Meu relacionamento

Quero um amigo e nãu um juizQuando uma pessoa se vê em dificuldades e pede por socorro, obviamente, deseja encontrar uma luz para sair do poço escuro e úmido no qual se encontra. Ela se sente como o último tomate de uma feira livre, e na condição em que está vivendo nem sempre tem forças para se livrar dos problemas por conta própria. Entretanto, por várias vezes, nós que precisávamos ser o amigo nesses momentos, não passamos de algozes ou talvez de juizes acusadores soberbos de si.

Ninguém consegue sair dos “calabouços particulares” se não tiver o apoio de alguém que lhe estenda as mãos. Há pessoas que vivem na dependência do álcool e se sentem reféns da própria condição. Hipnotizadas pelas mesas de bar ou por um balcão de boteco sucumbem na soleira desses estabelecimentos. De uma maneira geral, muitos jovens e adultos também se vêem presos a outros vícios que minam sua auto-estima.
Não tão explícito como o alcoolismo, alguns vícios fazem as pessoas digladiarem, secretamente, com elas mesmas, pois entendendo sobre o certo e o errado, sofrem ao reconhecer as reincidências em suas tendências e fraquezas. Tais pessoas, muitas vezes, têm somente coragem de partilhar suas dores com os travesseiros na solidão de seus quartos.

Assim como não existe pecado que um sacerdote ainda não tenha ouvido, não há vícios e más tendências que uma outra pessoa já não tenha anteriormente superado. Essas pessoas, muitas vezes, foram testemunhas de que, um dia, estavam presas aos mesmos laços ou vítimas de uma tendência humana que as fazia cair em seus erros. Cabe àqueles, que já passaram pelas mesmas experiências e entendendo a delicada situação daqueles que vivem seus temores, solidarizar-se com os sofredores que vêm em busca de seu socorro. Nisso se identifica uma das qualidades de amigo.

Verdadeiros amigos são aqueles que – embora não tenham estabelecido conosco um contrato firmado em cartório –, desejam partilhar suas experiências e colher das nossas quando partilhadas. Por haver credibilidade e confiança entre amigos, não hesitamos em expor nossas carências que raramente falaríamos para outras pessoas.

Com conhecimento de causa, sabedoria e humildade, certamente, a última coisa que um amigo verdadeiro poderia fazer seria condenar aqueles que nele vêem o auxilio providencial, não o poupando dos conselhos e das verdades quando necessárias. Pois, de que valeria as muitas palavras de advertências se não houvesse atos de misericórdia?

Deus abençoe a cada um de nós que se põem na qualidade de amigos conselheiros.

Um abraço

Dado Moura

Publicado em: 28 ago, 2007

Compartilhe com seus amigos!

8 Comentários

  1. Pingback: Você é um Amigo de Verdade « Daniela Assis

  2. Maria das Graças

    Amigo é coisa pra se guardar no lado esquerdo do peito…assim diz o poeta e tem mais quem tem um amigo tem um tesouro diz a voz do povo e eu digo amigo é um irmão ou irmã que a gente escolhe.

  3. Patricia Souza

    Amigos , sao tesouros . Quando somos verdadeiramente amigos , nao julgamos , nao condenamos , mas amamos … Com a graça do poderoso Deus tenho muitas amigas irmas que as amo e sou amadas por elas , partilhamos nossos problemas , duvidas , angustias e aprendo com elas que , quem ama tambem briga , pois nao quer ver o amado caido , derrotado . E nisso nao há julgamento e sim uma luta maior em querer ver o bem do outro . Hoje a psicologia moderna diz , voce nao pode fazer isso , nao pode fazer aquilo que traumatiza … nao há maior trauma que o caminho errado e maior derrota , assim devemos sim agradecer quando um amigo ou algeum proximo nos traz a realidade quando estamos em caminhos que nao nos levam a Paz . Isso é maturidade de relacionamento .

  4. verdadeiro amigos são dificies hoje até a propria familia está se recusando em ajudar só a força maior que é Deus que pode nos ajudar neste momento.Grata de suas mensagens que Deus possa te ajudar hoje e sempre nesta longa caminhada de evangelizar através das mensagens.

  5. Verdadeiramente é muito díficil encontrar um amigo que guarde para si as confissões que os são declaradas. Muitos dos que se dizem “amigos” acham que para nos ajudar precisam comentar nosso caso com outras pessoas, o que muitas ou na maioria das vezes, acabam expondo-nos a outros que como juizes nos condenam e distorcem o sentido da causa. E este que se dizia “amigo” passa a ser vangloriado por tirar o “peso” que achava carregar por não saber como nos ajudar ou nos aconselhar. Gosto muito da frase “quem tem um amigo, tem um anjo”, pois como os anjos estão ao nosso lado para nos proteger e nos guiar no caminho correto de maneira sábia e transparente. Se vc ler este comentário lembre-se de que o segredo ou revelação que o outro lhe faz é sagrado, foi confiado a vc. Não exponha seus amigos ao ridiculo ou a pessoas que não entendem o que ele está passando. Se não sabe como ajudá-lo, ore por ele e guarde no seu coração a confinça que ele depositou em ti.

  6. Amigos há poucos…conhecidos muitos.
    Mas mais vale um verdadeiro amigo…que dezenas de falsos conhecomentos.

  7. O amigo de verdade é esso mesmo! é tambem aquele que escuta quando precisamos só isso mais que conselhos! El amigo que nunca falla es Jesús, recurramos a él en los momentos que no tengamos a nadie! Bendiciones Dado!

  8. Que texto lindo. Amigos verdadeiros são os que sabem ouvir procurando nunca magoar. Sabem conciliar, e opinar com palavras que não machuquem. A verdade deve prevalecer de maneira franca, mas sempre amorosa, compartilhando as dúvidas e inseguranças do outro. A amizade é uma das muitas formas de se amar. Como diz a música:”amigo é coisa pra se guardar do lado esquerdo do peito”.
    Abraços a todos e q que tenhamos a felicidade não só de termos amigos, mas de sabermos compartilhar sua confiança.

  9. É BOM QUE VOCÊ SAIBA, MUITO EMBORA EU JÁ TENHA FALADO QUE VOCÊ FOI ESSE AMIGO NUM MOMENTO MUITO DIFÍCIL DE QUESTIONAMENTOS EM MINHA VIDA… O 1° A NÃO JULGAR AS NOSSAS ATITUDES E COMPORTAMENTOS… É BENÇÃO DE DEUS MESMO!!!!

    NÓS ENQUANTO JOVENS PRINCIPALMENTE, NÃO CONSEGUIMOS VIVER BEM COM TANTAS COBRANÇAS… PRECISAMOS DE COMPREENSÃO… DE ATENÇÃO… DEUS O ABENÇOE PELA SAPIÊNCIA DE SUAS PALAVRAS…

    DEUS O ABENÇOE ‘AMIGO’

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *