Meu relacionamento

o poder de um super-homemMuitos homens se enveredam pelos caminhos da depressão, quando experimentam o fracasso exatamente naquilo que pensava ter o controle.

No convívio do nosso dia-a-dia percebemos que, ao contrário das mulheres, são poucos os homens que se dispõem a elogiar o desempenho ou a atitude de um colega de trabalho. Quando estes ousam reconhecer o feito do outro, quase sempre se limitam a fazê-lo por meio de poucas palavras, tais como: “Parabéns!” ou “Foi um bom trabalho!”
Talvez resistam tanto em consequência de uma disputa inconsciente e ainda primitiva – herança de seus ancestrais – disputa esta que os obrigava a garantir a supremacia dentro de seu grupo. Ao depararem com um amigo que se encontra aborrecido com alguma coisa, também reagem de maneira superficial com as palavras. Eles mal se oferecem para escutar o companheiro, mas, tentam ajudá-lo com uma outra atitude na tentativa de desviar a preocupação do colega a respeito do problema. leia mais

Aprender com os nossos erros

Se não conseguimos aprender com os nossos erros, acredito que dificilmente saberemos assumi-los e aproveitá-los para acertar numa outra ocasião.

Nem sempre é fácil assumir a responsabilidade de nossos atos ou reconhecer nossas atitudes, quando estas foram dolorosas ou tiveram consequências desastrosas. Na tentativa de fazer o que intencionávamos e julgávamos ser o melhor, às vezes, acabamos atropelando aquilo que seria o certo. E diante dos resultados desastrosos de nossas escolhas, muitas vezes, caímos na tentação de evitar assumir as responsabilidades de nossas próprias opções. More »

minha filha se apaixonouNum piscar de olhos, nossas crianças se transformaram em adultos. As conversas na cozinha já não são mais sobre os “causos” da escola, ou do trabalho, mas dos interesses e das atenções que “determinada pessoa” exerce sobre nossas “crianças”. Basta apenas se encontrarem com o “felizardo” que todo o ar existente na atmosfera parece desaparecer.

Depois de se enfrentar uma verdadeira bateria de “provas de espera”, de “achômetros” e orações, felizmente tem-se definido aquele com quem se gostaria de viver a experiência do namoro! More »

mensagem para um super paiNão foram poucas as vezes em que ouvimos sua voz mais enérgica, cobrando de cada um de nós para manter o ordem em casa ou os brinquedos guardados, numa época em que a preocupação de nossos dias era a de nos ocuparmos apenas com as brincadeiras de rua.

Naquele tempo, nós não conseguíamos fazer uma leitura do mundo sobre a real necessidade de aprender a obedecer às suas regras. More »

contar hostoriasContar histórias para nossas filhos, mesmo aquelas que têm enredos inventados, podem também formá-los nos bons costumes.

Há algum tempo atrás, ainda era muito comum sentarmos em volta da mesa e ouvirmos as histórias e ”causos” de nossos pais. Momentos nos quais – as palavras daqueles que a idade os tinha cumulado de sabedoria – penetravam pelos nossos ouvidos, levando-nos à viajar por historias fantásticas, em que até os animais podiam falar. More »

Quando os filhos vêmTudo aquilo que era vivido entre marido e mulher passa a ser, agora, vivido em função dos horários permitidos pelo bebê.

Dentro do casamento, com a chegada dos filhos, os casais experimentam a passagem do estado de vida de marido e mulher para pai e mãe. Com o nascimento do filho, a vida tranquila estabelecida entre os cônjuges pode parecer, para os mais carentes, que estão deixando de ser amados, pois já não têm a mesma atenção de antes. Para outros casais, a criança veio roubar toda a atenção e o cuidado do mundo, e  acreditam que, justamente por causa do bebê, o relacionamento está esfriando. leia mais

Página 1 de 3123