Meu relacionamento

Ser melhor exige tempo

Por diversas vezes, já tivemos muita vontade de “abrir” a cabeça de alguém e fazer com que entendesse o nosso pensamento.

.

Se não tivéssemos aprendido um pouco sobre a metamorfose das borboletas, sequer poderíamos imaginar que o mesmo inseto que esvoaça entre flores, teria sido uma asquerosa lagarta, que semanas antes estava se rastejando pelo mesmo jardim.
Foi necessário interesse e maturação para se estudar o delicado comportamento dessas lagartas, do contrário, teríamos emplacado no extermínio daquela devoradora de plantas e erradicaríamos da natureza a beleza colorida, que vivifica os bosques. 
Uma dedicação semelhante se faz necessária para cada um de nós, quando a questão envolve vidas e comportamentos. More »

O desafio de ser diferenteDesde a pré-história, já eram encontrados indícios de que os primeiros homens buscavam viver em grupos, da mesma maneira, percebemos essa característica também entre os animais. Em grupos, os animais conseguem, com mais eficácia, sua sobrevivência, e conseqüentemente, está assegurada a perpetuação da sua espécie.

Embora se compreenda a eficácia de se viver em grupos, na civilização moderna, o que se constata muitas vezes, é a dificuldade da convivência. Temos a impressão de que muitas pessoas, às vezes, preferem viver a sua independência, se fechando para o outro More »

A carência no relacionamentoManter  um relacionamento na carência é praticamente impossível pois, mesmo que esteja sendo vivido aquilo que se agrada, nenhum dos dois  se sente realizado.

Sabemos que o relacionamento a dois é uma conquista cotidiana do outro, e isso acontece através dos carinhos, cuidados, atenção etc. Em meio a essas manifestações de carinhos pode estar incrustada a carência que, por muitas vezes, pode confundir  nossos atos como sendo atitudes de amor quando na verdade, indicam características de baixa autoestima.
Como é instintivo do ser humano, sempre queremos que nossas necessidades sejam supridas. E no relacionamento essa necessidade passa ser extrema, quando alguém aceita tudo aquilo que o outro sugere ou faz. More »

Amor e dinheiroAmor e dinheiro como resolver uma questão quando eles se tornam incompatíveis.
As questões financeiras, dentro da vida conjugal, sempre serão um fator estressante apesar de o trabalho trazer para todos a oportunidade da realização profissional, para as esposas, essa proposta vem acompanhada de um peso adicional.

O papel dos cônjuges no casamento está em dividir as responsabilidades. Até pouco tempo, parecia convencionado que era função do marido suprir as necessidades financeiras do lar, e à esposa cabia a administração da casa.
Já há algumas décadas, com a participação da esposa no orçamento doméstico, os papéis entre marido e mulher se misturaram na intenção de prover o conforto familiar. As questões financeiras, dentro da vida conjugal, sempre serão um fator estressante, especialmente, quando os rendimentos não suprem as despesas necessárias para a manutenção da casa. leia mais

Como evitar as crises no casamento

Foto: Daniel Mafra

Em tempos de namoro, fazemos muitos planos com quem estamos nos relacionando. No decorrer desse momento, os namorado projetam o futuro; preparam os enxovais, a futura moradia, pensam na cerimônia, na festa, escolhem os padrinhos, enfim, tudo é minuciosamente pensado e preparado.
Os detalhes são elaborados para que o evento seja parecido com um conto de fadas, realizando assim um sonho perfeito.
Depois do grande dia do casamento, o casal de namorados deixam a casa dos pais, abandonam a vida que levavam como solteiros e partem para uma nova conquista buscando concretizar seus novos projetos, agora em conjunto. More »

Saber aceitar as mudanças

Saber aceitar as mudanças – mediante os desafios que surgem –, não é uma tarefa fácil.

Na oportunidade de conversar com alguém mais velho, temos a chance de aprender a resolver e a enfrentar nossos problemas, quer seja acolhendo seus ensinamentos ou apresentando as dúvidas de quem está apenas começando a viver.

Conversar ou partilhar nossos questionamentos com esses mestres seria como adentrar na “biblioteca da vida”. Uma biblioteca que não tem seu acervo escrito por grandes personalidades ou por renomados escritores. More »

As fases de um relacionamento compreendem também aqueles momentos em que os interesses podem bifurcar.

Como é bom sentir-se apaixonado por alguém. Nessa fase de encantamento pela outra pessoa, a gente experimenta a alegria e descontração, aparentemente, além da medida.
Quando estamos apaixonados, tudo que se refere a outra pessoa é interessante. Surge, então, entre os casais a necessidade de, a cada dia, deixar-se revelar para a outra pessoa e,  um vínculo cada vez maior une os casais.
A beleza dessa disposição – em se dispor à outra pessoa – vai ajudá-los a superar as outras fases do relacionamento. Isso compreende, de maneira especial, aquelas que serão mais tumultuadas em razão das diferenças do temperamento e também das crises próprias da convivência. More »

gritos nao resolvem problemasGritos não resolvem problemas e o mal trato com as palavras esvazia o desejo de partilha.

As diferenças  nos relacionamento podem se tornar criticas entre as pessoas,  pois o tom elevado da voz , ao contrário do que se  pode pensar, não resolve problema algum mas, provoca maiores ferimentos nos sentimentos da outra pessoa.

Uma relação de confiança, mesmo diante dos problemas,  ajuda a promover a longevidade de qualquer relacionamento.  Pois se a confiança tende a aproximar um animal de seu dono, não poderia ser diferente com quem convivemos. More »

Página 1 de 612345...Last »