Um sentimento chamado paixãoA paixão deverá ser capaz de acender o “pavio” do verdadeiro amor

Quando se fala de paixão, freqüentemente fazemos ligação com algo relacionado ao amor ou ao sexo. De alguma maneira, esta se caracteriza por nos impulsionar a realizar nossos mais profundos desejos. Ela, nos estimula a levar um projeto de vida até o fim.

De outra maneira muito particular, sabemos que a paixão também está relacionada à dor e ao sofrimento. Na história da humanidade, é conhecida a atitude d’Aquele que, por viver um profundo amor por cada um de nós, e ultrapassando todos os limites, viveu o extremo da sua paixão, entregando-se à morte.

Impulsionados pelo desejo intenso de alcançar um objetivo e presos à mágica do sentimento da paixão, também estaremos dispostos a viver o extremo de nossas escolhas. Quando estamos apaixonados, este sentimento faz disparar o coração, nos tira a fome e nos faz suspirar ao ouvir ou pronunciar o nome da pessoa amada, que nos atrai a atenção. Sem olhar o que teríamos de deixar para trás, troca-se horas por ricos segundos na companhia de quem nos encanta.

Como que escondidos nas facetas da paixão, parecem estar os efeitos anestésicos de um desejo, que, muitas vezes, inibe nossa razão e minimiza nossa racionalidade. Seduzidos por uma inebriante atração e impulsionados pelo sentimento fugaz da paixão, podemos desejar nos arriscar a fazer coisas que poderiam ofuscar nossa ideia sobre aquilo que acreditamos ser o inicio de um relacionamentos ou investir nossos esforços em uma relação, a qual não poderia se sustentar por mais de algumas semanas.

Às vezes, dispostos a romper os limites, quebrar nossos próprios conceitos ou sedados pelo desejo da paixão podemos enveredar por caminhos sombrios, os quais teriam como conseqüência uma relação traumática para todas as pessoas envolvidas. Não estamos isentos de viver ou nos deixar conduzir por um desejo, criado a partir de fantasias e ilusões, acreditando que uma total entrega à alguém poderia fazer durar um relacionamento. E antes mesmo que sejamos totalmente tomados por tais impulsos é necessário a retomada da lucidez, enxergando que por mais agradável que alguém possa parecer, ainda estamos trilhando os primeiros passos na arte do conhecimento sobre o outro.

O sentimento de se estar apaixonado, deverá ser forte o bastante para propiciar o nascimento de um relacionamento duradouro. Tal qual a chama momentânea de um simples fósforo, a paixão deverá ser capaz de acender o “pavio” do verdadeiro amor vivido sem compensação ou recompensas.
A paixão constrói e abre o caminho para firmar o germe do amor dentro do relacionamento a dois. Um amor que nos chama a praticar a experiencia de compartilhar nossos dias, abrindo espaço para alguém na nossa vida. Contudo, embora envolvidos completamente por este primeiro sentimento, não podemos perder de foco, o interesse pelas descobertas dos valores e qualidades daquele (a) que nos faz sonhar, a fim de avaliar o futuro desse relacionamento.

O nosso amadurecimento, acumulado das experiencias de outros relacionamentos, poderá nos ajudar a ver e a reafirmar a importância de estabelecer nossos relacionamentos no amor verdadeiro, e não apenas no sentimento da paixão esvaziada do firme propósito.

Deus nos abençoe. Abraços

Dado Moura

Compartilhe com seus amigos!

22 Comentários

  1. olha ecomplicado

  2. nossa quanta inpiraçao mas se puder me responde uma coisa estou namorandoe vai fazer uns 2 meses que estamos juntos mas ja conheço bastante coisa sobre sera que agente tem chances de fikar junto por muito tempo axo que ja nos discutimos umas 3 vezes sera que eproblema. ele disse que eu fui aprimeira garota que fez ele xorar isso se deu por que ele tem uma amizade verdadeira a 2 anos e esse amigo dele esta morrendo por causa de uma doença que ele tem com isso ele xorou e disse que nunca iria me fazer sofrer e prometeu pra mime pra si mesmo o que vc axa disso.obrigada por essas informaçoes.

  3. Dado Moura, acabei entrando aqui sem querer, e não foi necessário ler mais que um parágrafo de um de seus textos, para perceber o seu talento como escritor. Meus parabéns!

  4. Eliane lopes

    estou muito encantada com tanta expiraçao e emoçao

  5. Eliane lopes

    fiquei muito entusiasmada com tanta expiraçao uma poesia maravilhosa

  6. GIL PEIXOTO

    MEU AMIGO DADO, PAZ E BEM! ASSUSTEI-ME AO LER ALGUNS COMENTÁRIOS ACIMA QUE MUDARAM TOTALMENTE O SEU BELO TEXTO. ENTENDO QUE É ISSO QUE A PAIXÃO FAZ CONCOSCO: MUDA O TEOR, O SIGNIFICADO DO SENTIMENTO. A PAIXÃO TEM URGÊNCIA, O AMOR VEM MEIO QUE EM CÂMERA LENTA. A PAIXÃO É AFOBADA, O AMOR É CALMO. A PAIXÃO É FOGO QUE INCENDEIA DE UMA SÓ VEZ E QUEIMA TUDO E TODOS A SUA VOLTA, O AMOR VAI QUEIMANDO AOS POUQUINHOS E AQUECENDO A ALMA COM A SUA FORÇA.
    A PAIXÃO COSTUMA VIR COMO UM TSUNAMI, O AMOR VEM COMO UMA BRISA QUE SE TRANSFORMA EM CHUVA CALMA E BOA.
    A PAIXÃO “DÓI”, O AMOR ACALMA A DOR.
    A PAIXÃO QUER POSSUIR, O AMOR QUER DEIXAR LIVRE.
    A PAIXÃO APRISIONA, O AMOR LIBERTA. A PAIXÃO É CEGA, PERNETA E IMAGINA; O AMOR É VERDADE, É LUZ E É INTELIGÊNCIA.
    A PAIXÃO É SENTIDA PELO CORPO; O AMOR É SENTIDO PELO CORAÇÃO E INTELIGÊNCIA JUNTOS. A PAIXÃO GRITA, O AMOR SUSSURRA. A PAIXÃO GARGALHA, O AMOR SORRI. A PAIXÃO NOS FAZ ALEGRES, O AMOR NOS FAZ FELIZES. A PAIXÃO COSTUMA SER FIEL(ENQUANTO DURAR); O AMOR É LEAL.
    A PAIXÃO PODE SE TRANSFORMAR EM SENTIMENTOS RUINS;
    A TRANSFORMAÇÃO DO AMOR É PARA MAIS, MELHOR E MAIOR.
    A PAIXÃO TRANSBORDA, INUNDA; O AMOR É DERRAMADO GOTA A GOTA E NÃO SE GASTA E NÃO SE PERDE PORQUE PARTILHA.
    ENFIM A PAIXÃO É RASA PORQUE É SUPERFICIAL, O AMOR E PROFUNDO PORQUE É SOBRENATURAL E EXTRAORDINÁRIO, COMO DEVEM SER TODAS AS COISAS QUE VEM DE DEUS.
    ABRAÇO, DADO!

  7. Lucia, nível cultural e financeiro é complicado.
    “Não consigo ficar um dia sem ve-lo”, isso é paixão, as vezes fica só na paixão, depois que vc acordar vai ver como foi boba de gostar de alguem que vc mesmo reconhece que não serve para vc.
    Tem paixão que vira amor, mas tem paixão que fica só na paxião depois vira indiferença.
    Pense bem.
    Um abraço.

  8. Dado, não consigo entender como voce escreve e nos atinge tanto, em todos assuntos. Maravilhoso. Abraços!

  9. Amor, paixão, sentimentos maravilhosos!!! quando são abençoados po “DEUS”, fica muito mais gostoso, as coisas vão acontecendo naturalmente, sem muitos problemas, com mais solução!!! eu acredito no “AMOR”, td fica mais colorido com o “AMOR… tem que encontrar o caminho, não acho que seje fácil, mais encontra!! já encontrei esse ‘AMOR”.. não foi fácil, mais está valendo á pena por td, que estamos passando. Bjso à tds… E VIVA O “AMOR!!!

  10. Estou adorando seus artigos, são sábios e profundos.
    Este tema vem para tirar a taxativa imagem da loucura de se apaixonar e de como uma paixão de início pode se transformar num grande e verdadeiro amor.
    …”O sentimento de se estar apaixonado, deverá ser forte o bastante para propiciar o nascimento de um relacionamento duradouro.”
    Sinto que meu namorado se apaixonou por mim e ele me fez apaixonar por ele, e este sentimento amadurece dia a dia.
    Podemos sentir a chama acesa do “pavio” do verdadeiro amor…pois em meio a tantas dificuldades, nosso desejo é de nos unirmos com as bençãos do Senhor. Rezamos muito para isso e para Deus abrir o caminho que solidificará e consagrará essa aliança.( Jê…que Deus o abençoe)
    Dado…grande abraço fraterno.

  11. Estou apaixonada por alguem que nao é do meu nivel cultutal e nem financeiro, estou preocupada, penso nele o tempo todo, sei que nao dará certo, afinal as diferenças sao muitas…….mais nao consigo ficar um dia sem ve-lo……….

  12. bom, eu estou apaixonada por um cara muito especial mas soube que elle fica com outra menina daí fiquei um pouco triste mais tou buscando elle e vou lutar para realizar esse meu tal sonho de estar com elle..
    o pior de tudo é que a menina q elle fica é minha amiga,mais preciso pensar em mim tbeim já chorei tanto agora é hora de agir !!
    obrigada mesmo essa leitura me informou muitas coisas e me aconselhou tbeim..
    VOU FAZER O QUE TEM QUE SER FEITO..
    obrigada <3

  13. PAIXÃO AMOR
    Sempre tem esses dois na vida de qualquer ser humano
    Mas,nem todos conseguem lidar com eles e eu era uma desas pessoas
    agora naum mais.

  14. eu estou apaixonada por um cara que nao esta nem ai por mim e estou sofrendo isso me ensinou muitas coisas obrigado

  15. eu não sei por que eu não consigo me apaixonar por niquem eu queria sentir esse centimento puro e turadoru gostei muito da leitura que eu fis aqui enteresante

  16. suelbe cristina

    sentir que está apaixonada é muito bom, mais quando se trata de uma pessoa que já é comprometida ai fica muito difícil para vc mesmo que está paixão lhe queime por dentro, por isso é muito difícil lidar com esse sentimento….

  17. dependencia ou paixão?

    SAbe.meu namorado é um bipolar e muitas veses não sei oqe ele sente por mim!ele passa o maior tempo me manipulando….ja mudei meu geito de ser…e ainda assim não esta satisfeito,quer sempre mais,eu gostaria de me casar ter filhos….construir uma familia!mais ele simplesmente diz que agora nao quer.me de um conselho por favor!

  18. adorei sua explicação sobre a paixão,me ajudou a descobrir que estou apaixonado.

  19. Apaixonada

    Melhor do que falar de paixão…É prová-la!! É muito bom!!!
    Msg para O Apaixonado…apesar de ser muito sentir, vivenciar tudo isso….é muito complicado qdo somos casados e gostamos de outra pessoa. Te entendo perfeitamente o que passa.
    Um abraço!

  20. é muito brilhante estar apaixonado, mas para mim esta sendo muito dificil pois sou casado e estou apaixonado por outra mulher, muito apaixonado, louco para viver esse amor,

  21. MARIA JOSE

    ESSA SUA MATERIA E DE MUITA REFLEXAO PARA QUEM ESTA VIVENDO UMA GRANDE PAIXAO ……… MAS SO SEI QUE E MUITO BOM VIVENCIAR UMA PAIXAO!! UM GRANDE ABRAÇO

  22. Será tão fácil lidar com a PAIXÃO:?

    É UM TEMA TÃO COMPLEXO E INDIVIDUAL.

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado Campos obrigatórios são marcados *

Você pode usar estas tags e atributos de HTML: <a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <strike> <strong>