Meu relacionamento

A carência no relacionamentoManter  um relacionamento na carência é praticamente impossível pois, mesmo que esteja sendo vivido aquilo que se agrada, nenhum dos dois  se sente realizado.

Sabemos que o relacionamento a dois é uma conquista cotidiana do outro, e isso acontece através dos carinhos, cuidados, atenção etc. Em meio a essas manifestações de carinhos pode estar incrustada a carência que, por muitas vezes, pode confundir  nossos atos como sendo atitudes de amor quando na verdade, indicam características de baixa autoestima.
Como é instintivo do ser humano, sempre queremos que nossas necessidades sejam supridas. E no relacionamento essa necessidade passa ser extrema, quando alguém aceita tudo aquilo que o outro sugere ou faz. More »

Os cuidados com as amizades virtuaisPara que ninguém viva no vácuo de um relacionamento deve-se saber discernir e ter os cuidados para lidar com as amizades nas redes sociais.

As amizades com o sexo oposto – quando não trabalhadas de maneira equilibrada – podem colocar em risco outros relacionamentos. Dependendo do tipo de vínculo que se estabelece com alguém, as partilhas e confidências tendem a levar a amizade para uma esfera de maior proximidade entre as pessoas. Assim, não será difícil retribuir, tamanha atenção, com outros gestos de carinho.

Uma amizade – quando se torna mais intensa do que os laços existentes entre o casal – gera o ciúme e rouba a atenção da pessoa comprometida. Esse tipo de relacionamento provoca transtorno, sem que, de fato, haja uma maior intimidade entre os amigos. More »

 

redes sociais um motivo de ciumeRedes sociais um motivo de ciúme para muitos, mas não podemos condenar um tipo de mídia por causa do mau uso que outras pessoas têm aplicado a este.

Esta cada vez mais comum, encontrarmos pessoas que mantém seu perfil na rede social.
E, não há como negar que a cada dia crescem os meios para permanecermos conectados nesta grande teia cibernética, chamada internet. Seja por motivo profissional ou por lazer, sempre encontraremos alguém registrado num perfil digital. Tal inserção é ainda acentuada com a tecnologia dos novos telefones e ultimamente, presentes também nos relógios de pulso. Esses equipamentos nos mantém informados sobre o que acontece no mundo, como também, sobre o que as pessoas comentam sobre as nossas publicações. De repente, cada um de nós se tornou uma figura publica. More »

O ciúme no relacionamento: sentimento que mistura medo, raiva e  insegurança

Ciúme, sentimento que todos nós trazemos adormecido e de vez ou outra ele pode despertar e os efeitos desse momentos vão depender da maneira como alimentaremos tal emoção.
O ciúme acontece quando a pessoa sente que o seu relacionamento está sendo ameaçado por alguém ou por alguma coisa.
Uma inquietação toma conta da pessoa que a faz experimentar uma mistura de sentimentos que traz um pouco de medo, raiva, insegurança. Com tudo isso fervilhando dentro do seu coração, dificilmente a relação entre o casal poderá ser tranquila.

More »

Entrevista: Lidando com as crises

“Todo relacionamento há crises, mas a saída mais fácil, nunca é a mais indicada.” Essa foi pauta da entrevista sobre o livro Lidando com as crises

Por melhores que sejam nossas relações, ainda assim, jamais estaremos livres dos choques de opiniões.
Diante das instabilidades provocadas pelas crises, percebemos que não será na elevação do tom de voz ou na imposição da autoridade que faremos alguém nos ouvir ou ser convencido daquilo que argumentamos. Dessa forma, devemos atentar para o modo como tratamos as divergências, pois, a habilidade em resolver uma questão delicada está na maneira como alcançamos seus resultados.

Para quem não teve a oportunidade de assistir a minha participação da TV Vanguarda, subsidiária da TV Globo na região do Vale do Paraíba, segue os links dos respectivos blocos do programa Vanguarda Comunidade.

Entrevista Lidando com as crises – Parte 1

Entrevista Lidando com as crises – Parte 2

Entrevista Lidando com as crises – Parte 3

Saiba mais sobre o conteúdo do livro Lidando com as crises  e da minha participação na 22ª Bienal

Abraços

Dado Moura

A diferença de idade no namoroHá muita resistência por parte de algumas pessoas ao verem um casal com certa diferença de idade.

Namorar é a maneira de identificar em alguém as qualidades que admiramos e sonhamos viver em comum na vida a dois. De modo geral, todos nós já fizemos alguma “triagem” sobre o outro, quando estávamos buscando por um(a) namorado(a). Nisso, estabelecemos pontos básicos para filtrar os possíveis pretendentes, que, de certa maneira, deveriam se enquadrar no nosso perfil e corresponder ao nosso estilo de vida. Por exemplo, a pessoa que gosta de uma vida noturna, certamente vai procurar por alguém que também aprecie esse tipo de lazer e, assim, sucessivamente. leia mais

A inveja que corrói coraçõesO sentimento de inveja incomoda e corrói a autoestima da pessoa que carece das coisas que, na vida do outro, parecem acontecer com maior facilidade.

Estamos sempre aprendendo alguma coisa em nossas convivências. Fazemos a cada dia uma nova experiência no laboratório de nossos relacionamentos. Seja dentro da família ou em outras esferas sociais,  vivemos situações de desconfiança, de raiva, de ingratidão, de ciúme…e, entre tantas outras, estamos sujeitos a deparar com a inveja. Independentemente do grau de parentesco, esse mal pode também encontrar oportunidades para se instalar em todos os nossos relacionamentos. Há pessoas que aparentam não trazer esse sentimento até o momento em que o seu profissionalismo não é ofuscado ou a sua situação de vida continue sendo superior. leia mais

O fim do ciúmeO ciúme é, de fato, algo que acontece. Entretanto, se não houver o esforço para a mudança, ele poderá se tornar ameaçador para os casais.

Um relacionamento não se constrói apenas de momentos de carinhos, beijos e abraços, mas também de esforço e ajuda mútua para resolvermos os pequenos impasses pertinentes ao convívio. Quando nos dispomos a viver com outra pessoa uma experiência de vida comum, a dinâmica do convívio nos permite influenciar e ser influenciado em nossos comportamentos. Por não sermos perfeitos, certamente, muitos ajustes precisarão acontecer dentro da vida a dois. Entre algumas dessas necessidades está a ajuda para o controle do ciúme. More »

Página 1 de 212