para ele. Contudo, há alguns compromissos que não conseguem resistir aos desafios propostos pelo casamento e culminam na separação. Isso pode ocorrer por falta de maturidade dos casais, pela falta de conhecimento quanto às obrigações e responsabilidades contidas no matrimônio ou por outros motivos que podem ser justificados somente pelos dois.


Podcast


Os desgastes emocionais com os trâmites legais [da separação], a partilha dos bens conquistados pelos cônjuges enquanto conviviam, a definição do destino das crianças, quando essas são frutos do relacionamento… Toda essas situações geram sequelas nas pessoas envolvidas.

Muitas vezes, os amigos do casal, volta e meia, questionam, extasiados, a respeito do fim do matrimônio. Quase sempre se referem às pessoas separadas tratando-as com o sobrenome de casadas, ou, em outras ocasiões, se referindo a elas como “o (a) ex de fulana (o)”. Dessa forma, muitos ex-cônjuges parecem condenados a viver sob os antigos rótulos da vida de casados.

Algumas mulheres, além das crises provocadas pela separação, também vivem os preconceitos de ser vistas como pessoas carentes, não realizadas no casamento. E existem algumas que ainda sofrem perseguições do ex-marido ciumento que não aceita a ideia da ex-esposa procurar a felicidade ao lado de outra pessoa.

Como se não bastasse todo o esforço para desvincular tais estigmas, os transtornos emocionais não deixarão de existir. Casais separados estão sujeitos aos desafios de enfrentar sentimentos negativos a respeito da má experiência vivida ou até mesmo a respeito dos próprios conceitos, muitas vezes, estereotipados sobre as pessoas do sexo oposto.

Quase sempre os divorciados terão de digladiar com suas carências e buscar a cura das feridas geradas por um período tumultuado em suas vidas. Para muitos, a realidade de separados traz consigo a incumbência de, também, administrarem uma família sozinhos. Entretanto, há pessoas que sabem conviver, perfeitamente, com essa situação levando a vida de solteiro (a) com responsabilidade e sabedoria.

Embora seja comum despender certo tempo para se recompor da mal sucedida experiência, há um grupo de pessoas que ainda deseja viver a felicidade procurada, novamente num relacionamento a dois. Mas, acreditar que precisam encontrar alguém a qualquer custo poderá ser um erro tanto para homens quanto para mulheres separadas.

A Igreja Católica estabelece um procedimento específico para liberar casais divorciados para que possam viver outro relacionamento conjugal na plenitude da graça dos sacramentos. Para isso, o processo eclesial, conhecido como processo de nulidade matrimonial, por intermédio dos representantes da Igreja, se incumbe de examinar os fatos ocorridos na vida dos divorciados, a fim de confirmar se existiu ou não o vínculo matrimonial na ocasião da celebração [casamento]. Ao contrário daquilo que normalmente pode-se pensar, o processo de nulidade não anula um sacramento, pois perante a Igreja todos [os sacramentos] são indissolúveis. Um fato curioso é que esses tribunais já existiam na Igreja mesmo antes dos tribunais civis.

Se a nossa felicidade depende de nossas escolhas, após a separação, a pessoa precisará ser muito mais seletiva se pretender viver uma segunda união. Pois, dependendo do local onde se busca um amor, poderá levar como brinde para dentro do relacionamento alguém com tendências ao vício da bebida ou de noitadas sem compromisso.

Casais separados, quando decidem viver uma segunda experiência, devem estar preparados para evitar reincidir nos mesmos erros cometidos no relacionamento anterior. Por mais dedicado que possa ser alguém dentro de um convívio, se não houver a humildade em querer ser melhor, nada poderá acontecer.

Contudo, o desejo de ser feliz junto de alguém ou sozinho é possível quando este for somado à experiência de uma intimidade com Deus, que tudo pode realizar por aqueles que por Ele são muito amados.

Um abraço. Deus abençoe a todos.

Dado Moura

Este tema foi sugerido por uma leitora, a quem agradeço a atenção

Compartilhe com os amigos!

38 Comentários

  1. maria divina dias

    estou divorciada ,e estou sofrendo muito nao acito a separaçao queria que DEUS tro meu marido de vouta.

  2. sabemos que satanas vem se nao matar roubar e destruir.matar tua vida espiritual,roubar deu marido e destruir dua familia. mas Jesus veio dar vida e vida com anbudancia

  3. Vivi casada por 7 anos um casamento difícil, conturbado pela ex dele que nunca suportou o fato deu está casada com ele e maiis os filhos desse relacionamento anterior, todos os natais e ano novo primeiro era lá q ele tinha q passar, se saiamos pra um simples passeio q fosse tinha q levar os filhos dele e eu ainda tinha q suportar no final do passeio ver meu marido comprando lanches pra ex só pq os filhos pediam e ele não queria ficar mal com os filhos, e toda vez que eu cobrava essa situação ele nunca se posicionava, então comecei a me posicionar como mulher dele e exigi num determinado natal q ele passasse em casa , fiz uma ceia e tudo, ele me olhou e disse q não tinha familia ali, isso me deixou arrasada, até q eu tive um filho com ele , achando q ia meia melhorar q nada a priorida continua sendo lá, a eterna familia, nunca me valorizou como mulher dele fora a vida de boemio q ele sempre teve, enfim tou saindo dessa relação desgastada.

  4. Estou casado há sete anos e quero me saparar, ela parece viver em outro mundo, acha que esta tudo bem, apesar das brigas, da minha infelicidade, do clima pesado em casa, de não nos tocarmos mais, ela acha que esta tudo bem. Mas eu não, quero ficar sozinho cuidar da minha vida, de mim, ter espaço para respirar sozinho, não tenho interesse em outros relacionamentos, quero apenas ficar sozinho. Não temos filhos e ambos trabalhamos.
    Não sei como abordar o assunto, ela vai ficar devastada, mas para mim já é caso decidido, tenho medo da reação dela, o que posso fazer?
    Um abraço.

  5. clayton da silva

    dia 15 de dezembro de 2011 faço 09 meses de separado falo e dificil , logo ela levou meu filho de perto de min ,fiquei com á casa mas comprei a parte que pertencia á ela !
    ela acordou um dia e falou que não sentia mais nada por min ! nossa foi o fim do mundo ,acho que quando nos dedicamos muito e mostramos o amor que sentimos por alguem que temos em casa ! não faz bem ,foi só eu descobrir que amava e demostrar para tudo acontecer ,e barra o chão some dos pes . mas hoje meu filho mora comigo tenho uma namorada especial que min ama e adora meu filho e como falei bola para frente pois quando isso aconteçe não tem remedio !

    • jose paulo silva de souza

      caro amigo clayton,hoje ta fazendo 3meses que aconteceu a mesma situação comigo ainda doi muito,ser abandonado por uma pessoa que agente ama demais e faz tudo por ela;mas tenho muita fé em deus e acredito que ele vai colocar em minha vida uma pessoa que merece omeu amor e carinho.gostei de ler esta tua historia de vida,pois é muito parecida com aminha.tudo de bom amigo.

      • clayton da silva

        Bom dia Jose paulo , olha fiquei tão fora de min ,que quando dirigia meu carro e olhava para o transito ao meu redor eu me perguntava se eu estava vivo pois não me sentia e algo muito ruim ,mas saiba tenha primeiro muita fe em Deus e nunca deixe o seu emprego pois ele oculpa sua mente ,tenho uma pessoa especial hoje que realmente cuida de min ,mas a ferida não cura rapido , e a primeira virada de ano sem minha familia mas hoje tenho meu filho lindo que me ama ,e vou superando ! olha depois dos seis meses vc vai se sentir pouco melhor ,quando somos despresados e orrivel ,mas pague com a mesma moeda e mostre que vc e capas de arruma alguem a sua altura desejo a vc feliz natal e ano novo

  6. Paulo José

    Pessoal, sou novo, aqui, tenho 38 anos e após 7 anos, minha esposa acordou e disse que quer se separar, já decidida, apesar que esse fato já vinha se arrastando a mais de um ano. Eu procurava não encarar e sim de alguma forma melhorar, e ignorar entretanto, o inevitável está acontecendo.Após nossa última briga, ela tomou essa decisão de vez, diz que não sente mais nada por mim. Estou recorrendo a Deus, apesar de tudo, sempre gostei dela e tenho minha fé. Sou família, protetor, amoroso e por mais que tivesse razão, que demonstrasse a ela que queria o bem dela, o nosso bem, ela não concordava, diz que as coisas podem se resolver facilmente como se beber um copo d água.Ainda, estamos na mesma casa, porém ela pede para eu sair de casa, que ela quer buscar a felicidade dela, não há outra pessoa, somente diz que não gosta mais de mim e quer seguir a vida dela. Procuro conversar, mas está irredutível, penso muito no meu filho, pois, até pessoas de fora, já disseram que ela mudou e confesso que nos momentos de fraqueza, recorro principalmente a Deus essa ajuda. Espero, através de Deus que consiga contornar essa situação ou que ele me mostre um caminho sem dor e marcas. Desejo a todos, felicidade e que Deus os abençoe.

  7. Rafael Rossi

    meu nome é Rafael estou separado a 9 meses …. é duro viver sem a pessoa que vc gosta , que escolheu viver pelos restos dos dias , que nas horas dos problemas vc espera que ela diga ” as coisas vão melhorar ” , no meu caso eu gosto muito dela e a familia dela me adora é dificil tambem , a partir da minha separação comecei a ver a vida de uma outra forma :
    não adianta brigar , arrumar outra pessoa emediatamente para fazer ciumes .
    devemos pensar em si proprio amar a gente mesmo antes de amar alguem estudar se for possivel se jogar no trabalho da atenção para aquele amigo esquecido , um dia a pessoa que foi embora vai cair na real e ver o que perdeu. nessa rotina vc vai encontra uma pessoa que tenha os mesmos objetivos seu que suporte passar por dificuldades que so se passa quando existe amor .
    Eu perdi tudo casa , moveis , carro , parei minha faculdade , mas não perdi minha dignidade , eu sofro quando penso no meu casamento , mas o que me consola e pensar que quem perdeu não foi eu na verdade quem perdeu a pessoa maravilhosa foi ela …
    pensem nisso meus amigos e amigas que esta sofrendo nesse instante .. voltei pra faculdade , minha empresa vai bem comprei um carro novo eu estou feliz como estou !!!!!!!!!!

    • Caro Rafael…estou passando o mesmo q vc…mas faz 3 dias q sai de casa,longe dos meus filhos e da mulher que eu sempre amei e amo…não sei se td vai mudar na minha vida …mas confio em Deus…
      Boa sorte na sua vida tb!

  8. fis minha ex mulher sofrer durante 15 anos sendo que cinco foram momentos bons de nossas vidas o pior que ela quem sai de casa e me dixou com 3 filhos nunca imaginaria passas por essa situação o ruim disso tudo foi porque eu moro no mesmo terreno da casa de meus pais foui por issso que ela foi embora estou sofrendo muito com isso o pior ainda gosto muito dela já proucurei ela para nos reconciliar pois ela não quer minha familia esta dividida eu queria muito minha familia de volta pois famiia é tudo já disse a ela que estou disposto a largar tudo que construir na no tereno os meus pais para que nos possamos juntos com os nossos filhos em busca de felicidade juntos,sera que consigo reerquer a minha familia e reconquistar a minha ex mulher

  9. Estou separada a sete meses Realmente parece que para a mulher recomeçar é muito mais dificil, principalmente quando se tem filhos. Eu não consigo, por mais que queira me relacionar com ninguém, meus filhos sempre vem em primeiro lugar, tenho receio de fazer más escolhas e prejudicá-los de alguma forma, acho que eles já foram bastante afetados com a separação. Sei que de certa forma é errado esse meu procedimento, até por que filhos crescem e vão viver a vida,e eu ficarei só.acho que é uma forma que achei de me proteger de outras decepções, os traumas foram muitos e grandes, gostaria de viver um novo amor, até porque a solidão é cruel.De certa forma sinto uma revolta, parace tudo ser mais fácil para o homem e tudo mais facil.no meu caso abri mao de tudo pois meu ex marido me chanteajava a mim e a meus filhos dizendo que iria sematar ou me matar e isto estava afetando meus filhos,poristo deixei tudo para ele hoje sou uma depressiva com 38 anos com 3 filhos nao posso trabalhar pois esto afastada do trabalho pelos medicos estou na justica nao posso assinar carteira pago 550.00reais so de aluguel mais agua lus,alimento,vestimentas,escola(materiais)tem meses que devido as pericias fico 2 neses sem receber ai fico desesperada.dai como uma pessoa assim vai comseguir se relacionar

  10. Renata e Ana Raquel, quero ser solidário com voces. A um ano minha esposa se foi morar com outro, depois de 23 anos juntos levou consigo o casal de filhos de 9 e 12 anos, fiquei só tentando me equilibrar na vida. Sinto na carne o que voçês estão passando. Um beijão p/ as duas e paciência e muita fé em Deus para não cair em desespero

  11. me separei faz 3 meses, tenho 2 filhos e o pior de tudo é q tenho q me virar sozinha, pois o ex está desempregado num manda nada pros filhos, mas ainda bem q tenho minha mãezinha q me ajuda demais. por uotro lado a solidão nos corroe muito sei bem oq é issso. num sinto falta dele sinto vergonha raiva de ter gostado tanto de alguem assim. sinto falta ñ de um homem mas de um ombro amigo pra conversar e desabafar vcs entendem.
    desejo boa sorte pra todos q estaum nesta situação tbm

  12. Ana Raquel

    Estou separada a 2anos e sete mes. Realmente parece que para a mulher recomeçar é muito mais dificil, principalmente quando se tem filhos. Eu não consigo, por mais que queira me relacionar com ninguém, meus filhos sempre vem em primeiro lugar, tenho receio de fazer más escolhas e prejudicá-los de alguma forma, acho que eles já foram bastante afetados com a separação. Sei que de certa forma é errado esse meu procedimento, até por que filhos crescem e vão viver a vida,e eu ficarei só.acho que é uma forma que achei de me proteger de outras decepções, os traumas foram muitos e grandes, gostaria de viver um novo amor, até porque a solidão é cruel.De certa forma sinto uma revolta, parace tudo ser mais fácil para o homem, meu ex já está com uma segunda pessoa depois que saiu de casa, sem remorso nem constrangimento, é como se eu nunca tivesse existido pra ele, já eu numa mistura de sentimentos, ainda não consegui esquece-lo.

    • sei q é dificil esquecer quem amamos tanto tempo mas temos q
      ter paciência pois o tempo cura tudo.
      pq so depois de estarmos com o coração livre e puro novamente é q poderemos viver um grande amor

  13. SOU HOMEM DE 38 ANOS, EVANGÉLICO, SOU SEPARADO OU MELHOR A MULHER ME DEIXOU, COM DOIS FILHOS, QUE AMO MUITO, RESISTI MUITO PENSANDO EM UMA VOLTA, MAS HOJE VEJO QUE TENHO QUE SEGUIR O MEU CAMINHO, TENHO 1,80 DE ALTURA, E QUERO DEIXAR AQUI O MEU EMAIL PARA MULHERES DE 30 A 38 ANOS, QUE SE INTERESSAREM EM ME CONHECER, MEU EMAIL É glfldara@yahoo.com.br , PODEMOS TROCAR FOTOS, NÃO QUERO AVENTURAS, APESAR DE ESTAR MUITO CARENTE, NÃO ESTOU A PROCURA DE SEXO, E SIM DE UMA MULHER QUE ME AME DE VERDADE E VALORIZE A FAMILIA, VEM ME CONHECER, CARATER EU TI GARANTO QUE VAI ENCONTRAR, AGORA QUANTO A AGRADAR DO MEU TIPO FISICO, ME ESCREVA E AI ENVIAREI MINHAS FOTOS.

  14. Marcia Cohen

    Ola,
    Meu nome é Marcia e assim como a maioria de vocês também estou separada há algum tempo. Sei como tem sido complicado recomeçar a vida, na maioria das minha tentativas acabei me decepcionando mais, parace que mulher divorciada não tem direito a ser feliz, somos vista como um mero objeto para a maioria dos homens e a coisa se agrava mais quando temos filhos.
    Mesmo com tanta modernidade no mundo ainda vivemos muitos preconceitos e percebo que o mundo ainda é mt machista.
    Mas eu não desisto e peço todo dia a Deus que coloque me meu caminho uma pessoa temente a Ele e que realmente me faça feliz.

  15. o fim de um relacionamento é o fim de um sonho, de um projeto de vida, pois ninguém casa pensando em separar-se um dia. Sou separada há três anos e é muito difícil arrumar alguém que queira compromisso sério, pois a maioria dos homens só pensam em “ficar´´. Espero sim, encontrar alguem temente a Deus e ser feliz novamente

    • Marcia Cohen

      Oi Sonia,

      concordo com você, os homens quando sabem que a mulher é separada pensam que estamos disponivel a aceitar tudo que eles querem, pesam que vivemos numa carência fisicia.Muito triste isso pois na verdade o que procuramos é um relacionamento sério e a oportunidade de construir uma família.

  16. marisa rego

    Ola. estou separada a 10 meses, e nao tem sido nada facil. Infelizmente amo muito o meu ex companheiro, e nao estou a conseguir continuar com a minha vida em frente. Vivi um conto de fadas, e agora estou num grande pessadelo. Acho que nada acontece por acaso, e acho que Deus tem algo de muito bom reservado para mim! Como todas as pessoas me dizem:”da tempo ao tempo!” Sinceramente no fundo o que espero que aconteça e que ele se arrependa e queira voltar. Amo-te muito Tiago!

  17. Dado Boa Tarde!!! Vejo que algumas pessoas se perderam ou se perdem . quando o assunto e relacionamento. Tive o prazer de ter sido casada, não dando certo o nosso casamento, me casei de novo, tive dois filhos, me envolvi em outro relacionamento que não deu certo tbm,sempre fui independente, inteligente, me “AMO de paixão, só que em relaçõa a vida a dois, não digo que não tenho sorte!!! acredito que “DEUS não deseistiu de mim, e que está preparando alguém bem especial, pq, eu sou especial tbm… Enquanto esse ‘AMOR’ não chega, estou tendo o cuidado de me cuidadr muito mais, para não me decepcionar, hoje eu tenho livre arbitrio de fazer a melhor escolhas. Procuro estar em sintonia com “DEUS pq ele sim e o meu AMOR ETERNO. bjs á tds, e que possamos dar um lindo testemuho!!!

  18. Passou um ano que tenho conctado este site. Fico muito agradecida por assim acontecer. Pois também há um ano que estou separeda. Sem ousar deitar culpas e me desresponsabilisar do sucessido, hoje estou razoávelmente bem a nível emocional. De um modo geral todos de diziam que o melhor remédio é o tempo. e um ano já é um tempinho distante que me permite, pelo menos perceber que se não sinto solidão é porque estou a aprender a ter uma vida solitária. Até muitas vezes gosto, mas também sinto que o sentimento de voltar a amar e ser amada é uma realidade.
    Por vezes sinto-me como que anestisiada e sei que isto também não é bom. Por exemplo em relação ao meu ex, os filhos são o motivo de voltarmos a falar o qual já consigo sem entrar em conflito, até já li o artigo quando o ex volta a rondar.
    A busca de felicidade, num próximo relacionamento, se não é totalmente necessário e ainda bem, mas o sentimento de poder partilhar com a pessoa amada não gostava que fosse uma ilusão mas sim uma decisão na ocasião certa.
    Entre o querer e o medo, decidir andar anestisiada, gostava de ser aconselhada. Obrigada

  19. Matéria de vasto conteúdo a ser abordado e entendido. Mas em minha opinião certamente o fundamental é o que o senhor disse…”…Casais separados….evitar reincidar nos meus erros….”.
    É de suma importância aguçar o poder de escuta a fim de promover a melhoria como ser humano, sair de sua falsa redoma, verdadeiramente de vidro e, definitivamente parar de culpar o outro por nossos atos e escolhas erradas.
    Infelizmente, nem sempre conseguimos detectar o caráter de um(a) pretendente, seja por que na maioria das vezes por orgulho e prepotência disfarçados, onde acaba nos deixando muito tempo a procura da pessoa ideal e, quando aparece uma que mais se aproxima do que querermos, nos deixamos levar pela vaidade para fugir da solidão, ou então quando o(a) pretendente forja ser o que o outro quer e não o que realmente a pessoa é. De um jeito ou de outro, acabamos aceitando e envolvendo-se na relação, nos cegando diante de sinais de incompatibilidade demonstrado em atritos ou diferenças no dia a dia e que certamente mais cedo ou mais tarde acarretará no rompimento e sofrimento.
    Abs

  20. ola, eu sou conceicao,tenho 50 anos 1,60 ,56 kg, morena clara , sou separada , trabalho , sou uma mulher batalhadora , independente, sei o que quero.
    quero ser feliz e sei que ainda vou ser , gostaria de conhecer uma pessoa com carater trabalhador, sincero nos sentimentos . sou ativa e sei que sou mulher pr fazer um homem realizado………..ENFIM ESTOU EM BUSCA DA FELICIDADE.
    ESPERO CONTATOS. EMAIL CONCEICAO.CRZ@HOTMAIL.COM

  21. oi helem,gostaria de te conhecer,tenho 42 anos e uma grande carencia,pois minha mulher é fria e não me dá carinho.
    To louco para arrumar uma mulher para me dar carinho.
    sou esportista e gosto de mulheres da sua idade.
    me manda resposta..não vamos mais perder tempo.

  22. Ol, eu sou Helen Silveira estou separada a 04 anos. Depois de 25 anos de casada, decidir ficar sozinha por não suportar mais tanta indifereça,comodismo e egoísmo. sinto muita solidão e as vezes me culpo por ter tomada essa decisão. vi que lá fora tudo é ilusório e que os homens só mudam de nome e endereço é tudo igual. Porém ainda me resta esperanças por cre em Deus, pois já tenho 55 anos, mais muito ativa e com uma vontade louca de encontrar alguém e ainda ser muito feliz.
    ESPERO CONTATOS MEU EMIL É :EVENTOSMODELS@BOL.COM.BR

  23. MARIA LUCIA DE MATOS SALES

    caros amigos, se servir de resposta á pergunta de Danilo Badaró, sim existem motivos insuperaveis para separação cito um: quando so exite amor em um dos conjuges, fui casada 25 anos, tenho 3 filhos do casamento, um deles e especial a caçula, desde que casei ja sabia que a relação teria tempo para terminar, fiz tudo que estava ao meu alcançe, mas emfim fui vencida pela imcapacidade de amar do meu marido, optei pela separação mesmo sem ele concordar, para ele bastava amizade e confiança para mante-lo, para mim somente o amor pode manter duas pessoas juntas por toda a vida.

  24. FIQUEI TRISTEPOISTIROU MEULINK..

  25. DADO

    SACRIFICAR MEU FILHO ,POR UM CAPRICHO NÃO FAREI,POIS MEU MARIDO É MARAVILHOSO.

    ABRAÇO

  26. AMIGOS

    MEU OKUT – gevaerd _gartner@hotmail.co

    MEU E-MAIL – gevaerd_gartner@hotmail.com

    Rosangela Isabel Gartner

  27. AMIGOS
    ESTOU SEPARADA HÁ 4 ANOS DEPOIS DE 28 ANOS DE CASAMENTO E 2 FILHOS. eLE ARRUMOU AMANTE, ANTES DE EU DESCOBRIR ELE MENTIA QUE NÃO ERA, EU ESTAVA LOUCA ETC…E a coisa já estava visíve e também a mulher sente, qdo o marido arruma outa. O PROBLEMA É QUE NÃO ME ACOSTUMO SÓZINHA, SEM UM COMPANHEIRO, PARA CONVERSAR DIVIDIR OS PROBLEMAS ETC… ESTE TEMPO TODO EU COLOQUE NAS MÃOS DE DEUS, MAS O TEMPO DELE NÃO CHEGOU. NÃO ME SINTO BEM EM DAIR PARA BALADA, ESSE TEMPO JÁ PASSOU E APROVEITEI MUITO BEM.
    Outro defeiro meu não sei olhar paquerar homem nehum, tenho vergonha. MAS AO MESMO TEMPO EU GOSTARIA TANTO TER UM NAMORADO PARA PASSAR OS FINAIS DE SEMANA. dURANTE A SEMANA É UMA CORRERIA, SOU pedagoga, CONCURSADA NA SECRETARIA DE DESENVOLVIMENTO REGIONAL NA CIDADE DE ITAJAÍ – SC. VOCÊS TEM COMO ME AJUDAR A ARRUMAR UM NAMORADO? ENVIANDO MEU E-MAIL? TENHO 52 ANOS, MAS A IDADE QUE ME DÃO É DE 40 A 42 ANOS. eSTATURA MÉDIA, COR BEM BRANCA, OLHOS AZUIS, CABELOS ESCUROS, TAMANHO MÉDIO.
    ORIGADA
    ROSANGELA

  28. tive vendo os comentarios resolvi deixar o meu tambem. tenho 36 anos d casada vivemos juntos mais samos separados d corpos ,levo uma vida muito dificil so pela misericordia d Deus pois ja tenho netos e sao ele s q perguntaõ o q ta contecendo sinto q os parentes do lado dele naõ saõ meus mais

  29. é muito bom quando agente encontra alguem, para desabafa seus problemas,principalmente quando aquela pessoa passou os mesmo problrmas como agente. preciso de conselhos.

  30. o otivo que esta me levando a pensar isso, talvez é a falta de confiança, de respeito, de cumplicidade,é uma pessoa boa , trabalha muito, mas é um pouco insencivel. A FAMILIA SEMPRE PODE ESPERAR.

  31. adorei as reportagens, estou passando por um momento de conflito comigo mems ,sinto que meu casamento nao vai bem , tenho 28 anos de casada e me sinto so, a separaçao esta entrando em inha cabeça, gostaria de uma ajuda

  32. Será que existem motivos insuperáveis para a separação? Se existem, são muito comuns? A reconciliação pode estar no horizonte da maioria das separações, ou é algo muito distante?

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado Campos obrigatórios são marcados *

Você pode usar estas tags e atributos de HTML: <a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <strike> <strong>