quando o amor parece esfriarEntre duas pessoas que se amam, não se pode subtrair o vínculo com as mudanças, mas potencializar o desejo de ser diferente.

Existem algumas características comuns que percebemos nos namoros, como por exemplo, o romantismo, o zelo e a delicadeza pelo(a) amado(a). Nisso também está o anseio pelo momento do encontro. As meninas capricham na aparência, demandando um tempo maior em frente ao espelho. Elas não se incomodam em gastar a tarde, penteando ou esticando os cabelos nas ‘chapinhas’ ou provando vários pares de roupas, sapatos, além é claro, do perfume para a hora do encontro.


Podcast


Sabemos que no início do namoro a “adrenalina” da paixão suaviza até mesmo os defeitos que poderíamos perceber em nosso(a) namorado(a). Contudo, com o passar do tempo, parece que os defeitos dos enamorados germinam diante dos olhos. Costuma-se dizer, maldosamente, que o “açúcar do confeito” acabou. Na verdade, ficamos mais à vontade em dizer ao outro o que gostaríamos que fosse diferente.

É o tempo do amadurecimento que volta à nossa porta, exigindo o compromisso de mudança!

Ninguém gosta de ser advertido, mesmo que essa advertência comece por “veja bem, meu amor,… eu acho que seria melhor você ser mais condescendente nisso ou naquilo…”

Pode-se ter a impressão de que o tão prazeroso relacionamento de outrora, está perdendo o gosto ou que fulano agora está “de implicância”, entre outras coisas. Achamos que o amor está esfriando, mas aquele que ama e zela pela felicidade do outro também cuida dele.

Ainda que sejam limitados os encontros dos namorados, a harmonia e a dedicação pela outra pessoa podem ser os sinais das “sementes” do cuidado e da cumplicidade que acompanharão e frutificarão na futura vida a dois. Especificamente, é no tempo de namoro que os apaixonados terão para avaliar as aptidões e responsabilidades de seus pretendentes. Em contrapartida, é neste tempo que também aprendemos a nos moldar de acordo com as mudanças sugeridas pelo outro, para o bem da vida a dois.

As exigências das nossas mudanças não param apenas no início de um namoro, mas também insistem em acontecer ao longo de todos os nossos relacionamentos, de maneira incondicional, incluindo o eterno namoro de quem já está casado.

As solicitações por parte daquele(a) que amamos provocam em nosso íntimo o incômodo da dor de uma adaptação, que quase sempre não queremos fazer. Vale a pena lembrar que para acontecer a sadia convivência entre duas pessoas que se amam, não se pode subtrair o vínculo com as mudanças, mas potencializar o desejo de ser diferente, para que o bom relacionamento também reflita na vida daqueles que vivem próximos a nós, como filhos, amigos, vizinhos, pais.

Deus o abençoe e abrase seu coração para o amor às mudanças.

Um abraço

Dado Moura

Compartilhe com seus amigos!
Dado Moura (214 Posts)

O conteúdo desta site está direcionado a todas aquelas pessoas que se dispõe a viver o sadio relacionamento. Dado Moura está presente nas seguintes mídias:


37 Comentários

  1. Vc foi muito realista Jose, excelente sua colocacão, eu tambem estou vivendo um romance a distancia pela internet ou celular e sou apaixonadíssimo pela garota e acredito que ela tambem pois faz planos pra morarmos juntos logo embora nunca nos vimos pessoalmente, eu ultimamente demonstro gostar mais dela que ela de mim, sinto vontade de falar com ela o dia todo mas ela as vezes nem liga uma única vez pra mim, quando nos falamos ela diz que sou o ar que ela respira fico meio dividido com isso, tenho medo de cair do cavalo como se diz, que depois de 6 meses de namoro ela desista de vir morar comigo como ela tando afirma mas ate agora ja adiou 2 vezes. Nao consigo dar um basta por sentir uma atracao muito forte por ela e ainda acreditar que vale a pena pois ela é uma pessoa cheia de qualidades. Peco uma ajuda a vc Jose pra analizar meu caso sou maduro tenho 51 anos mas tive poucos relacionamentos sérios. Agradeco antecipadamente.

  2. Tipo eu namoro faz um mes e algumas semanas , e ele não mora no mesmo estado qee eu isso táh sendo muito dificio , não poço toca-lo , beija-lo isso nunca aconteceu comigo , minha 1º vez namorei serio a 3 anos atraz e ele chego tão rápido no piscar de olhos , e tipo ele diz que me ama e tal e agora sinto que ele tá se afastando de mim ,galeria vocês não tem a noção do quanto eu amo ele , e pior nunca vi ele pessoalmente isso mata e facio jugar pq não conheço ele e ama de um forma sem sentido ,tipo não consigo para de pensar nele um segundo , ele já faz parte da minha vida ele faz a diferença … Preciso de um conselho verdadeiro doa que doer :

    • Fanny, acho que isso que vc tá sentindo é paixão, não amor….. Vc nunca ficou perto dele, nunca o abraçou, nunca sentiu o perfume dele. Será que vc não está super valorizando esta pessoa? Desencana. Vc deve ser uma moça bonita, nova…. Sai dessa…… Talvez ele tenha mal hálito, ou seja um tarado!!! Vc não sabe…. nem o conhece…. arranja um namorado da sua cidade, boba, e deixe de se entristecer por bobeira. SEJA FELIZ!!!!!!!!! Um abraço.

  3. Esse comentario em cima me ajudou muito , eu namoro com uma menina faz 7 meses , o começo é dicifil , muita cobrança erros e tal,agente ja deu tempo e voltamos depois de 2 semanas, parece que o amor cresce.
    A convivencia foi tão grande que pegamos os mesmo costumes,O amor é sentimento misterioso ,deixa inseguro e tal ,a receita voce so descobre quando vc ta com uma pessoa a bastante tempo, momentos marcantes e tal é guardado.Com o passar do tempo , as coisas se acalmam , as vezes pensamos que o amor morreu , nem sempre é verdade , o amor fica adormecido , so volta quando 2 pessoas se rencontram , relacionamento mais serio e saudavel.
    Agora que ela mora em um bairro longe, não existe distancia certa , ainda a amo até hoje , ela se mudou a 1 mes , agente ta se vendo 1 fez pela semana , eu penso que meu relacionamento esfriou , estamos fazendo coisas diferente , temos hora certa pra liga , dei mais espaço pra nos , sem pressão , sem sexo.
    Dialogos vem sempre acompanhado , o bom pra min foi que ela aceitou um anel de ouro de compromisso , ela ainda perguntou se eu queria tempo , eu disse que quero continuar.Eu mostrei que estou disposto a continuar com ela , ela hoje esta bem , eu so não conseguir me acostumar direito com distancia , enquanto isso a saudade aumenta.
    Espero ter ajudado tambem…

  4. Escultei vc no programa da canção nova! e vim conferir seu blog! parabéns! adorei é maravilhoso! De uma forma simples vc consegue disser oq muitas vezes não conseguimos enxergar!! Parabéns msm Dado!

  5. eu namoro com uma menina a 6 meses,e as vezes eu faço muita bosta,mas,eu realmente a amo,e estou sentindo ela bem fria comigo e nao sei oque fazer mim ajudem por favor eu nao quero perdela poi a amo!

  6. Tenho 2 anos de namoro e 8 meses de noivado, no começo meu noivo era muito cuidadoso e atencioso comigo, nos tracavamos cartas e depoimentos na internet (coisas desse tipo) eu acha super fofo e romantico, só que agora depois de um tempo tudo mudou, ele não é mais atencioso comigo, quando eu quero conversar para tentarmos melhorar ele não quer, as brigas são frequentes, ele ja não quer mais sair comigo, e isso vai piorando a cada dia, sinto como se ele estivesse cada dia mais loge de mim e dos nossos sonhos e objetivo. E ja não sei o que eu faço!

    • olá fabi te digo que se em 8 meses de noivado ja ta assim , converse com ele se não houver melhora no relacionamento, tenha coragem e de um ponto final tenha amor próprio .força bjus…..ass: andreia.

    • Ana Beatriz

      isso ta me parecendo que o seu noivo so quer conversar quando é interesse dele. Fique atenta porke se ja no noivado o cara ta agindo assim, como sera depois do casamento….ele vai mandar vc calar a boca, isso se nao deixar vc falando sozinha….falo por experiencia. Bjs

      • Larissa Harumi

        Olha querida, eu ja passei por isso. A pessoa as vezes nos ama, mas precisa de um tempo pra si. Quando a pessoa ganha esse tempo, é que ela ve o que realmente é necessário na vida dela. Talvez ele precise desse tempo mas não tem coragem de te falar. Ou talvez, como no meu caso, ele, mesmo com 2 anos de namoro, ainda não estava preparado para esse passo grande que é o noivado, e acabou agindo pela emoção ao invés da razão. Talvez por isso esteja agindo dessa forma. Ponha-se no lugar dele por um momento. Mostre a ele que está disposta e mudar certas coisas para que o relacionamento continue a fluir, mas não se esqueça: nunca perca seu amor próprio!

  7. Oi eu namoro uma menina a 1 ano e meio bem ela é bem dificio ele fez ate uma carta se declarando eu dei uma esfriada mais ela fico fria a um ponto que via ela me via como um conhecido despresado eu passei dos limites que ela coloco e tinha ficado triste 6 dias antes e tava ezagerando no ciume nesse meio tempo o que fasso eu mando mensagem ligo mais ela nada ela e super insegura do tipo vo morrer sozinhaoque fasso será que ela me ama mesmo ou eu esfriei ela?

  8. nossa!! se parece muito com o meu namoro, meu namorado parece q só ver defeitos em mim.
    n me elogia mais…. só me critica
    ai pessoal n sei mais o q fazer por favor me ajudem por favor
    obrigada desde já!!

  9. Aew parceiro espero que possam me ajudar no que fazer…
    Eu trabalho em um local isolado de tudo, onde a comunicaçao é somente por internet (quando essa quer pegar), pra sair daqui somente de aviao que vem uma vez por mes, dai fui de ferias pra minha cidade e nos ultimos dias reencontrei uma conhecida e infancia e ficamos, tivemos uma ligaçao forte e voltei pra onde tenho que estar (meu trabalho), no começo o namoro a distancia estava indo numa boa, mas dai ela comecou a sair com umas amigas nada confiaveis, mas tudo bem, tivemos uma conversa e ela diminuiu com as saidas, sempre nos falamos pela net, trocamos palavaras carinhosas e juras de amor, mas a saudade aperta muito, e ela é meio impaciente e esta perdendo a paciencia e sinto que ela já não esta mais tão apaixonada, sinto que a qualquer hora ela vai terminar que ela não es’ta mais disposta a me esperar (sendo que só volto em dezembro).
    Se puder me dar uma palavra de apoio agradeço, se não agradeço da mesma forma por ler meu desabafo.
    Um abraço…

  10. dado moura suas dicar seus livros me ajudou muito em ver q o problema estava e mi pq tinha medo de ter um relacionamento serio ,nossa graças adeus comoq etou outra pessoas, estava com um rapaz um presente de deus na minha vida. nos afastamos pq ele disse q a maele quer saber de mulher nem uma na casa dela; entao ele ñ ia assumir um namoro dai eu disse pra ele q ficar por ficar eu ñ fico dai acabou tudo mais eu acredito q tdo vai dar certo obrigada senhor

  11. oi eu tenhu um namorado mas nos terminamos pela distancia ele mora em campo grande e eu em sao carlos e nos amamos muito. apesar de eu ter um relacionamento com outros e ele tambem .quando eu venhu para aqui campo grande eu fiko com ele mas esta esfriando ate esse “fikar” entre nois que eu faço e talvez vou me mudar para aqui o ano que vem me ajude pois quero ter ele comigo beijos

    • Oi Adrielly, primeiro vcs tem q ver o q vcs querem, essa de ficar com outras pessoas desgasta, pra um relacionamento dar certo preciso de uma base, uma coluna, como uma casa sem coluna com o tempo ela desaba, vcs precisam ver c construiram essa coluna, talvez vcs c acostumaram um com o outro, só ficar não alimenta relacionamento nenhum, o q mais vcs fazem além de ficar as vezes, qdo um precisa de carinho fica com outra pessoa, cade a base? ou vcs tentam c unir, ficar mais proximos pra um dar pro outro o q precisa ou vai acabar de vez, ou talvez dar um tempo ja que vcs não podem morar perto, depois de um tempo de namoro o “ficar” esfria o q fica é o companherismo, o carinho, o afeto, gostar de estar juntos, não tem tanto bjo, isso não significa q não tem, mais não fica tão intenso qto no inicio e se vcs estao só ficando ta sem base, isso em vcs acabo essa paixão, fico o amor e com a distancia vcs não tao dando o q vcs tem de bom no relacionamento, procuram em outras pessoas olha como ta conturbado o relacionamento de vcs! Voc~es precisam ficar juntos ou terminar de vez!
      Espero ter ajudado!

  12. Eu namoro a quase um ano, mas sinto que o namoro esta esfriando. É dificil pois amo muito ela e faço de tudo para que não acabe. nunca cobrei nada dela só respeito e sinceridade. O problema é que tivemos uma conversa seria semana passada, conversa de casal, depois dessa conversa ela disse que me ama . Não sei estou confusso acho que o problema esta comigo. eu acho que o namora esta frio oq devo fazer ?

    • Procure ver o motivo que você acha que está esfriando… As conversas não estão fluindo? Brigas? Desentendimentos? Outra pessoa está te atraindo? Objetivos futuros seus e delas são diferentes? Estresse? Procure o motivo e tente resolvê-lo, se tiver intimidade e o namoro for estável o suficiente, e ela for forte e tiver boa auto-estima, converse com ela sobre isso… O que faz um relacionamento dar certo, na minha opinião é conversa e a vontade dos 2 de fazer dar certo, isso que mantém o amor vivo, é isso que mantém o desejo de estar a dois… Espero ter ajudado…

    • Olha a paixão pode durar tanto 3 meses qto 2 anos, é relativo, talvez o q tenha acabado em vcs seja a paixão, aquele fogo do inicio, aquela vontade de estar sempre juntos, e isso acaba, não q o desejo acabe mais isso uma hora acaba, essa intensidade, porisso é preciso de uma base pra qdo esse fogo maior acabar vcs continuarem construindo um relacionamento, eu ja passei porisso e sofri mto precisei dar um tempo com meu namorado, mais depois do tempo envolvemos outras pessoas foi o q complicou, mais se tivessemos dado um tempo e ficado tranquilos apenas para refletir teria ajudado, um conselho, tente c ver menos de vcs c veem d+, tipo só de fim d semana pra dar saudade, se vcs se falam sempre no msm horario tente não ter horario pra falar se não c torna obrigação, tentem fazer coisas diferentes, tanto no social qto no sexual mais sem pressão, dialogo é mto importante! se é ela q ta distante, tente dar mais espaço a ela, prore menos ela, mais sempre demostrando q vc está disposto a ficar com ela, não a despreze apenas de o espaço q ela precisa!
      Espero ter ajudado..bjos

      • Esse comentario em cima me ajudou muito , eu namoro com uma menina faz 7 meses , o começo é dicifil , muita cobrança erros e tal,agente ja deu tempo e voltamos depois de 2 semanas, parece que o amor cresce.
        A convivencia foi tão grande que pegamos os mesmo costumes,O amor é sentimento misterioso ,deixa inseguro e tal ,a receita voce so descobre quando vc ta com uma pessoa a bastante tempo, momentos marcantes e tal é guardado.Com o passar do tempo , as coisas se acalmam , as vezes pensamos que o amor morreu , nem sempre é verdade , o amor fica adormecido , so volta quando 2 pessoas se rencontram , relacionamento mais serio e saudavel.
        Agora que ela mora em um bairro longe, não existe distancia certa , ainda a amo até hoje , ela se mudou a 1 mes , agente ta se vendo 1 fez pela semana , eu penso que meu relacionamento esfriou , estamos fazendo coisas diferente , temos hora certa pra liga , dei mais espaço pra nos , sem pressão , sem sexo.
        Dialogos vem sempre acompanhado , o bom pra min foi que ela aceitou um anel de ouro de compromisso , ela ainda perguntou se eu queria tempo , eu disse que quero continuar.Eu mostrei que estou disposto a continuar com ela , ela hoje esta bem , eu so não conseguir me acostumar direito com distancia , enquanto isso a saudade aumenta.
        Espero ter ajudado tambem…

  13. Ternura2011

    Dado MOura

    Parabéns querido,,,

    Amei seu trabalho que Deus abençoe vc e continue escrevendo
    tão maravilhosamente bem
    POde ter certeza que tem ajudado muitas pessoas c suas palavrass
    um abrç

  14. Amiga sofrendo

    Olá a todos,

    namoro a quase 6 meses, sempre foi tudo muito perfeito mas tô sentindo as coisas esfriando, trabalhamos juntos e isso nunca foi problema mas o fato de nunca sentirmos saudades um do outro pode estar influenciado nesse esfriamento…além de tudo sou muito ciumenta e já tivemosalgumas discussões por causa disso, até o sexo ta “meia boca”. O que posso fazer pra mudar isso, pra reacender a paixão e voltarmos a ser como antes??? Estou desesperadapois gosto muito dele.

  15. Eu to namorando, um garoto que parecia um sonho.. que tinha encontrado o principe!!! mais ele nao ta mais me dando tanta atenção, ta faltando algo… e agora sinto um vazio, nao sei como esconder, pois eu to destante dele tambem… ME AJUDEM NAO QUERO PERDER ELE!!!

    • Oi Juliana….eu estou na mesma situação que voce
      eu me sinto sozinha, quando eu preciso dele ele
      nunca esta ao meu lado.. eu sei o que voce esta sentindo
      eu sei que se for da vontade de Deus tdo vai dar certo, pq
      nenhum problema supera um amor verdadeiro..bjuss

  16. alexandro costa

    eu, gostaria de tentar entender uma pessoa, minha ex namorada,nos havia -mos terminados,no final de julho de 2010!depois disso começamos a conversar de novo ate que acabamos voltando!e ela me disse que havia se arrependido de tudo, que não faria eu sofrer outra vez.ate que começou haver umas brigas por ciúmes da parte dela e da minha também! numa sexta feira a noite eu a cobrei algo que eu percebi que estava errado mas,foi tarde de mais para retirar o que tinha dito e ai para ela foi a gota d`água!vou tentar dizer mais ou menos!ela iria ir num num churrasco na empresa que ela trabalha! isso seria no sabadoa tarde e durante o dia trabalharia,eu a cobrei foi o motivo de ter relação!mais me falou que estava cansada e eu não fiquei calado, a ela como que estaria cansada e iria ter q trabalhar e depois ir no churrasco nao estaria cansada ai foi o meu erro onde tudo acabou! só o que eu ão entendo ,uma pessoa dizer que te ama e em menos de dez dia dizer que não o ama mais?eu sei que errei mas isso seria o motivo suficiente para terminar?se alguem possa me ajudar porque estou sofrendo muito!

    • Joao Pedro

      eu axo alexandre vcs so tavam msm vivendo o namoro pelo sexo e isso nao segura namoro nenhum. Olha só, o dado moura fala que se um dos casais nao quer + o namoro nao vai pra frente. eu axo que as mulheres espera mais do namoro do que so sexo. Se alguma mulher puder ajudar, ai tbm ajuda a gente ne

    • Talvez seria interessante antes do proximo relacionamento voce conhecer um pouco sobre o assunto apresentado no tema Namorar não é facil http://dadomoura.com/2009/07/31/namorar-nao-e-facil/

    • brennda c.

      olha, como mulher eu acho que você não deveria forçar algo. se estivesse na situação dela, iria querer um pouco de compreensão por estar cansada demais. o namoro esfria depois de um término, então é totalmente comum a mulher de certa forma banir o sexo para ter um pouco de carinho e atenção. sempre falei que sexo é o complemento para o namoro, mas não é o foco principal. se quer namorar, tente entender a situação dela e ela fará o mesmo por você. acho que é isso. se quer um conselho, corre atrás.

  17. leonardoglobo2009@hotmail.com

    Oi, eu estou namorando a 2 anos e meio, e sempre fomos tão bem no nosso relacionamento, mas nos ultimos 3 meses as coisas parecem dar tudo errado, tudo é motivo de desconfiança e discurssões! Muita gente ver que somos feitos sim um para o outro, só que sinto que está tudo acabando.

  18. eu estou passando por um momento deficil com o meu amor ele está se sentindo como se nosso amor tão lindo de tres anos estivesse se acabando. mas ele não quer peseste e diz q nao vai mim deichar nunca . o q faço?

  19. esfriamento do casal

  20. Maria Fernanda

    Posso partilhar um pouquinho sobre o tema. Sou casada há três anos e eu e meu marido nos amamos cada vez mais a cada dia. passamos pelo período de adaptação…eu, filha e neta única, deixei a casa de meus pais…ele, já em sua segunda união, teve que trabalhar seus anseios e medos em se relacionar novamente com uma pessoa.
    Hoje, estamos firmes na fé e felizes em Deus.

  21. AMEI CADA TEMA ! OBSERVE QUE MARAVILHA……..RS VC E MUITO INTELIGENTE MENINO! RS BEIJINHOS NO SEU CORAÇAÕ.

  22. Que bacana! A gente sabe ou tem uma noção que sabemos das coisas mas hoje eu aprendi que o tempo do amadurecimento vai e volta a medida que a gente tambem avança na vida. Deus Abencoe
    Bia – Sao Jose dos Campos/SP

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado Campos obrigatórios são marcados *

Você pode usar estas tags e atributos de HTML: <a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <strike> <strong>