21 Comentários

  1. BOM A VERDADE SÓ PODE SER DITA QUANDO VOÇÊ TEM O OBJETIVO DE RESOLVER O PROBLEMA COM AS SUAS ATITUDES. VOÇÊ DIZER A VERDADE SÓ POR DIZER MESMO SABENDO QUE É VERDADE =SEM RESOLVER O PROBLEMA, SEM CONSEGUIR A TRANSFORMAÇÃO E A RESOLUÇÃO DO PROBLEMA NÃO É RECOMENDÁVEL.POIS PODE PIORAR A SITUAÇÃO EM VEZ DE MELHORAR. A VERDADE QUE NÃO TRANSFORMA SE TORNA DESNECESSÁRIA E INÚTIL.
    A VERDADEE DITA PARA ENCHER O SEU EGO E SUA PRÓPRIA VONTADE E EGOÍSMO NÃO RESULTARÁ EM BENS PARA NINGUÉM.E SE VÇ FIZER ALGUÉM SOFRER POR CAUSA DAS SUAS PALAVRAS PODE PREPARAR QUE ALGUÉM DA SUA FAMÍLIA OU ALGUM FILHO OU PESSOA DO SEU SANGUE IRÁ TB SOFRER AS CONSEQUÊNCIAS DA SUA FALTA DE PRUDÊNCIA. ENTÃO NEM SEMPRE É BENÉFICO FALAR A VERDADE SOBRE ALGO OU ALGUÉM POR MAIS QUE SEJA A VERDADE.

  2. Falar a verdade, muitas vezes, pode estar fundamentado na própria necessidade de desabafar, de jogar para fora o que está nos incomodando, ao invés de favorecer o crescimento da outra pessoa.

  3. Suellem Cristina da Rosa

    Falar a verdade, muitas vezes, pode estar fundamentado na própria necessidade de desabafar, de jogar para fora o que está nos incomodando, ao invés de favorecer o crescimento da outra pessoa

  4. “…’a sabedoria de um ancião’ deverá controlar o ímpeto de um coração ávido do desejo de consertar o mundo.”

    Gostei dessas palavras. Tenho um desejo de querer consertar as coisas injustas, fazer as pessoas enxergarem que estão erradas! Preciso da “sabedoria de um ancião”, de controle, de CALMA…! =)

    Se sou verdadeira, criticando construtivamente, tenho que saber ouvir, aceitar críticas…!
    Tem aquele que diz a verdade, mas não gosta de ouvir a verdade sobre ele.
    Mas é preciso entender, que nem todos têm essa consciência e muito menos sabedoria nas relações.

  5. Ola Dado….Muito bem colocado a questão da verdade. Quem é que conheçe a verdade??? Garanto que ninguem conheçe a verdade nesta humanidade…..Podemos teorizar a questão da verdade, expressar belas palavras, excelente conceitos, idéias..mas isso não passa de apenas reflexões!!!Jesus disse , Eu sou a Verdade, o caminho e a vida…Quem quiser conhecer a verdade terá antes que conheçer a Jesus…ou seja, ser um Jesus, ser realmente O Filho de Deus. Expressar palavras duras,(apenas com conceitos de vida), contar fatos vivenciado com seu proprio julgamento, isto é apenas um fenomeno corriqueiro da vida. Nào temos o direito de interferir nas vidas das pessoas como fazemos, em nome da verdade ( falsa verdade)Oque achamos dos outros, isto na realidade é que pensamos de nós mesmo…..Abraço..

  6. oi,dado linda msg,obrigadom dado pelo artigo…..que Deus te abenççoe….

  7. Pingback: A VERDADE NÃO USA MÁSCARA « Blog do Pe. David

  8. Dado, estou passando por esse momento agora, uma amigão meu andava fazendo algumas coisas erradas e falei sobre o comportamento dele, o desaprovando. Ele não gostou do que ouviu e o pior é que eu agora é que sou a pior pessoa do mundo para o resto dos nossos amigos. concordo com todas as palavras que escrevertes. e me concidero extremamente verdadedeira.

  9. Dado, parabéns pelo artigo. Quando voce vai lançar um livro pra gente? Abraços.

  10. Não podemos dizer que odiamos de tudo a tudo a mentira ,pois a vezes mentimos por coisas pequenas mas também não podemos deixar de falar a verdade pois sabendo utilizar as palavras a verdade se torna mais doce e agradavél de se ouvir.falar a verdade é apenas uma questão de jeito e expreção.

  11. CARLOS ANTONIO MARQUEZAM

    Quem age com a verdade, deixa de enganar a si mesmo. Carlos Marquezan

  12. sabe eu tenho muitas coisas a contar a minha mae e uma acaba na quarta e tenho duas coisas a faser:
    1 faser do mei jeito e tentar sair certo pois tudo me favorece ou 2 falar para ela antes de faser isso e eu tenho uma prova a faser de 2 chamada na qual faltei e ela naum sabe tenho 14 anos e ja fiz minha decisao minha maee!

  13. todas as pessoas que tenta ser verdadeira acaba sendo julgadas.

  14. GELCIRLEI DO CARMO PEIXOTO

    DADO, LI ESTE ARTIGO EM RESPOSTA SUA A UM COMENTÁRIO MEU. O QUE ÁS VEZES ACONTECE É QUE O MOMENTO QUE JULGAMOS CERTO PRA NÓS, PEGA O OUTRO NO MOMENTO ERRADO. TODO TATO É POUCO, POIS A NOSSA VERDADE PODE NÃO SER BEM RECEBIDA PELO FATO DE O OUVINTE NÃO ESTAR EM UM BOM MOMENTO. ABRAÇO

  15. Pingback: Melhor resposta » Existe momentos para falarmos a verdade, ou devemos sempre falar a verdade ?

  16. Cheguei até aqui pelo Google, procurando entender porque as pessoas têm pavor de ouvir a verdade
    Contudo agora me defronto com outro questionamento
    Como descobrir o momento certo? E se não estamos acostumados a expressar nossos sentimentos, mas queremos falar a verdade erramos mais pelo desejo de acertar
    Não existe método que ensine o momento certo, pois “o momento” é descoberto no “momento que se fala”
    Abraços

  17. Já,desde,menininha aprendi a falar à verdade com o meus pais.E agora com a Tecnologia maravilhosa da Rede Internet,com blog’s maravilhosos que chegam para o encanto da minha vida,só tenho a agradecer a Deus pela inteligência dada ao Homem e,aproveitá-los o máximo,pois,trazem mais um alicerce e fundamentam com mais vigor,o que aprendi quando menininha:A Verdade…Caminho…a Vida. Se o meu próximo tenta dizer mentira,não me calo; se o meu próximo tenta enganar-me,apelo para que,entenda os ensinamentos de Jesus e digo-lhe que a Deus não engana.Pois é.A verdade,nada mais do que a verdade,em nome de Deus! A minha vida,da minha família, é uma realidade infinita com convicção de Deus,enfrentando doenças graves,enfrentando todo ou qualquer mal que possa acontecer-nos e sempre pedindo fé,esperança,caridade e justiça para o bem comum de todos e pedindo pela Humanidade,sem cessar.Caminho reto leva-nos diretos ao Céu!

  18. Helio Avilar

    Vocês blogueiros são tão certinhos! não têm problema algum vivem se escondendo da realidade que é nua e crua.
    Todos são maravilhosos vivem escrevendo coisas que na vida real é difícil de se aplicar.

  19. lindo texto. “a verdade às vezes dói, mas é pq vc constroi um mundo só de sonhos e de medos”, diz uma antiga música. tem seu lado de verdade, qd n conseguimos discernir entre a realidade e o sonho.concordo q a verdade prevaleça, mas sempre há de ser cuidado com as palavras, pois elas magoam, qd dita de maneira impensada.
    mas mesmo assim, deve prevalecer, qd for o retrado da realidade. sempre há momento certo para tudo acontecer, inclusive para sermos sinceros conosco mesmo e com nosso próximo. “sabedoria do ancião”, me reporta a meu falecido pai, uma pessoa maravilhosa, q ensinou-me mt, inclusive auxiliando a n esquer-me de ser eu mesma, ser transparente e respeitar o sentimneto do outro.
    parabéns, e que Deus nos abençoe nesta semana santa!
    abraços.

  20. Dado
    Estou completamente encantada com seus textos. Você consegue expressar através das palavras comportamentos tão complexos e de uma maneira tão lúcida e direta. Maravilhoso. esse blog vai ser leitura diaria. vou linka-lo!
    Obrigada pela gentil visita!
    ADOREI!
    ;)

  21. Isso me faz pensar no livro “O silêncio: uma pedagogia da vontade”, de Germán Doig Klinge (ed. Loyola, se não me engano). O autor fala do “silêncio de palavra”, e explica que isso significa ter domínio sobre as próprias palavras, especialmente quanto:

    1. ao momento de falar
    2. ao modo como se fala
    3. à intenção com a qual se fala
    4. e, claro, àquilo que se fala.

    Parabéns pelo blog. Coloquei-o em destaque no blog da Família de Nazaré (http://familianazare.blogspot.com)

    Abs!

  22. Falou e disse!

    … “a sabedoria de um ancião” deverá controlar o ímpeto de um coração ávido do desejo de consertar o mundo.

    Fantástico! Deus nos dê o discernimento necessário…

    Aquele abraço, Maninha

  23. Penso que a analise do que se quer expressar ao outro deve ser muito bem feita durante o tempo de espera pelo melhor momento, e este é bom que seja sem “animos quentes”, sem a pretenção de estar com a verdade suprema e é bom estar preparado para ser bem recido ou ignorado.

    Gostei muito do trecho “a sabedoria de um ancião deverá controlar o ímpeto de um coração ávido de consertar o mundo”.

    Ana

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado Campos obrigatórios são marcados *

Você pode usar estas tags e atributos de HTML: <a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <strike> <strong>