O fim do ciúmeO ciúme é, de fato, algo que acontece. Entretanto, se não houver o esforço para a mudança, ele poderá se tornar ameaçador para os casais.

Um relacionamento não se constrói apenas de momentos de carinhos, beijos e abraços, mas também de esforço e ajuda mútua para resolvermos os pequenos impasses pertinentes ao convívio. Quando nos dispomos a viver com outra pessoa uma experiência de vida comum, a dinâmica do convívio nos permite influenciar e ser influenciado em nossos comportamentos. Por não sermos perfeitos, certamente, muitos ajustes precisarão acontecer dentro da vida a dois. Entre algumas dessas necessidades está a ajuda para o controle do ciúme.


Podcast


Há algum tempo, escrevi sobre o ciúme como o veneno dos relacionamentos. Continuando a partir dessa reflexão, podemos, também considerá-lo como um bolo de sentimentos, o qual, quase sempre, esconde situações que nos conduzem à atitude de medo, insegurança e, muitas vezes, de um pavor em imaginar-se sendo passado para trás por alguém. Com isso, reproduzimos, dentro do relacionamento, atitudes características de nossa baixa auto-estima ou das más experiências vividas nos relacionamentos anteriores.

Percebemos que o ciúme é, de fato, algo que acontece. Entretanto, se não houver o esforço para a mudança, ele poderá se tornar ameaçador para os casais.
O ciúme, quase sempre, tem origem do resultado daquilo que conjecturamos ao presenciar uma situação, que em razão de nossas inseguranças, nos sentimos ameaçados e, por conseguinte, passamos a desconfiar de tudo e de todos.
Algumas vezes, uma atitude que poderia parecer inocente para alguém, pode não ser tão inocente para aquela pessoa que vive às voltas com suas inseguranças e ciúmes.  Isso não faz bem para quem sente e, tampouco, para quem está ao seu lado;  pois, como resultado disso, tem-se um convívio bastante tumultuado e com discussões constantes.

Antes que prejudiquemos, com atos tempestivos, o relacionamento tão almejado, precisamos nos abrir também para a ajuda. Além do auxílio de profissionais, quando for o caso,  a pessoa mais indicada para cooperar com esse processo de cura é aquela que está ao nosso lado. Esta, por sua vez, ao perceber que o ciúme está corroendo seu cônjuge, precisa ajudá-la naquilo que a faz vulnerável. Talvez, ser mais atento quanto às brincadeiras ou aos tipos de conversas que podem já não ser tão conveniente com as (os) amigas (os) em razão dos compromissos assumidos, ainda mais, quando se conhece os efeitos que essas atitudes podem causar na pessoa que amamos. Corrigir ou mudar tais atos é uma atitude de zelo e de atenção às novas necessidades do convívio, como também resposta ao pedido de socorro de quem sofre tais crises.

Precisamos nos sentir livres em nossos relacionamentos e não será exercendo o domínio de posse ou colocando a pessoa amada numa redoma que estaremos expulsando o ciúme ou garantindo a fidelidade que desejamos.
O desenvolvimento dos laços de confiança entre os casais traz o amadurecimento para o convívio e tende a neutralizar as forças do ciúme.
Vencer essas primeiras dificuldades é um ato de paciência e demonstra o zelo e o cuidado com quem amamos.
As inseguranças se dissipam quando o casal aprende a reafirmar, a cada dia, seus propósitos com o outro, independentemente das crises que, normalmente, surgem ao longo da convivência.

Um abraço.  Sejamos pacientes um com o outro.

Dado Moura

Compartilhe com seus amigos!

42 Comentários

  1. Bom dia, sempre fui muito ciumenta, mas prendi a controlar e até mesmo relaxar. Hoje não consigo superar meu ciúme (tem vergonha em dizer) de alguns programas de televisão. Meu marido adora a fazenda, pânico e se pudesse veria o teste de fidelidade. Diz que gosta das palhaçadas e das brigas. Mas me sinto desrrespeitada com ele vendo mulheres nuas. Será que sou muito idiota? Ele diz que nãoi sente nada ao ver essas “vagabundas e que esta muito feliz comigo e que sou linda” o vagabunda é por conta dele. Mas mesmo assim me sinto insegura e desrespeitada. Lí o desabafo de uma pessoa aq, e concordo com ela, acedito que tem coisas que poderiam ser evitadas. Sou uma esposa muito de boa e só tenho problemas com isso. Mas de qualquer forma, gostaria de superar para meu próprio bem. Não apenas para viver melhor com meu marido, mas para viver bem e melhor comigo msma. Alguém teria um lugar para que eu pudesse trabalhar isso ou uma palavra para me ajuda? Boa sorte para todos nós

  2. Pingback: Ciúme: O veneno dos relacionamentos | Dado Moura relacionamentos

  3. Meu marido me sufoca,desconfia de mim em tudo que eu faco,meu casamento esta por um fio.Por favor me ajudem!!!

  4. jussara kelly dos santos

    Estou na pior faze do ciúmes não consigo controlar é mais forte do que eu.

  5. Pois é Dado, o ciúme é uma armadilha que destrói muitos relacionamentos, acredito que ele seja sobretudo falta de amor. Quando não amamos a nós mesmos somos incapazes de acreditar que outra pessoa possa nos amar e por isso tentamos aprisioná-la para que não nos sintamos sozinhos. Parabéns artigo e pelo trabalho maravilhoso que está realizando

  6. meu marido me sufoca muito,nao sei mas oque faco,ele tem muito ciumes de mim,nosso casamento esta pelo fio,preciso de ajuda!!!!!!

    • Estou em uma fase muito insegura, já briguei muito com meu marido por isso e percebi que estou exagerando.
      Gostaria de ajuda, porque isso pode acabar destruindo meu relacionamento.
      O ciumes está passando dos limites não sei mais oque fazer.

  7. Cristina Marques

    Acredito,que para uma pessoa ter tanto ciúmes,deve ter ocorrido algo anteriormente.E,nos dias atuais,perdeu-se o respeito.As mulheres devem aceitar que os homens com que relacionam,olhem para o bumbum de outras mulheres tranquilamente.Além de estarem num restaurante e o homem olhar para outra mesa.O fato não é o olhar.O fato é ficar olhando.Se as mulheres fizerem igual,de muitos nomes serão chamadas.A modernidade,com suas redes sociais.A falta de preocupação com o sentimento alheio.Faz com que as pessoas achem comum ,essas atitudes.Mas,não são!Há alguns anos convivía com esse fantasma.Mas,resolvi entender me conhecendo melhor e deixando claro para meu parceiro que mereço respeito,conversando.Porque se a mulher resolve gritar,o homem associa a mulher a uma louca,neurótica.E deixei bem claro que não o cobraria.Mas,que começaria a agir da mesma forma.Afinal,tratamentos iguais.Passei a ter mais confiança em mim.Não fico olhando para onde ele olha.Comecei a viver a minha vida e não em função da dele.E como ninguém é de ninguém,passei a deixá-lo livre, ser uma boa companheira.Demonstro afeto,amor,companheirismo e outros.Faço o que posso.Sem medo de perder!Usei o desapego!

  8. Por favor, me ajudem meu namoro ta em crise por conta do meu ciúmes, até eu já tou me incomodando com isso, eu sofro com essa falta de confiança e ele também, sei qe ele já me traiu, mais por meu jeito grudento demais, e por qerer telo só pra mim, preciso de ajuda, tenho ciúmes até da minha sombra, fico fuçando a vida dele, e esse ciúme ta me tirando a paciência, não tou feliz com isso. SOCORRO!

  9. Sinto ciumes da minha namorada e ela fica incomodada por isso oque faço para tentar diminuir

  10. Maria de Fatima Maia

    Bem sou bastante ciumenta, por isso estou lendo isso. Mais não vejo por aqui solução para meu problema. Não havia sentido ciumes de meu marido até o dia em que o vi olhando para os peitos de uma cliente, e conversando alegremente com ela, isso me matou naquele momento, passei então a observa-lo e percebi que sempre que aparecia uma cliente com peitos a mostra ele atendia com muita alegria e alongava-se em conversas e olhava discretamente para seus decotes. Sabe acho que as pessoas que desencadeiam os ciumes deveriam também serem tratadas e deveriam fazer matérias direcionadas a eles. Pois se não despertassem ciumes , com certeza não haveriam ciumes. Num casal onde ha ciumes, os dois devem ser tratados. Porque fica muito tranquilo para o causador de ciumes, Vivem jogando em nossa cara e falando pros outros, ahhh ela é muito ciumenta se achando muitas vezes o gostosão. Por favos façam matérias direcionadas a estes VILÕES que se passam por MOCINHOS.
    A culpa do ciumento não é dele e sim do outro.Esta é minha opinião. Já tive outros relacionamentos este é o quarto, no primeiro e no terceiro não houve ciumes, pois eles eram sérios e jamais os peguei se fresquiando com outras , já no segundo e no ultimo este que estou vivendo agora, não posso falar a mesma coisa.

    • Concordo com voce. Só há ciúmes, quando ele é provocado com atitudes incorretas, de total falta de respeito. Quando a pessoa, age de maneira correta, respeitosa, não tem espaço para o ciúmes. Acabam “se achando”! E,nós, que vivemos esta situação, nos achando as piores criaturas do mundo. Enquanto, o ego deles, vai só inflando, nossa bola só murchando. Eles se fortalecem na nossa fraqueza. Vampiros, sugadores da vitalidade alheia. Puro mal caratismo!

  11. Erica Nogueira

    Me identifiquei muito com o seu artigo,é exatamente como me sinto e quero muito trabalhar essas emoções,que por mais que seja,faz parte de nossa natureza,pois nossa missão é buscar esforços para lidarmos com isso e crescermos de forma universal,muitas vezes precisamos compartilhar e falar e/ou ouvir sobre nossas experiencias, para que possamos ouvir nós mesmos,identificar nossos pontos negativos,o que nos incomoda e,por meio de ajuda profissional,apoio dos amigos e familiares identificarmos as origens do porque,e encontrarmos respostas e saidas para nossos anseios mas antes de tudo a coragem de admtir nossas falhas e deixar a vergonha de lado, é que será fundamental para a solução,pois não somos fracos por assumirmos que precisamos de ajuda,e o bom disso tudo é que tem solução,eu acredito na cura e sei que temos que acreditar em nós mesmos para que todas as ferramentas e ciências disponíveis possa fazer sua parte,por isso não tento derrotar o ciúmes,e sim a minha descrença,meu desanimo e falta de amor,quero e vou acreditar em mim mesma,pois ai sim poderei lidar melhor com minhas inseguranças, pois terei consiencia de que não sou perfeita e sim humana.

  12. EU ESTOU INCONSOLAVELMENTE POIS EU ESTOU DESTROINDO MEU CASAMENTO POR UMA COISA QUE NAO ME DEIXA EM PAZ EU AMO MEU MARIDO ELE E TD QUE UM DIA EU QUIS, ELE TD QUE UMA MULHER QUER PRA SI CARINHOSO,AMIGO, COMPANHEIRO,SINCERO MUITO BACANA,
    ME AJUDEM EU TENHO 2 FILHINHAS QUE SAO APEGADAS MUITO NELE NAO QUERO QUE ELAS SOFREM TB, ME AJUDEM A SALVAR MEU CASAMENTO E ME LIVRAR DESSA DOENÇA POIS NAO SEI MAS NEM DE MIM.

  13. Bom dia pessoal …td q li sobre vcs é o q passo no meu dia dia com meu namorido…estou numa fase q não consigo deixar ele respirar …e ele disse q sufoco ele….Não consigo deixar ele nem ir ao posto lavar o carro … cada dia q passa estou com mais ciumes …oq faço???

  14. Gente nao consigo controlar meu ciumes
    eu acho que estou ficndo doente ta doendo mto meu coração mto mesmo to ficando mal mal mesmo e deixando meu relacionamento cair ele tenta me ajudar mais meu ciumes e mais forte q tudo me da um odio q me da vontade de mata lo meu olho parece q fica cego e eu bilisco ele aperto e ate esmurro e ele nao faz nada tenho do dele pq faco isso mais nao consigo me controlar meudeus gente me ajudem !!!

    • Ola Andressa,eu estou exatamente assim,e sabe o que faço?Tomei a decisão de me curar,pois eu só tinha 2 saídas,o abandono ou a cura,como eu não quero ser abandonada pelo meu namorado,eu busco a cura,ele mesmo deu a ideia de fazer terapia,pois todo ciume tem um ponto de origem,e no meu caso eu estou descobrindo aos poucos qual é a origem pra poder tratar.
      Cheguei ao ponto de agredi-lo varias vezes,de terminar varias vezes,fazer escândalos em casa e isso acaba com qualquer relação!Pra minha sorte ele é um cara muito maduro que ja tinha vindo de relacionamentos com mulheres ciumentas.

      Mas em fim,o que deve fazer é buscar ajuda!
      Boa sorte torço por nos 2 bjus.

  15. Nsalambi Pedro

    o ciúme nao pode faltar no amor, mas este nao pode ser demasiado, sou homem de 35 anos e que chamo atençao a muitas mulheres, dezm que sou bonito, e sofro elogios e muitas vezes andando com a minha esposa sempre há estes tipos de tentaçoes, mas ja que ela entende isto smpre vivemos feliz. ciúme quando for demasiado chega oa ponto de fazer mal no parceiro. por isso no amor nao *a ciúme

  16. Caro Dado Moura,

    Sou uma mulher de 35 anos, bonita, formada, e chamo muito a atenção dos homens em geral. Porém qdo estava em fase de separação do casamento por falta de amor de minha parte (que terminou por exesso de ciúme do meu ex-merido, mas nunca o traí (ironia)), tive a idéia de me relacionar com algum homem que tb fosse comprometido. Através de amigos, conheci um homem (hj meu namorado), casado com uma filha de 5 meses e que para minha supresa, lembrei que fora meu vizinho de rua e uma paquera de adolescência. Investi nele para testar se era isso que estava faltando para eu finalmente acabar meu casamento. Acabamos nos relacionado por 01 e meio, encontros e viajens furtivas, tentadoras e apaixonantes. Sempre com promessas e juras de ficarmos juntos, (eu me separei definitivamente em 02 meses deps do primeiro encontro). Foi uma época de mto sofrimento, paixão, solidão e humilhações. Términos e voltas. Mas enfim, por iniciativa minha de jogar a toalha para ver no que daria, acabei ligando para ela e contando. Eles se separaram em 01 mês e quase indo para litígio em 5meses. Resumindo: nós dois traimos, por insatisfação e falta de amor no casamento e acabamos juntos. Estamos com quase três anos de realcionamento e nos últimos tempos temos brigas quase que diárias por desfonfianças minhas. A um ano rastreio seus emails, tenho ciúme se olha diferente p alguma mulher, brigo em festas, controlo sei dia através de telefonemas e msg, cuido a conta telefônica pela internet etc. Não gosto disso, passei por isso com meu ex e por isso acabou. Tenho consciência do meu problema. Penso que o que ele fez pra ex pode estar fazendo para mim. Estamos terminando nossa casa e montando um novo negócio para o final do ano, gostaria de me controlar mais, brigo e mtas vezes sou violenta. Acabo correndo atrás e mtas vezes me humilhando. Ele entende e tenta continuar. Diz que até fica um pco satisfeito com isso que ele chama de zelo. Porém as coisas estão piorando. Já não curto os programas, nem sua cia. Não relaxo nunca. Parece um vicio. Estou em tratamento com uma pscicóloga para ver se consigo me livrar disso. pois quero ser feliz e ter um relacionamento saudável. Não sou insegura comigo, mto pelo contrário. Não sinto é seguraça nele. E para piorar as coisas, por causa do meu comportamento alerta e controlador, acabei descobrindo um segredo guardado a 17 anos de todos que o conhecem: uma filha. De uma namorico c/ 20 anos. Já superei a menina, a conheci, fiquei penalisada por ela ter visto o pai somente 3 vezes (ele não quer se próximo dela) e tento que ele veja isso como uma coisa boa e que não é tão ruim assim. A guria é impressionantemente a cópia dele. Ela se encorajou em conhecer os avós (pais dele) dps que me conheceu. A mãe dela acabou ligando para a mãe dele e contou tudo. Porém ainda não teve o encontro pessoal. E nem parecem ter interesse em conhecê-la. Mto estranho. Tb não tenho contato com os meus sogros, pois a mãe dele não me aceita, mais um motivo de mtas brigas. Encarei ela e fui me apresentar, foi relutante e não consegui fazê-la mudar de posição. Vi que briga perdida e dou mais tanta importância. Mas sei que é necessário, pois isso nos divide bastante. Quero e preciso mudar meu comportamento para ser feliz, mas os fatos e como as coisas começaram acabam alimentado meu ciúme excessivo e controlador. Gostaria de seus conselhos. Seria como uma forma de complemento ao meu tratamento. Poderia me ajudar? Grata. Abç. Ana

  17. Pingback: Sou dependente do namorado « GAROTA ALIENADA

  18. Pingback: Sou dependente do namorado « Dado Moura – relacionamento, comportamento e reflexões

  19. Bom texto. No meu caso, estou passando o cadeado depois que o ladrão fugiu, ou seja, minha esposa, o amor da minha vida, disse que não estava feliz comigo porque eu sou muito ciumento e acabou tudo. Hoje vejo que precisava melhorar meus sentimentos, mas não procurei ajuda. Vou começar semana que vem um acompanhamento num grupo de terapia familiar, mas vou só, sem família, porque ela não acredita que posso melhorar e que podemos voltar a ser felizes.

  20. Bom dia!
    Sou muito ciumenta,afirmo isto, mas não era comecei a sentir este sentimento quando meu ciúme começou a ficar com excesso de posse. Estava analisando em meu ser o porque, isto acontecia. Percebi que meu esposo, vivia reclamando que não tinha ciúme e por isso não o amava.
    Então começou a olhar as outras mulheres de forma que o olhar dele parecia que estava olhando a mulher nua. Me sentia, a última das mulheres.Aí foi onde começou tudo.

  21. MEU MARIDO TEM UMA VIDA PUBLICA, E ACABO TENDO QUE FREQUENTAR VARIOS LUGARES PUBLICOS, ELE TAM QUE SER DELICADO, SIMPATICO COM AS PESSOAS E FICO MORRENDO DE CIUMES!! TENHO MUITO MEDO DE PERDER ESSE AMOR.. ACHO TB QUE O AMO MAIS QUE ELE NE AMA!!!!

  22. eu nao ando na casa dele mas sito muito ciumes qundo ele estar com a família dele sei q estou errada mas nao consigo controlar como devo agir e pensar!!aceito ele chegar tarde em casa mesmo sabendo q estava jantando com a familia? a final estamos casados e me sinto so em casa!Aguardo ajuda

  23. …Nossa minha história é um pouco complexa….
    …Eu tenho 25 anos, e sempre tive meu complexos de sempre me achar gorda, de nunca ninguem olhar pra mim, de não me achar bonita, e além de tudo me achar inferior a todas as pessoas.
    ….Eu já fui casada e o fim desse relacionamento me deixou com mtas marcas, e eu sofro com essas consequencias até hoje….
    …Eu tenho um namorado abençoado por Deus, e ele tem um Grupo de pagode …
    aqui na cidade onde moro eles fazem o maior sucesso, ai esta a questão ….eu nunca fui ciumenta … até 1 ano atraz quando comecei a namorar ele.
    …Hoje confesso que esse sentimento esta acabando comigo, parece que vou morrer de tanto ciumes dele. Ele não me da motivos só que pelo fato de eu ter passado por uma desilusao e ele tocar …ajuntou o util com o agradavel.
    …Sinto que ele esta se consando de mim pois não aguento o assedio das garotas em cima dele… Não consigo me controlar,tudo isso é novo pra mim…o que eu faço? não posso perde-lo eu o amuuu…. Mas preciso de ajuda estou enlouquecida….
    ….Quero ser mto feliz ao lado dele pra sempre… ele é mto especial…. t++

  24. Oiii… namoro um guri a 1 ano e 9 meses, no começo ele era muito mais ciumento do qe eu, mas og eu tenho um ciumes mto grandee, não consigo esqueçe o pasado dele, ih estou sofrendo com isso, pq meu ciumes ta prejudicando minha relação com ele, o que faço para esqueçer o passado ou pelo mesnos não pensa nele, e dexa de se ciumenta?

    Obrigada!

  25. Namoro uma menina de 16 anos,tenho muito cíume dela, já cheguei ao ponto de querer me matar por ela mas o motivo de tudo isso é o comportamento que ela tem com os seus colegas, sabe aquelas conversas que não tem nada a ver com a amizade, chama de amor,como vc ta ,vc não vem me ver e etc…….O quê eu faço para acabar com isso?Séra que é eu que tenho que mudar ou ela?

    Aguardo repostas

    Obrigado

  26. eu pedie pro amigo meu pra mim apresentar uma amigo dele de repente ele aparece com ele la na rua onde eu moro,ele me apresentou mais antes de ficar com ele e perguntou onde era a minha casa e perguntou se eu tinha namorado?
    monstrei minha casa e disse q naum tinha namorado.Acabeifikando com ele ,conversamos um pouco ele falou q depois queria conversar comigo direito.Passa uns dias eu a vejo ele fala comigo eu tabm falei com ele .quando chega de noite o amigo dele me fala que ele disse q eu tinha dado lingua pra ele ,eu fui e liguei pro celular dele pra saber dessa historia ele me fala q foi o amigo dele q disse q eu olhei pra e dei lingua eu disse q naum pois ele tava era doido ,depois disso ele me pergunta q uem era o menino q eu tinha passado?
    eu disse q era meu amigo ,ai ele falou ta certo,e disse que queria conversar comigo.passa uns minutos ele liga mais naum atendie pois estava dormindo.
    AGORA QUERIA UMA SUGESTAO SOBRE ESSA HISTORIA

  27. namoro com um cara a 2 anos, no principio era tudo bem ele era mais ciumento que eu . mais agora nem eu entendo consigo entender o ciume que sinto por ele, pois o meu ciume aumentou de tal maeira que me deixa sem saida, eu qro lhe ver todos os dias se assim não acontecer fico logo enciumada e começo a imaginar coisas que não consigo explicar, fico triste, magoada, choro desesperadmente. tenho medo que talves possa ser doença. amo tanto dele que não consigo imaginar em lhe perder, estou sofrendo a cada dia que passa.

  28. para Dayse

    Dayse amiga, voce ja entrou no casamento sendo desvalorizada. Seu marido ja se sente confortado pela situacao te expondo ate suas aventuras. Duvido muito que ele va parar poruqe ele ja perdeu o respeito com voce.
    Se cuide amga, bjs

    beth

  29. ola, sou casada ha um ano e 5 meses e desde o comeco sabia que meu marido era muito galinha e gostava de estar sempre rodeado de muitas mulheres, mas eu pensei que com o passar do tempo ele fosse mudar… no comeco eu nao ligava mas agora nao sei o porque isso est[a me afetando, ele trata elas muito bem, da os mesmos apelidos q ele me fala a elas. Sempre procura novas mulheres para ter contato, ir la em casa. ele diz que sempre foi o jeito dele mas eu nao estou mais conseguindo conviver com isso!! agora ele esta trabalhando em uma agencia de modelos e ele seleciona as meninas semi nuas!! ele mantem uma pasta no computador de todas as que ele ja ficou, fotos beijando e videos de sexo!!! sera que tudo isso [e coisa da minha cabeca ou ele esta mesmo exagerando nas atitudes??

  30. Namoro com uma pessoa já faz 1 ano e 3 mêses,no começinho do namoro era tudo normaL e com o passar do tempo está havendo várias situações que está me magoando de mais.Tem vezes que parece que ele me trata como um bichinho enjalado com um paninho por cima.
    Nesses últimos mêses agente anda brigando muito ao ponto de um fala babozeras horríveis para o outro, ele anda vendo coisas aonde não deve,se eu falo que vou sai sem ele, logo ele dis que vou trailo,se quero sair com minha irmã e minhas amigas é um terço pra eu conseguir. Não sei oque eu faço mais para provar pra ele que eu nunca o traírei, pois amo ele de mais e acho que em relacionamento tem que existi confiança! Tomare que isso passe logo por que é besteira essa coisa de ciúmes possivo.

  31. ivone de oliveira santos

    infelizmente sou ciumenta,e sei bem o que alguem como eu sente,mas a maior culpa é minha,mas a pessoa que vivo também tem sua parcela,pois se aproveita da situação para me humilhar,me maltratar e me desprezar ao ponto de me sentir um lixo…

  32. Namorei 3 anos uma pessoa muito ciumenta. No início do relacionamento era td ótimo. A primeira cena de ciúme dele me causou uma alegria enorme, pois percebi que ele gostava de mim, mas com o passar do tempo aquele sentimento tornou-se constante e prejudicial. Eram muitas brigas feias, eu tentava provar pra ele que nada daquilo q ele imaginava existia, ele me acusava de coisas absurdas, era terrível, só me magoava. Até agressões físicas aconteceram, do tipo puxões de cabelo, aperto no braço a ponto de ficar roxo, empurrões… Eu vivia um inferno, pois queria me livrar de td isso mas não conseguia, era um termina e volta, ele não aceitava o fim do namoro. Com o tempo as ofensas fizeram com q eu esfriasse com ele, eu já não sentia prazer em vê-lo, pois sabia q não demoraria pra uma briga acontecer, a gente brigava td dia, minha mãe ja estava de saco cheio de tanto escutar nossas brigas. Tem duas semanas q terminei com ele, estou sofrendo sim, mas ao mesmo tempo estou aliviada. Ele está fazendo tratamento pscológico, espero q ele se cure deste mal para poder ser feliz.

  33. *Pri in the sky*

    Eu sou muito ciumenta, chego a ter dores fisícas de tão nervosa que fico. Um absurdo fazer isso comigo mesmo e com as outras pessoas, principlamente com a pessoa que amamos. Ciúmes é igual alucinógeno, vc vê coisas que não existem, cria amantss em sua imaginação… é um inferno. Estou lutando muito contra isto, pois sei que já magoei pessoas queridas só por minha segurança. Vou pensar muito neste texto.

  34. O CIÚME É UM PÉSSIMO CONSELHEIRO!

  35. Estou sofrendo muito nesses últimos dias por ciúme. Eu e meu namorado somos muito grudados e desde que começamos a namorar há um ano e três meses perdemos consideravelmente a vida social…morávamos numa mesma cidade e tres meses depois do início do relacionamento cada um passou no vestibular em uma cidade diferente. nem isso foi suficiente para reparar a gente…Passávamos horas no telefone (um absurdo!) todo santo dia!!!!! e nos víamos no fim de semana. o fato é que continuou a mesma coisa….não fiz amigos direito na cidade em que me mudei nem ele…. só telefone mais telefone…. no fim do ano eu começei a sair mais, formar minhas amigas e ele aceitou até que numa boa sabe…mas ai veio o pior: AS FÉRIASSSS qdo era pra ficarmos felizes e tal em nos vermod todo dia é que começa o meu ciúme….nem qdo ele estava longe eu sentia. e o pior: eu sinto muito ciúme da família dele…eu sei que é horrível mas não consigo me controlar….eu começei a trbalhar em janeiro e então nos vemos menos, nesses últimos dias que eu estou indo de manhã comecei a voltar pra casa mais cedo (pq ficávamos todo dia até de madrgada juntos) ele fica com a irmã dele, conversando, jogando baralho….e eu fico com muito ciúme muito mesmo…hj eu qse terminei com ele….disse que preciso de um tempo pra me resolver, me melhorar…pois sei que isso não é saud´vel!!! mas eu não sei como me libertar desse sentimento….é sufocante….. espero conseguir não mergulhar nesse sentimento horrível…se não passar irei procurar ajuda psicológica…me desejem boa sorte pois é muito ruim mesmo sentir uma coisa e não querer sentir!

  36. Estou vivendo tuudo oque esta escrito nesse artigo, apartir de hoje mudarei minha atitude competamente. Ontem tive uma briga quase rompemos um namoro de quase 3 anos por este motivo. Hoje sinto com obrigação de mudar para nao perder a mulher da minha vida.

  37. Gostei muito deste artigo. Ultimamente venho agindo assim com meu namorado…fico noites em claro imaginando que ele não me ama mais e coisas do tipo…na última conversa que tivemos ele me disse o quanto se sente mal com minha desconfiança e que isso está destruindo tudo o q construimos…agora que consegui admitir meu ciúme, vejo que tb está mais fácil controlá-lo…o mais importante é vc se amar em primeiro lugar e ao invés de cobrir o outro com desconfiança e ciúmes, dê motivos pra ele ver que vc é mulher mais linda e apaixonante do mundo…isso sim conta muitos pontos, e só é possível qdo se tem uma auto-estima elevada e saudável. Valeu!

  38. Muito bom o artigo.. me fez repensar muita coisa ..pois de um amera ou de outra se encaixou completamente no meu modo de agir..

  39. Já sofri muito com o ciúmes. Havia motivos para que eles ocorressem. Hj sou uma pessoa mais tranquila, sei o que quero da vida, estou com minha auto- estima elevadissima. Estou pronta para um novo relacionamento, mas desta vez levando comigo um versículo bíblico: “NÃO DEIXEIS O SOL SE POR SOBRE SUA IRA”. Este versículo é fundamental em nossas vidas, pois nos leva a refletir o quanto o diálogo é importante. Abraços meu grande amigo.

  40. Eu estou tendo muitos problemas em meu relacionamento em virtude de meu ciume.
    Detesto as amigas de meu noivo que em sua maioria são conhecidas de muitos anos.
    Mas não acho certo ele ficar de leva e trás e de gentilezas com elas.
    Que para mim são um bando de folgadas que não ajudam nem com R$1 real para a gasolina quando saimos todos juntos. E ele só sabe cobrar de mim.
    Me sinto diminuida, feia, com baixa estima.
    Quando ele faz algo que eu não gosto que as beneficia fico irritádissima.
    Mas eu o amo muito e não gostaria de me separar dele.
    Gostaria que ele parasse de fazer coisas que eu não gosto. Entendo que são amigas dele mais queria distância delas.

  41. Adriana Penners

    gente desulpa pe os erros aqui eu vejo tudo crtnho mas olh a catastofre

  42. Adriana Penners

    Parabens pelo testo que acabo de ler dias prcuro ajudapra vene meu cume que asveses nemsi o ue e s é porsecao ou doinio isso porq so sei que tuo queé meu tenho muito selo ecuiddo nagosto qe outro peguem por ex mas o de judara quem preisar e dar omeu ultimo pr isso no me acho egoista, se teho ciume quero e preciso de ajuda , po tantomuito obrigada ja pocurei ajudde um profcional ouvir qu penso mo negativo. por iso tenho feito algumas mudncas ms nao seise consig pois concrdo e acredto que pessoa quepassa pela crise dium pra csa de ajuda do maior envolvido por exemplo e inflizmntenao tenho isso
    agora procuro tambm entre os temas de relaconamnto ajua pra comoequecer um amor. Beijo e cinseros agradecimentos.

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado Campos obrigatórios são marcados *

Você pode usar estas tags e atributos de HTML: <a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <strike> <strong>