ciúme: o veneno dos relacionamentos

O ciúme é o veneno dos relacionamentos quando a pessoa pensa não ter a mesma preferência de antes ou suspeita da possibilidade de ser colocada de lado do carinho que antes recebia.

Algumas vezes, sem que possamos perceber, cresce no nosso interior, a partir de um ressentimento ou de uma suposta rivalidade, o sentimento de ciúme. Isto afeta a harmonia e a saúde de nossos relacionamentos.

O ciúme é um sentimento que nos faz sentir incomodados com certas situações que anteriormente eram insignificantes. Uma insatisfação, aparentemente sem motivos, toma contada pessoa que acredita, ainda que não seja verdade, estar perdendo a atenção e o carinho.
Quando o ciúme toca os relacionamentos, qualquer coisa poderá ser motivo para alimentar um espírito de competição e de disputa. Com isso, a pessoa que era dócil, compreensiva e companheira, torna-se áspera, agressiva nas respostas e pouco solícita. Isto, certamente poderá destruir uma convivência que anteriormente era saudável. Entretanto, se questionada, essa pessoa prontamente justificará seu comportamento com outras respostas e dificilmente admitirá o sentimento de ciúme.

Ao alcance dos tentáculos do sentimento de ciúme poderá estar nossas famílias.
Dentro de nossas casas, quase sempre a pessoa, vítima desse sentimento, supõe não ter as mesmas chances ou privilégios que o outro. Dessa situação, tudo que se relacionar com aquela pessoa, cujo o ciumento acredita ter privilégios, será motivo de implicâncias.
Este “micróbio” tentará se instalar, contaminar e matar a amizade que deveria ser eterna entre os parentes. Não é difícil se notar a disputa discreta ou as provocações sem sentido entre os irmãos por coisas sem importância.
Penso que tal sentimento poderá surgir quando a pessoa envolvida pelo medo equivocado, acredita ser menos amada, ela pensa não ter a mesma preferência de antes ou suspeita da possibilidade de ser colocada de lado do carinho que antes recebia.

No namoro e também na vida conjugal, algumas situações poderão se tornar mais crônicas quando, em meio alguns acontecimentos, levam a pessoa a deduzir suas supostas verdades.
Trabalhando em nossa imaginação, o ciúme nos faz criar situações que podem até não existir; deduzimos coisas que vemos apenas nos filmes da nossa mente. Infelizmente, por essas atitudes, estará instalada em nossos relacionamentos a grande sombra da inquietação, potencializada pela insegurança que insistirá em assombrar a nossa paz de espírito.
Para eliminar qualquer sombra de dúvida sobre aquilo que se imagina, a melhor maneira é manifestar o descontentamento por aquilo que presenciou ou que tomou conhecimento.  Dessa maneira, cabe ao outro, conhecendo das razões que magoa a pessoa amada, corrigir-se naquilo que traz a inquietação para o relacionamento.

O amor verdadeiro traz a cumplicidade e o compromisso pela felicidade mútua.
Ainda que possamos sentir, em alguns momentos, uma pequena dose de ciúmes, é necessário aprender a lidar com as nossas inseguranças. À medida que vamos conquistando a autoconfiança, o respeito pelo espaço do outro, estaremos também cultivando a saúde dos nossos relacionamentos.

Todo aquele que se dispõe a amar e a viver um bom relacionamento, zela pelos cuidados necessários para a sadia convivência com a pessoa amada. E isso não faz do outro objeto de sua pertença. Por mais que amemos a pessoa ao nosso lado, não temos o direito de posse da sua liberdade.

Deus abençoe e purifique os nossos sentimentos.

Acesse a página sobre dicas de leitura

Artigo relacionado: Da paquera à traição , O fim do ciúme

Navegue pela categoria: Casais

Um abraço

Dado Moura

Compartilhe com seus amigos!

97 Comentários

  1. Pra mim ciúmes demais é doença. E melhor ir cortanto aos poucos
    http://namorandopracasar.com.br/

  2. minha namorada so mi bate..por ciúmes…

  3. JULIANE SILVA

    EU TAMBEM TINHA MUITO CIUMES DO MEU NAMORADO, MAIS APRENDI, Q SE O AMOR E VERDADEIRO ELE SUPERA TD O IMPORTANTE E CONFIA

  4. O ciúme se disfarça de amor, porém isso é apenas uma armadilha. Quem ama de verdade deseja o bem da pessoa amada, já o ciumento deseja fazer da sua amada uma refém ou seja ele se preocupa apenas com a própria felicidade.
    Parabéns pelo artigo super esclarecedor!

  5. Tenho muito ciume do meu marido,ele esta quase terminando comigo,o que faço?

  6. Estou com problema de insegurança e ciume esargerado pode mim ajuda

  7. não conheço a palavra ciume ao contrario da maioria das mulheres os homens se sentem inseguros comigo por nao ter ciumes eles dizem que sou imcapaz de amar

  8. minha mãe tem ciumes de mim com qualquer pessoa amigo ou namorada o que eu faço?

  9. sou muito ciumenta nao deixo meu marido conversar com nenhuma mulher solteira o que eu fasso ?

  10. Sou duente de ciúmes não suporto meu marido assistir tv eu ja acho que ele ja estar dezejando as mulheres em fim eu presiso para para porque meu relacionamento. não está indo bem….presiso de ajuda…..

  11. Simto muito siunes até por mulheres da teve e isso incomoda bastante tento disfarça mais não consigo …

  12. eu sinto ciumes do meu namorado quando minha amiga fica se engracando perto dele

  13. Lucrécia andré magno neto

    EU sou a lucrecia namorei cmo magno a 8 meses, no principio era mto atencioso, carinho… eu m sentia a mulher + flz do mundo dpois el mundou totalment kndo sai ja nao dava satisfaçao por + k ia em csa da sua irma + vlha e smpre k el dizia K xta vir na minha csa nao vinha ficava todo dia a xpera dl e kndo el viess noutro dia ñ dava satisfaçao e eu só chorava pesar k eu sabia k el era mto ocupado, isso fz cm a nossa relacao cmo 1 fracasso m fz pnsar k ia na outra, d tanta reclaçoes el PREFIROU TRMINAR

  14. sou gay namoro um cara atempo famos amantes a tempo hj em dia samos casados e felizes mais eu sou muito ciumentodoentiu faço tudo invento historia na minha cabeça ate imagino pegando ele com outro nossa ele nem da motivos assim ele e tao bom p mim mais sabemos que homem ja e galiha agora imagina um namorando o outro samos hemens mais preciso de ajuda urgente…

  15. olá por favor mim responda,tenho muito ciume do meu marido olho celular Facebook tudo dele,e vejo que nossa relação não esta nada bem por causa do meu ciume gostaria que vc mim desse uma dica,obg

  16. Olá!
    Tenho 30 anos e meu namorado 29,já passei por outros relacionamentos,sou mae e amadureci mto com tudo o que ja passei.Meu namorado não tem filho,mora com a mae,e por isso acho que ele tem atitudes tão infantis,porem hoje nao acho mais infantilidade e sim doença,caso de tratamento mesmo,mas pra ele a louca sou,ele diz que eu que preciso de tratamento e eu nao aguento mais.
    Estamos juntos ha 1 ano e dois meses e no começo ele era um doce,hj se eu nao atender o telefone no primeiro toque ele tem um troço e fica me interrogando pra saber pq demorei a atender,se eu nao atender,ele me xinga de tudo o que é nome,me ofende,sofro assedio moral e humilhaçoes com ele,me destata na frente dos outros e se eu o contrariar ele fica possesso,chega a tremer e espumar.Se um amigo me dá bom dia no facebook,eu to saindo com ele,se add uma amiga nova ele quer saber quem é epq adicionei,se a MINHA AMIGA que ele nem conhece por coincidencia adicionar alguem que ele conhece,pronto,é o fim,ou seja eu tenho que ser responsavel tb pela vida dos outros,so pq é minha amiga,eu sou obrigada a saber da vida dela tb,pq ele acha que sempre tenho algo a ver com tudo.
    Não aguento mais e acho que to enlouquecendo,ja disse pra ele procurar ajuda e ele dia que eu é que sou louca e que preciso de ajuda,ele nao admite e ainda me ofende,ja conversei com a mae dele,mas ela é outra que acha tudo bonitinho,é de uma geração onde a mulher aturava tudo so pra nao acabar com o relacionamento e vivia de aparencia e isso tb me irrita,pq eu ja disse tudo o que acontece a ela e ela fica rindo,e isso me dá uma raiva pq nao ajuda em nada.
    Não sei o que fazer,nao aguento mais isso!

  17. Juliana aparecida mariano de oliveira

    eu sinto ciumes do meu namorado quando minha amiga fica se engracando perto dele

  18. Olá Boa Noite!!
    Namoro a pouco tempo mas já o conheço a muitos anos, sempre achei ele muito serio, mas ultimamente o comportamento dele esta fazendo com que tenho crises de ciumes, ex qdo encontra alguma ex ou até mesmo amiga ele quer aparecer de qquer maneira isso me deixa muito irritada pois acho q ele deveria se comportar melhor por estar do meu lado , ele começou em um emprego novo e faziam apenas 10 dias q estava na empresa e conheçi 2 mulheres q trabalham com ele, uma delas falava tanto que falou qse tudo o q eles conversavam mas vi q n era maldade dela isso me deixou intrigada p q ela sabia de coisas q eu acho q nem em 1 mes de convivência n dava p saber kkk… eu n posso ouvir o nome dela q começa a descussão leva doces p elas ixiii sem contar q me critica demais, fala q eu falo alto, se falo algo deboxa ou seja faz ar de riso, reclama de tudo em mim então ele diz q sou louca p q ja sentei com ele e falei tudo o q eu achava q ele deveria me respeitar mais ou seja todo mundo tem defeitos, mas n admito q ele se insinue para a mulherada e isso gera muita briga P favor me diz se o q sinto é ciumes ou eu tenho razão ao exigir respeito ?? obrigada.

    • Maria de Fatima Maia

      SABE ALANA, ACHO QUE SE VC TEM CIUMES DELE É PORQE ELE REALMENTE NAO RESPEITA VC…..CONFESSO QUE FIQUEI COM MUITA RAIVA DELE , E OLHA QUE NEM O CONHEÇO…SE EU FOSSE VC FARIA ELE TER CIUMES DE VC. SEI LA SE DESPRENDE E SAI COM SUAS AMIGAS FAÇA NOVAS AMIZADES INCLUSIVE COM HOMENS. AFINAL ELE NAO É TAO AMIGUINHOP DELAS???? AH AMIGA COM CERTEZA O DISCO VAI VIRAR….BEIJAO…

  19. eliane castro lopes

    vivo um drama terrivem meu namorada não confia em mim não me deixa fazer nada se não for com ele diz que todo homen olha pra mim e que eu olho pra todos os homens ate minhas colega do trabalho, academia ele diz que todas trai o namorado e fala que eu vou trair tambem isso e constante ja troquei meu chip celular tres vezes porque ele me obrigou isso ta virando um inferno na minha vida

  20. Eu estou passando por um momento muito complicado na minha vida, com tantos prolemas ainda me vejo com o pior dele o ciume. Eu ja nao sei mais o que fazer e como fazer para me controlar, para parar de imaginar coisas, meu noivo costuma dizer que eu seria uma ótima Autora de novela porque eu imagino coisas, faço uma cena na minha cabeça e o pior que apos eu pensar nessas besteiras eu passo a acreditar nelas, acho que elas aconteceram, sendo que esses pensamentos sao fruto da minha imaginaçao fértil e doentia, eu ja nao sei mais o que fazer, eu ja li em varios sites, eu peço a Deus, eu imploro pra mim mesma sabe… Pra ter mais confiança em mim, mais nao consigo sabe, eu acho que se ele nao me atender ele esta com outro, que se um dia ele nao quiser me ver é porque nao me ama mais e tem outra, eu vasculho o celular dele, as coisas dele, as roupas dele, tudo dele… Isso ja virou obsessao, doença mesma e eu reconheço isso mais nao consigo me conter, e o pior é que eu nao acho nada e isso me mata, as vezes parece que eu queria achar um telefone, um perfume diferente, uma foto, alguma coisa… ai é quando eu mais desconfio, quando eu nao acho… pego todos os telefones da agenda e ligo um por um, invento historias, comprometo pessoas que nao tem nada com o meu problema, e ele ali sempre comigo e aceitando, ele briga, ele diz que pelo amor de Deus o que ele fez pra eu ser assim, e eu sempre ali, atacando, e o pior que sou muito impulsiva eu falo centenas de coisas, xingo, brigo e pra que? se depois ja estou eu ali com ele de novo, eu podia me poupar, mais nao consigo. Tenho medo de perder o controle, porque eu mais do que ninguem sei do que sou capaz e me assusto muito, queria muito nao ter ciumes, queria sei la amar menos sabe, pq é loucura o que sinto…

    • Seu caso é parecido com o meu. Não há solução, a nao ser procurar ajuda. Marquei uma consulta com um terapeuta. Nao suporto mais isso. Acho que vou destruir todas as minhas relações se não fizer isso. Faça o mesmo. Abraços

  21. Madame Rosa

    Eu sei que o ciúme é uma doença. Sei também que para controlá-lo é necessária muita força de vontade, o que nem sempre se consegue. Sou extremamente impulsiva e quando vem aquele ciúme, ele toma conta de tudo, fico cega, e acabo falando bobagens e ferindo quem eu não queria magoar. Ontem, ao ver uma foto que meu namorado tirou na padaria onde toma café com amigos, vi que havia no fundo da foto uma garota, sorrindo. Não tive duvida, na mesma hora escrevi um torpedo para ele exigindo explicações. Detalhe,a foto havia sido tirada em primeiro de março e estamos em junho, o que eu pretendia com isso? fiquei falando muitos absurdos para ele. Não conseguia controlar minha boca. Tudo que vinha à mente eu falava, e é lógico acabei ofendendo e magoando. Ele apenas se defendia e dizia que estava com a consciência tranquila. Depois de muita besteira que falei, comecei a chorar e vi o que estava fazendo. Mas, não se chora pelo leite derramado. As palavras já foram ditas e o mal já foi falado. A mágoa já aconteceu. O que resta é pedir a Deus que me contenha na próxima vez. O ciúme é uma compulsão que precisa ser detida. Acho que os doze passos do AA podem ajudar a evitar novas crises. Mas tenho que estar sempre me vigiando, por que quando menos espero, já estou atirando pedras. Sei que não tenho controle o ciúmes que sinto, sei que apenas um poder superior poderá me ajudar. Não quero perder o controle da minha vida por cauisa do ciúmes.

  22. Bem eu estou casada a 21 anos e agora, acho que é a crise dos 40, estou morrendo de ciume do meu marido. Foi neste ultimo ano ,acho que na minha cabeça eu estou horivel , feia, e que ele não gosta mais de mim . Pior que ele vive dizendo que me ama, nos damos muito bem ,mas na minha cabeça eu acho que ele mente .Isso é horivel ! Nunca tive ciume na minha vida derepente isso , me sinto maluca , como controlar o meu ciume ?? E essa situação vai destruindo toda a confiança que temos ,que eu tenho, e acabo deixando meu marido louco .

  23. Será que um relacionamento com os dois indivíduos da relação tendo ciúmes tipo de sair sozinho conversar com amigos e tals, tem algum futuro positivo?
    Amo minha namorada mais estou perdido não quero terminar, para mim creio que ainda haja solução. Só n sei qual :/

    Obrigado e desde já agradeço!!!

  24. anaciuemta

    eu tb sou ciumenta pq meu esposo desde o namoro sempre foi muito cortejador, ele falava pra mim sobre as meninas que ele achava bonita, mas jura que nunca me traiu, prefiro acreditar. Ele só veio mudar nesse sentido depois do casamnto, mas com muita brigas, entao ainda fica aquela insegurança se ele mudou ou se apenas quer evitar brigas. Queria confiar mas estou sempre brigando por esse motivo mesmo ele nao ser mais como era antes, pois ainda vejo malicia em seus olhos ao olhar pra mulheres nas ruas.

  25. Tem pessoas que tem bastante ciúme do seu/sua companheiro(a) que até agridem fisicamente ou oralmente com quem se aproximar dele(a). Mas nas costas, a pessoa ciumenta que trai bastante sem querer dar satisfação nenhuma. Faz isso porque quer se sair por vítima na história toda sem ser. A pessoa ciumenta pode e quer trair com quem e com quantas quizer, mas o/a companheiro(a) não. Isso mais é safadeza do que ciúme na parte do casamento. Mas quem faz ou fez isso, vai ou ficou sozinha enfiando todo o dinheiro da pensão que recebe do(a) ex na boca e digerir toda a maldade causando dor de barriga que a maldade lhe causou. Um conselho do amor se fortalecer como uma rocha: nunca escolha a pessoa pela etnia, corpo ou dinheiro, porque você está obedecendo os olhos e é uma escolha bastante idiota. Escolha aquela em que o coração escolher, não importa a etnia, classe, cultura… Não importa! O que realmente importa é obedecer o coração, assim você e seu/sua amado(a) serão felizes, fortes pra qualquer situação e cheios de fé em Deus. Obrigada. Autora: desconhecida.

  26. Maria Garcia

    olá..também deixo aqui a minha palavra dizendo que tenho um relacionamento muito instavel devido ao meu excesso ciume e descontrolo com a pessoa que está ao meu lado.
    A palavra certa é falta de confiança nele embora nunca me ter dado motivos de nada para ser assim, mas para mim crio muitos filmes, muitos ciumes…è um descontrolo absurdo….

  27. Olá bom dia me chamam de Jow, gostaria de partilhar meu sofrimento quanto a esta praga. “ciumes”. Sou casado a 8 anos e até hoje seguro esta questão de ciumes exagerado sozinho, porém nesta nova fase não estou mais conseguindo administrar mais, minha esposa tem ciumes de tudo, se eu ativar o celular pra ver a hora a mesma ja pergunta que era o que to fazendo no celular, com tom de irritação. Há alguns meses conhecemos um casal e a mulher teve um olhar diferente sobre mim, conversamos e decidimos nos afastar porém uma ultima vez fomos convidados a jantar com eles e para não ser mal educados aceitamos. No fim do jantar ela me abraçou diferente e com isto ela vendo achou que estavamos tendo um caso. DEi todas as provas que não jamais teria feito isto, mas depois de 11 meses ela acorda a noite me ofendendo falando que sai e talcom esta pessoa. Gostaria de partilhar e obter apoio dos colegas deste site. Me ajudem estou a ponto de fazer minhas malas e sumir. Pra complicar ainda mais temos uma linda criança de 3 anos o que é minha alegria e jamais gostaria de fazê-la sofre. Por favor me ajudem.
    Grande abraço Jow

    • Michelly Ingred

      Olha, tenha paciência Jow, as vezes ciúmes exagerados sufoca o casal, senta com ela e conversa, que o ciúme dela ja esta muito exagerado , que ele aprecisa ter confiança em você por que voce esta com ela , e ela é quem você ama pois vocês ja constriuram um Familia, e jamais queria se separar dela e de sua filinha, tem paciência , conversa civilizadamente assim você consegue! Boa Sorte vou esta torcendo por você

      • sabe cara, passei por isso na vida, minha ex era muito ciumenta tbém fiz exatamente isso que vc pensou, arrumei as minha coisas e sumi do mapa grande problema é que tenho uma filha com ela e fiquei por muito tempo sem ve-la po causa da mãe, então pense bem meu amigo, tenta resolver as coisas da melhor maneira possivel, com calma e conversando vcs tem uma filha e as coisas não são tão semples assim cuidado cara abraços

  28. Jabuticaba

    Olá,meu nome fictício é olhos de jabuticaba, a minha situação talvez seja mais atípica que as outras. Tem uma pessoa que considero muito como meu amigo, trabalhamos na mesma empresa , porém filiais diferentes. Nos falamos muito por redes sociais, principalmente msn e facebook, como demostração de carinho eu postei no face dele que gostava dele, que era uma amizade que eu não tinha nenhum arrependimento de ter. Pronto isso foi o estopim, a namorada dele não gostou, brigou com ele e ainda fez ele fechar a conta do facebook. Eu tentei várias vezes achar ele no face e não conseguia, pensei que tinha sido excluída sei lá, ás vezes eu e ele brigávamos muito como se fossemos o casal de namorados, no dia seguinte estava no msn eu sabia que ele iria entrar estava só esperando, quando entrou eu soube o porquê. Ela não tinha gostado do post que coloquei sobre ele e que tinha ciúmes da nossa amizade, que não gostava que conversávamos pelo msn e tudo mais, enfim resolvi me afastar dele apesar de ser muito duro e difícil pra mim, me senti muito mal e triste por que ele nem ao menos tentou defenfer nossa amizade. Minha pergunta é a seguinte até onde vai esse relacionamento? Sempre uma das partes nega a si mesmo pra continuar o relacionamento? Até quando vai aguentar isso?

    • Nao será prendendo a pessoa numa redoma que estaremos garantindo o sucesso de um namoro sustentavel. Todo relacionamento precisa desenvolver os laços de confiança, isso traz o amadurecimento para o convívio e tende a diminuir as discussões e brigas quase sempre sem grandes motivos. Por outro lado, entendemos que antes da gente assumir um namoro com alguém, a gente já tinha outras amizades. Penso que o mais importante é também fazer a (o) namorada (o) conviver também com os (as) amigos (as) lembrando que amigos (as) tambem precisam estar atentos ao tipo de “liberdades”. Nessas situações, será mais um motivo para se desdobrar nos esforços para se contruir as bases de um relacionamento sadio, seja na amizade ou em qualquer outra esfera.
      Abraços

  29. oi me chamo cibele tenho 25 anos e meu namorado 42 ,ele tem muito ciumes ,quando ele liga e eu não atendo haaaa vai dar briga,se chamo pra sair ele so me leva pra onde quer e não pra onde quero ir,eu gosto dele mas não sei como me comportar diante disso,me ajudem!!!!!!!!!

    • Margarida Souza

      uma coisa é certa cibele, esse namoro so esta fazendo bem pra ele. veja se é isso mesmo que vc quer para sua vida. bj

  30. Adriana Menezes

    Me chamo Adriana tenho 35 anos, meu namorado Marcos 35 anos, e faz pouco tempo em que estamos juntos uma atitude dele me deixou muito desconfiada, temos orkut e ele adicionou uma mulher que quando vi não gostei nossa pensei que ja tivesse conseguido trabalhar o meu ciumes ma~s não consegui muito isso me encomodou tanto que tive que chamar ele pra conversar, falei o que estava sentindo que~não tinha gostado ele riu e disse que sou braba rsrs, pode até ser mas hoje em dia digo que estou bem melhor porque se fosse a algum tempo eu tinha feito o maior barraco rsrs.
    Eu queria uma ajudar pra trabalhar mais essa parte minha esse meu ciumes.
    Obrigada!

  31. Ola passei por um situacao ontem anoite em um casamento com o meu namorado moro nos Estados Unidos e ele e americano,culturas diferente muitas vezes me abala, mais eu amo ele, o casamento era do primo dele e foi o meu primeiro casamento americano que fui, aqui a noiva escole 5 mulheres e o noivo tambem, como padrinhos, eu fiquei totalmente perdida porque nao conhecia muita gente no casamento e estava praticamente sozinha,o meu namorado por ser padrinho tinha que fica quase o tempo todo com a menina que a noiva escolheu pra entrar no altar com ele e quase toda a festa tambem, eu sentei numa mesa bem londe de todos, porque foi preditado em que mesa a pessoas sentaria,nesse tempo meu namorado sentou com essa menina no jantar ,e esqueceu de mim,pra tudo ficar melhor ainda eles descobriu que estudaram junto no ensino medio eu fiquei de longe e nao pude me controlar…fiquei mto com ciumes, pq ele esqueceu de mim, ficou ocnversando o jantar todo com essa menina e de longe parecia muitos felizes juntos,os outos padrinhos que tinha namoradas ou esposas na mesma situacao que eu tinha levantado a mesa que eles estavam e tinha ido ate as namoradas ou esposas como deveria ser mais ele esqueceu de mim,e fiquei mto nervosa pq ele nao considerou com oeu estava se sentindo e mais tarde depois ele veio ate minha mesa mais nao pude me controlar nao queria falar com ele, e tambem eu pegava ele olhando em direcao da menina muitas meses quando ele estava comigo ,ela estava dancando na pista de danca bem sensual e ele nao tirava o olho dela, e eu sinceramente nao sei como lidar com essa situacao, pra mim se fosse uma peddoa do tipo que ele nao se atrai eu ficaria de boa mais pra mim ela era mto bunita e fiquei muito insegura com isso ,eu reagi mto mal ou isso e normal, se eu tenho mto ciumes como posso controlar? eu nunca passei por esse sentimento.

  32. Eu sou doente de ciúmes e tenho consciencia disso,não gosto que meu namorado fale com mulher nenhuma,não gosto nem que ele fique falando das irmãs dele…isso me dá tanta raiva,faço amizade com os amigos dele pra tentar descobrir algo dele….fico fuçando o passado dele,uma ex-namorada ,ficante qualquer coisinha me interessa já roubei da gaveta dele cartas de ex e queimei tudo,fotos dele com ex eu corto e jogo fora e juro de pés juntos que não fui eu que peguei…cheiro todas as roupas dele quando vou no quarto dele,abro todas as gavetas,ele tem muita paciencia comigo…todo dia a gente briga ,já terminei e voltei umas dezenas de vezes,já bati nele 2 vezes…..eu o amo muito e não quero nem pensar na possibilidade da gente se separar….

  33. Degilson p/ João

    É horrivél né João?, eu sou muito ciúmento e inseguro e gostaria muito de uma ajuda também, porque eu não consigo viver assim, eu magoo demais a pessoa que eu Amo, e não quero faze-lá sofrer como eu faço, por qualquer motivinho bobo eu já começo a falar coisas que ela não deve ouvir e pior de tudo que são coisas muito pequenas e bobas, mais meu ciúmes não deixa passar.

  34. eu tambem tenho muito disso, naum dou conta de controlar meus ciumes, to a ponto de fazer uma besteira, nao sei se minha namorada me trai ou nao mais sei q me sinto muito inseguro com ela e queria q vcs me desce uma opinião e me ajudaria numa escolha!!!!

  35. para degilson

    olha cara eu axo que com 8 meses de namoro pra quem conheceu a namorada pela internet nao da tempo nem de vcs conhecer se o que sente é forte pra fazer essa lokura que fizeram. nao boto fé nesse namoro nao meu, eu axo que so rolou atracao de sexo

  36. Oi, pessoal, tenho 24 anos e minha namorada tem 34 estamos juntos á 8 meses, conhecie ela pelo msn, e ela era casada se separou do marido para ficar com migo e eu amo ela demais,ela tem dois filhos que eu adoro demais também, eu mudei a minha vida toda praticamente por causa dela para ficar com ela,eu morava em são paulo e agora estoy no rio de janeiro, mudei de emprego para ficar com ela, e eu sou muito ciúmento, o meu ciúmes é muito ejaxerado, a gente se desentente demais demais mesmo,(poxa) ela é tudo para mim, eu não sei viver sem ela, mais ela é muito complicada as vezes também,e sei que ela me ama de verdade,como eu amo ela, eu não me importo se ela tem filho ou não se ela foi casada eu só quero é ser feliz ao lado dela e fazer ela feliz isso o que eu mais quero, eu quero.

    Deixe sua opinião ai galera valeu fiquem com Deus!

  37. Oi estou passando por um momento dificil em minha vida pois, sou casada a quase 6 anos mais juntos ficamos so 4 pois ja largamos varias vezes pois ele me traiu uma vez e o fruto dessa traição 2 filhos com essa pessoa pois perdi toda confiança nele msm ele me falando que não tem mais nada com essa pessoa eu não acredito ligo pra saber onde ele esta a cada minuto sinto que isso so me afasta dele, Não sei o que fazer pois gosto de Mais do meu Marido temos uma filha e quero muito que nos continuemos juntos tem horas que pareço esta fikando louca de tanta desconfiança poiis se ele sai e demora 5 minutos do combinado quase tenho um enfarte de tanto ligar pra ele e se ele não me atende fiko furiosa! Por favor me ajude o que devo fazer para salvar meu casamento e minha familia.

  38. Parabéns pelo texto..
    Ajudou muito.

    abraços

  39. ANGELA GRAÇAS

    VC SE SUPERA A CADA MENSAGEM QUE EU LEIO.PARABÉNS.

  40. Eu tb me identifico muito com isso, mas li um texto q me fez pensar sobre o assunto e até onde ver se é ou n paranóia minha, quem sabe n pode ajudar vcs: http://www.revistazena.com.br/ciumes

    Bjo!

  41. Tenho um relacionamento a 04 anos e de casados temos 01 e meio. Faz pouco tempo ele arranjou um emprego novo (alias eu arranjei pra ele) e do nada apareceu a foto de um cara no cel dele e no pc como oculta fui no ortuk fussar e o cara tava la nos amigos dele. Pronto pirei, instalei keylog pra monitorar o teclado do computado e tudo mais.
    Nuca peguei conversas dele com esse cara, mais peguei uma conversa dele com um amigo e na conversa ele cita esse dito cujo. Tivemos uma briga e largeui tudo no ventilador, ele disse que isso não significava nada que estava comigo por que me amava e que esse cara não significava nada para ele alias que o cara tinha dado em cima dele por intermedio de uma colega dele e que ele disse que isso nunca. Mais foi o bastante não consigo pára de monitoro a vida. Isso te me deixando doido, por que sei que ele não tem espaço pra me trair masi mesmo assim fico fussando orkut, e-mails, cel e tudo mais.
    Por favor alguem pode me ajudar!!!!! não quero peder meu amor e sinto que acada dia tento puxar ele pra mim e empurro ele pra lonje ja que o ele mais presa e aliberdade e sempre disse você sempre me deixou livre para vivvermos juntos e isso era bom agora você me sufoca!!!

  42. Oie Adriele Menina vc se parece Muito comigo só q meus namorados ainda ficam comigo eu não entendo as vezes acho q é pena não sei acho não.
    Olha eu não deixo ele falar com ningm pq acho q são ex ficantes dele nenhuma menina a não ser as irmães dele nem com as irmãs dele eu ñ gosto que ele fala com ningm eu qro ele só pra mim ja namoro 2 anos e 5 meses imagine pra ele me suporta esse tanto de tempo ele deve me ama mesmo ne.
    Pois é menina minha vida é complicada eu fico investigando o passado dele sab eu sei q vai me machucar + eu vou atraz meu ciume é insuportavel eu encho o saco d todo mundo eu não sei pq sou assim eu não qria ser assim gente me ajuda ae eu sofro tanto com isso as vezes acho q sou louca o pessoal me chamam de louca.
    entre em contato comigo..
    eny-xinha@hotmail.com

  43. queridos amigos aprendi atraves de leituras e depoimentos e ate mesmo de situaçoes que infelizmente me machucaram muitos que temos que nos valorizar e que SOMOS MUITOS PRECIOSOS PARA DEUS pois o ciumes em excesso podem nos levar a locuras e isso nao vem de um amor verdadeiro e sim doentil lembre OQUE DEUS UNIU O HOMEM NAO SEPARA

  44. Pingback: … Blog do Márcio … » Blog Archive » O Fim Do Ciúme

  45. Á 7 meses, minha namorada diz que é para me parar de ser ciumento, que estou fazendo isto atoa, sem motivo nenhum. … eu não queria ser assim , agora estou tentando me controlar pois ontem brigamos e elá disse que será à minha ultima chance, agora e´a minha chance de correr atras do amor da minha vida … ainda etá em tempo ! Vim relatar através desde para me sentir mais alividado. Obrigado !

  46. Carla Veríssimo

    Temos uma revista na minha cidade e gostaria de saber se poderiamos publicar seu texto sobre o ciume e lógico que colocarimos a fonte.

    No aguardo de um retorno .

    Obrigada.

  47. Tambem tenho muito ciumes. Porem meu ciumes é maior quando estou longe dela ou quando nao tenho noticia dela por muitas horas (digo horas porque trabalhamos juntos). Mas, como sempre procurei observar a razao para ter respostas dos meus atos, aprendi a tirar ela da cadeira de interrogatórios e me colocar la, me pondo a prova pra saber se estou certo mesmo ou nao. Aprendi com a prática o seguinte: Se voce ver dois suspeitos na rua e achar que são ladrões, inclua sempre voce mesmo como supeito também pois, de repente, o ladrão pode ser voce mesmo. Portanto se voce achar que sua namorada ou esposa está te traindo, nao desconfie somente dela, desconfie dela e de voce mesmo. Coloque voces dois como suspeito. Voce é supeito tambem porque pode estar querendo matar uma ovelha achando que é um lobo. Ela nao deixa de ser suspeita nesse caso porque voce tem tambem a chance de estar certo, entendeu? Ja estive a beira do fim do meu relacionamento que é uma benção. Hoje isto acabou, nao brigamos mais. Ela tambem é muito ciumenta (de forma incondicional). Ensinei isto a ela, chegamos a um acordo mutuo (muito importante) e hoje tudo é maravilhoso. Passei a desejar mais minha parceira, sou cada dia mais apaixonado e hoje sinto tesão so de ouvir a voz dela em meu ouvido. Isto está acontecendo cada vez com mais intensidade. Ela tambem está assim, somos dois apaixonados e olha que ja vai pra um ano e meio de convivencia. Por este tempo ja era pra termos se acostumado um com o outro, porém está é aumentando. Isto ocorre porque estamos sempre conversando e corrigindo falhas, estamos sempre dispostos a nos corrigir pra agradar o outro. É assim que funciona.

  48. Eu tambem sou louca de ciumes acho que sou doente ja estou visitando o psicologo a duas semanas coloquei um fim no relacionamento por esse motivo estava sufocando demais o meu ex por isso estou me tratando.

  49. sou doente de ciumes, eu nao aceito o passado dele, oq fez ou deixou de fazer, oq sentia por tal pessoa ou oq fazia, entao eu fazia mts perguntas e ele ate respondia por um tempo, tinha dias q ele estava super nervoso ou impaciente, comecou a ficar ironico e a me tratar com irrelevancia, tornou-se cada vez mais sensato a ponto d nao se importar com oq eu sentia por achar q nao importava o passado e pronto, eh uma excelente pessoa mas nao sabe lidar mais com essa situacao alem d ser meio seco diante d minha exigencia, para mim nunca estava bom, ele me dizia q nao sabia mais oq conversar comigo pq tudo poderia me lembrar algo e q estava com medo d mim, q eu o estava afastando d mim mas q nao tava deixando d gostar d mim, sua preocupacao era se estava me fazendo infeliz q por causa disso sairia fora, ele nao me passava seguranca e nao me paparicava, isso piorava a minha situacao em relacao a ele, mas eu achava q o fato d eu gostar mt d sexo ja era o suficiente para ele, alem do mais nao o traia como a ex dele fez, ( esta ele namorou por seis anos e ele nunca soube enquanto tavam juntos) e comigo durou apenas um ano, para mim isso doi mt pq acho q nao me valorizou, a gente brigou feio pq vi q alem d ter ficado com uma garota horroroza por duas vezes ainda a cumprimentava, q dizer… nao era apenas um erro e tchau, isso foi antes d mim claro, mas nao aceitei d forma alguma..
    ele nao eh do tipo q procura, quando brigava com ele vinha aqui mas nem tocava no assunto, demostrava estar triste, quse nao se abria comigo.
    eu fui desanimando com o tempo, eu queria sber td q tinha feito e nao aceitava q fizesse menos por mim, eu tava esperando para ver noq dava, nao queria tb dispensa-lo pq nao sabia oq eu queria d verdade e nao o queria ver com outra pssoa.
    acho q se gostasse mais d mim me daria mais valor e faria d tudo para ficar comigo, o tempo ruim durou uns cinco meses.. ele nao me procurou mais e pronto, assim acabou mais uma historia minha e td por minha culpa, q investigava ate o passado dele literallmente para saber oq ja fez por alguem, sinto mt por mim mesma!
    obrigada
    email
    marysalv@gmail.com

  50. O meu relacionamento acabou a 20 dias, pq ela viu uma colega me cumprimentando. E partiu para agressão fisica sobre mim.
    Fiquei muito triste e dei um fim nisso.

  51. OPS!!!
    TENHO CIUMES SIM. MAIS APRENDI A MIM CONTROLAR. POIS SE ELE ESTA COMIGO E POR QUE SE SENTE BEM AO MEU LADO. E QUANDO ESTAMOS JUNTOS NOS AMAMOS COMO SE FOSSE A ULTIMA VEZ, E PERCEBO QUE FORTALECE MUITO NOSSO AMOR. K&N FOREVER AMOR ETERNO

  52. oi é o seguite eu amo meu namorado, eu sinto que ele nao mim trai
    e percebo que ele mim ama. mais as vezes eu dou uma crisse de ciumes
    do nada. SOU MUITO FELIZ!! E QUERO CONTINAUAR ASSIM .

  53. olá,
    eu procurei esse site p/ conseguir ajuda, não namoro a 7 anos, bem menos tempo, mas sou extremamente ciumenta, e estou transformando nosso relacionamento num inferno. Não posso perde-lo por causa dessa minha doença…
    Nunca agredi, mas já gritei, estraguei momentos especiais, afastei pessoas que poderiam ser amigas, por causa do meu ciume,…eu nao sei o que fazer, porque sofro, imagino, e nao sei até que ponto minhas imaginaçoes são verdadeiras ou apenas imaginaçoes mesmo…..

  54. Esse tema ciume para mim é triste porém importante,pois sofro com isso.Namoro há 7 anos o mesmo homem,sou a primeira namorada dele e ele meu primeiro namorado,nos amamos,somos amigos e ajudamos um ao outro,mas o meu ciume excessivo nos atormenta,nos impedindo de viver em paz,penso e imagino muitas coisas,se ele chega sorrindo e de bom humor do trabalho ou acadêmia eu afirmo que ele esteve com alguém,quando ele está pensativo eu já falo que está com o pensamento em outra mulher,chego na casa dele de surpresa e rápido para ver se pego alguma coisa,pergunto umas 10 vezes por dia se ele me ama.Já cheguei ao ponto de agredi-lo fisicamente e me sinto ainda pior todas as vezes que eu lembro o quanto ele é tranquilo em relação a ciume,o quanto ele é maduro e seguro,atualmente me sinto inferior e triste,por mais que ele faça coisas para me agradar,nunca estou satisfeita e sempre cobrando ,reclamando e pedindo provas de amor ,Preciso de ajuda.

  55. Pingback: O fim do ciúme « Comportamento

  56. minha irmã sofre muito com esse namorado dela mas ela ama muito ele oque ela faz?????

  57. ELE TBM É MUITO CIÚMENTO É VAI MUITO PELA HÁ CABEÇAS DOS AMIGOS É ELE AGRETIDA NÓS AMIGOS É NÃO EM MIM MAS EU AMO MUITO ELE NÃO SEI OQUE FAZER QUERO UMA AJUDA????????????

  58. eu sou muito ciúmenta é com isso esta acabando com meu namoro oque eu fasso?????

  59. Eu sou casada já faz 1 ano e 6 meses..
    E ainda ñ csegui controlar meu ciumes, talvez seja por ele ter muitas amigas ñ suporto isso..
    Estou desconfiada de traição..
    Mais tenho medo que isso seja coisa de minha cabeça ..
    O q devo fazer?

  60. Eu ja nao consigo ficar 1 minuto sem achar q ela está me traindo ou algo assim, sinto-me mal, estou as vesperas do meu casamento e sem saber o q faço, as vezes me dá uma vontad d largar tdo e dxar como esta, e eu viver sozinho o resto da vida, mas ao mesmo tempo eu sou louco por ela, completamente apaixonado, nao tenho segurança pq ela mora em uma cidade distante da minha 120km, mas tdo fds nos encontramos e passamos juntos colados, por mais q eu fale com ela por telefone, ou esteja, eu acho q estao me traindo, tds estao com um complor p/ acoberta-la…… Ela nunca me deu motivos, muito pelo contrario, eu sou o 1° homem da vida sexual dela, a trato com mto carinho, e naum reve-lo mto o meu ciumes, mas ele está me destruindo por dentro, nao sou + aquela pessoa feliz, segura de si, conquistadora, nao consigo + fazer nada…….

  61. Oi pessoal pra mim ciumes acontece sem a gente perceber qndo a gente ve ja ta acontecendo ja estamos nas brigas mas hoje sei que ninguem é dono de ninguém e que se a pessoa amada tiver que te trair vai te trair e vc pode nem saber pode ser durante o horario de serviço pode ser de manha a tarde por isso temos que ter alto estima sempre elevada querer conquistar nossas coisas manter amizades pois o Homem é o bicho animal a qualquer momento pode nos surpreender hj falam q amam e amanha outra pode dar bola pra ele para o seu proprio ego de homem vai “cata” pode nao dar tel nao deixar nem um vinculo mas fica….hj sei q sempre vai existir alguem que te paquere ou q te elogie ou flerte com vc ..sempre por mas feio q vc for sempre tem alguem que vc vai chamar atenção ou vice -versa então o que resta é tentar confiar tenta recriar seu amado imagine ele um cara fiél q te ame muito pois o q os olhos não veem o coração nao sente é orrivel viver angustiada insegura por isso vale vc dar um voto de confiança ..eles adoram mulheres confiantes, seguras dão mas valor! tenta ser assim que vcs verão como vai ser diferente…bjos

  62. Ótimas reflexões, as suas. Particularmente, percebo que o ciúme está relacionado ao sentimento de ameaça de perda (ameaça real ou ilusória). Essa emoção, nem sempre construtiva, ganha intensificado nas pessoas inseguras e pode decorrer da “contelação de complexos”, principalmente o complexo de inferioridade, o materno, o paterno, entre outros. O ideal é que a pessoa se dê conta da dimensão de suas próprias reações, emoções e dos seus sentimentos, buscando ajuda quando for necessário, para evitar desnecessárias alteraçõs de percurso de vida, como separações que poderiam ser evitadas.

  63. Nossa! realmente vejo que nao sou a unica pessoa que sofre desse mal, alias isso torma a nossa vida em um inferno, estou passando por um momento muito dificil, um momento de readaptação, esta sendo impossivel passar por esta fase, mas a situação me obriga, estou quase para perder meu namorado de 5 anos, e nao quero que isso aconteça mas ele ja esta de saco bem cheio, ele tambem coopera muito para que eu sinta isso porque as vezes me trata mal, entao ta sendo mais dificil aiinda para eu conseguir assimilar uma coisa com a outra, mas nao sera facil, tenho que conseguir! só que as vezes enfraqueço e acabo tomando atitudes que valem por uma semana de um bom comportamento ou seja uma semana que eu passo sem ter crises, chega um dia eu acabo fazendo coisas que valem por uma semana, nao estou sabendo me controlar.. e no meu caso ele se sente muito,achando que é o rei, por isso acho que ele merece um pouco de desprezo, mas ai é que ta como dar desprezo quando voce tem ciumes da pessoa? impossivel!! o meu caso parece ser um pouco difrente dos demais, mas nao deixa de ser ciumes, nao deixa de ter essa droga de sentimento, que corroi um por dentro!! bom gente boa sorte para todos!!! bjussss

  64. Amor Veemente

    Ola pessoALL!
    A bíblia é o manual do bom viver! Nela encontramos td o q precisamos para sermos bem-sucedidos fisica, mental e espiritualmente… Hj cedo li Gl 5: 16 – 26…. Engraçado q o ciumes é comentado como nao sendo algo bom DE JEITO nenhum! Assim, fica evidente q este sentimento nos faz mal, aprisiona o homem e aqueles q convivem com o sofredor do ciumes também!
    Lembrei de uma outra passagem que fala que o verdadeiro amor lança fora todo o medo, e ainda, que o amor nao arde em ciumes…..
    PArei para pensar e cheguei a cinclusao de que somente com a ajuda do Espirito santo em nos pois dele vem o querer e o realizar, podemos nos livrar deste sentimento tao ruim….. Eh tao ruim, q os ciumentos nao entrarao no reino dos ceus, pq o ciumes eh baseado geralmente numa sugestao mentirosa, e a pessoa começa a viver em mentira, se o pai da mentira é satanas, ela nao esta vivendo de acordo com as verdades de deus, de forma que sua vida toda é imersa numa grande escuridao.
    Lembrem-se: O reino de Deus é paz, justiça, alegria no Espirito santo!!!! Isso deixa a opressao do ciumes fora dele! q tal vivermos livres dessas correntes que nos fazem tao mal????
    Abçs,

  65. Olha eu também tenho um pouco, mas quando eu não resisto e faço um comentário pro meu namorado, eu fico mal. Pq ele fala que eu sou louca.
    O Ciumes pra mim é como um vicio (fumar, beber) , precisamos ter muita força de vontade e coragem para abandoná-lo; pois como todo vicio a gente sabe que faz mal, mas não desiste.

  66. Adriana Lima

    Olá!! sei bem o que é isso.Entre namoro e morar junto com meu namorado,um homem de 40 anos divorciado, são apenas 08 meses, e de uns 03 meses pra cá meu ciume aumentou o triplo,logo quando a própria mãe dele me avisou que uns dos motivos pela qual ele se separou foi a infidelidade dele. Fiquei louca a ponto dele não poder nem olhar para os lados(pensando eu. se fez com a esposa na qual foi casado uns 10 anos,imagine comigo)e para piorar ele vive recebendo toquinho no seu celular de uma exnamorada,uma menina de 21 anos,10 anos + nova que eu. Estou no ponto em que estou olhando tudo; seu caderno de estudo, seu celular sua carteira enfim tudo que possa de alguma maneira me dá uma prova de algo que fico a imaginar. Estou a ponto de terminar com ele, ele já brigou comigo,já conversou mas não consigo controlar, é mais forte que eu.não gosto e já disse varias vezes a ele não olhar para mulheres na rua quando está comigo.Ele não é tipo de homem que vive elogiando,mas ele me demostra que gosta de mim e fica comigo o tempo todo até nos finais de semana,quando muitos homens trocam suas mulheres por uma bola ou sei lá. Ao entrar neste site percebi que não estou só nesta dura e intensa batalha contra o ciume. Mas tenho fé que Deus vai me dar forças para me controlar e me curar,pois não quero perder esse homem da minha vida. Bjs pessoal e forças para todos nós

  67. Bruno Mjor

    Oi!…Sem sombra de duvidas que esse e um tema muito “cabeludo”.Estou vivendo tal cituacao e tal coisa e muito desagradavel,constrangedor e por muitas vezes ate mesmo humilhante.Pois tem se dito que quem ama deve sentir alguma ponta de ciume, mas ha agente que aproveita de tal sitacao para fezer parecer que realmente ama o seu parceiro.Na minha opiniao em alguns casos o ciume so e sentido na ordem dos parceiros que nao aceitam que independentemente da relacao que os uni,seja casados,namorados amigos,enfim,cada um e suposto ter sua “vida propria”,apesar de serem ou se prepararem para ser um so.Estou de acordo com as de mais opiniao e acreditem,ciume demasiado(descabido) mata o relacionamento!…

  68. Oi….estou vivendo um tormento a cada dia, tenho um ciumes que naõ consigo controlar, me persegue, não durmo direoto a noite, não tenho mais vontade de ir trabalhar…so de esconder e chirar ate morrer….na minha cabeça acredito que meu namorado esta tendo um caso com a colega de trabalho..fico no orkut so vigiando pra ver se acho alguma coisa, ele fala que ama so amim, que nao tem ninguem mais naão acredito…estou sofrendo muito….tenho taquicardia, ansierdade,vontade de morrer so de pensar em perde-lo..alguem pode me aconselhar o que fazer pra melhorar?

  69. Oi eu sou um cara muito ciumento, e minhas atitudes cm minha parceira é de, au axar que tem algo aconteçendo e com isso quero logo terminar, isso sem saber o que si ocorre mesmo, não sei o pq disso. Alguem sabe me explicar ?

    Obrigados a todos e espero ki todos sejam muito felizes.

  70. Rogério Faquim

    Bom, meu caso é bem complicado. Eu sou extremamente ciumento, e a pessoa com quem eu estou não da a minima pra mim, se eu trair ou não fica na mesma. Mais ele acha que tem o mesmo direito que eu, eu não fico com ninguem e quero que ele tambem não fique, mas isso é sempre motivo de briga, nosso relacionamento começou errado, mais cada dia eu tento consertar um pouco desses erros. Não sei mais oq fazer parece que são 5 meses jogados no lixo, e o pior somos muito felizes juntos, mais o ciume por minha parte e a falta por parte dele, esta acabando com nosso relacionamento. Alguem consegue me ajudar?

  71. Daniele Palma

    Ollá, sofro compulsivamente por causa do ciumes, quase morro pq isso me consome aos poucos, vivo obcecada achando que ele tem outra o tempo todo! Sinto que preciso me tratar, tentar mudar até para eu ser mais feliz, mas não sei nem por onde começar!!
    O que faço???

  72. ola,
    estou sofrendo muito,sou doente.
    namoro ha 2 anos e nao deixo meu namorado olhar nem para
    o lado,ele ja terminou comigo varias vezes por causa disso,
    ele diz que eu seria uma namorada´perfeita se nao fosse ciumenta.
    estou preucupada pois so tenho 17 aninhos e ele e o meu primeiro
    namorado ja estou assim,imagina quando casarmos.
    quero mudar mais nao consigo,o que eu faço?

  73. oi dado!
    estou sofrendo muito com o meu ciume incontrolavel não sei mais o que fazer nem meu namorado acho que ele tem uma paciencia que nem eu mesma tenho.
    você esta me ajudando muito com seus artigos e eu estou tentando me controlar para não perder alguem que tenho certeza que me ama muito pelo contrario nao estaria mais ao meu lado suportando tantas crises e acusações me ajude não sei mais o que fazer,sofro muito porque depois das crises eu percebo a besteira que eu fiz e que nao tinha motivo pra tanto,fico arrasada mas tenho fé em Deus que vou superar essa doença e viver em paz com meu amor!!

  74. Esse sentimento cria um fantasma psicológico em nossa vida sem tamanho!!!

  75. É pessoal tenho que confeçar que estou na mesma situação de ambos,
    Sou muitooooo mais MuitoooOOoo Ciumenta mesmo. Mas eu creio que se nós temos ciumes é porque tbm temos motivos.Se não, não iria existir este sentimento.
    Ciumes é praticamente um setimento de pessoas que são inseguras o que significa que o aseu companheiro não te da a segurança que vc necessita!

  76. O ciúme é uma infermidade que qdo atinge um relacionamento é capaz de distruí-lo. Estou passando por um momento horrível de muita humilhação por conta do ciúme doentil do meu namorado. O ciúme é capaz de tomar como referência experiências vividas em outros relacinamentos. Estou sendo acusada de infidelidade sem ter feito NADA. Me acusa de olhar pra outros homens. Não sei mais oque fazer. Me sinto impotente diante de tanta injustiça.

  77. bom adorei amensagem ..nao era uma pessoa ciumenta
    de uns 1 ano atraz ultimamente estou demais
    que e um sentimento agradavel ..como posso lidar com
    esse ciumes .nao quero perde-lo

  78. nossa gente que legal eu encontrar esse site no momento q estou agora… é estranho o que esse sentimento faz com agente… estou no inicio de meu primeiro namoro e gostaria de estudar sobre isso pq ja vi que sou uma pessoa que se deixa entregar a esse sentimento o que nao é nada saudavel para ambos.

  79. Ola…
    O ciume e mesmo terrivel…casei recentemente, e nao consigo ver meu esposo olhar pros lados..
    Mais estou tentando superar isso, quando ele olha pra uma mulher ao lado finjo que nao vejo e olho pro utro lado tambem…
    porque o que os olhos nao ver…o coração não sente….rsrsrsr
    Mais e dificil.
    Ja falei pra ele
    mais ele diz que ja cisma minha.
    o que devo fazer realmente??

  80. Ciumes penso por que o temos?
    Qual motivo nos leva a tal?
    Reflito no seguinte: Falta de amor proprio misturado com inveja.

  81. alessandra

    Bom em primeiro lugar amei esse texto .
    achei muitoO legal mesmoO .
    principalmente para mim.. que sou uma menina muito ciumenta ..
    como em um relacionemnto quando estou namorando .todos os meninos que eu namorei todos a cabaram porcausa do meu ciumes ..
    eu não consigo controlar o meu ciumes..
    semp´re arrumoO uma coisa pra mim ficar com ciumes .
    primcipalmnte orkut .
    nossa isso e um veneno pra mim..
    e isso sempre destroii um relacionamento…
    e queria que você me ajudassem a lidar .. com isso
    que

  82. como saber se as ofenças que ele me faz é ciumes

  83. Greyce Kelly

    Eu acho que o ciume, é uma coisa que a gente sente, que nada verdade prejudica a nos mesmos, eu sou um exemplo de uma pessoa totalmente possessiva que quer que a pessoa que a gente esta afim fazer uq a gente quiser sabe?? mais isso faz muito mal tanto pra gente como pro proximo, mais eu estou tentando acabar com isso i vou conseguir!!!!!!!!

  84. O ciúme é um sentimento difícil de lidar… Em relacionamentos amorosos a falta dele muitas vezes nos faz crêr que não há amor de verdade, que apessoa não se importa conosco.

  85. O ciume numa relação é como o sal numa comida, faz sempre falta,pomos sempre o Q.B. mas se abusar-mos estragamos a refeição

  86. Velha Guarda

    Gostei do texto mas gostei muito do que disse Nina.
    Se, num segundo casamento, um dos conjuges mantém relações de amizade e convivência com antigos parceiros, e pretende não ter de as partilhar nem desvendar ao conjugue actual: se, para mais, mantem reserva de muitos detalhes de suas relações passadas mas pede “confiança”, uma confiança que não tem contrapartida na transparencia dos relacionamentos, o ciúme aqui é uma doença ou apenas um sentimento legitimo?

  87. Acredito que a dor que o ciúme causa pode atrapalhar e destruir a convivência.
    É uma mistura de sentimentos pequenos, que geram sentimentos piores ainda.
    Quando percebo que esse sentimento está nascendo em meu coração, clamo a Deus e reforço minhas orações, para ter a clareza de pensamento necessárias para não pecar.

  88. o assunto tratado vai além do texto, pelo menos pra quem já amou muito e sofreu na pele a violência que este sentimento, muitas vezes indigno, doentio, humilhante e desreipeitoso, pode provocar no seio de uma família.
    você o tratou maduramente em seu blog. Parabéns.
    espero que pessoas que o possuam, façam uma revisão dentro de si, pra não magoar o outro, pois quando as coisas atingirem seu ápice, não tem volta, pq uma de suas consequências, é o fim do amor.
    abraços.
    receli

  89. eh uma merda

  90. Milene T Souza

    Achei muito interessante esse assunto já que passo por isso e muitas vezes nao consigo me controlar,é realmente horrivel.
    mogi das cruzes /SP

  91. Ciúme… na minha opinião, um tema muito complexo.

    Costumo dizer que o cíume é sempre um “sentimento infundado”, porque quando existem razões concretas para o sentirmos, deixa de ser “ciúme” e passa a ser “constatação”. Mas, mesmo mantendo esta teoria, continuo a achar que, muitas vezes, é muito complicado saber quando se trata de um ou de outro.
    Existem sentimentos que funcionam como um “alerta”.
    Se considerarmos uma pessoa que é ciumenta por natureza, aquele tipo de pessoa que sente ciúme de tudo e de todos, que mina todo e qualquer relacionamento, seja ele amoroso, profissional ou familiar, com as habituais cenas de ciumes… então, eu diria que se trata de “cíume puro”, gratuito, fruto de uma insegurança pouco sadia, sentimento de posse, etc.
    Mas se pensarmos em alguem que não corresponde a este perfil, alguem que é seguro de si mesmo, que vive os seus relacionamentos de uma forma saudável, e que, de repente, sente a pontinha de cíume tomar conta dos seus pensamentos ou actos… deveremos pensar se não será o tal “alerta” a funcionar, a tal “voz interior” que nos diz que algo se está a passar…
    Existe ciúme e ciúme. Existem mil e uma formas de se lidar com ele.
    Há quem o aceite, há quem o rejeite, há quem se sinta ofendido com ele, há quem se sinta lisonjeado… há quem o assuma, há quem o esconda… há ciúme para todos os gostos e feitios.
    Por norma, não sou uma pessoa ciumenta, por isso… quando o sinto, tento analisar o que me leva a senti-lo, e raras são as vezes em que não encontro um fundamento.
    Normalmente, o meu ciúme funciona como “intuição”. Dou-lhe sempre uma certa importancia porque raramente se engana.

    Bjs

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado Campos obrigatórios são marcados *

Você pode usar estas tags e atributos de HTML: <a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <strike> <strong>